Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Buscando a Carreira dos desejos; Tranquilo e favorável; Shopping Via Café faz história
15/04/2016

Buscando a Carreira dos desejos

Mesmo em baixa credibilidade, a política segue uma das atividades mais atrativas e concorridas no país. Cerca de meio milhão de brasileiros se candidataram a prefeito ou vereador em 2012. Somente em BH, foram 1.176 candidatos a vereador e sete a prefeito. Para 2016, todos os prognósticos são de aumento do número de postulantes. Em Varginha, embora a terceira via política custe e se manter de pé, é muito provável que as vaidades políticas das oposições force a criação de pelo menos 4 postulantes a prefeito e centenas de candidatos a vereador! Em tempos de crise econômica, o salário certo e polpudo de prefeito e vereador em Varginha pode ser a salvação para muitos. 

Tranquilo e favorável

Falando em vagas disputadas e de boa remuneração, disputa velada pela “benção do reitor” na escolha de seu sucessor continua disputadíssima!! Ainda mais depois que o magnífico foi à Europa fechar importantes parcerias internacionais, o que mostra o potencial de “credibilidade, conforto e articulação” para quem vier a sentar-se na cadeira de reitor! Difícil será o reitor saber quem “acredita no mesmo sonho educacional que ele”, e quem apenas quer o conforto e luxo da vaga. 

Perguntar não ofende

Embora tenha devolvido recursos ao Executivo, é fato que a Câmara de Varginha tem aumentado gastos a cada ano! Será verdade que a criação da Escola do Legislativo e o aumento de salários dos vereadores não mexeu no orçamento do Legislativo? 

Porque o Executivo Municipal faz audiência pública para apresentação de proposta de lei orçamentária se todos os anos as suplementações e mudanças no orçamento mostram que, na verdade, o governo faz o que quer com o dinheiro público? 

Porque o Legislativo de Varginha é sábio ao envolver crianças na conscientização e preservação das águas, mas imbecil e submisso para não cobrar da Copasa que trate 100% do esgoto produzido em Varginha? Seria rabo preso? 

Até quando continuaremos tendo problemas de segurança no trânsito na BR 491, nas proximidades do trevo do Aeroporto? Quem vai se responsabilizar por aquele trecho da rodovia? Pelo movimento constante, aquela região não poderia ser perímetro urbano? 

Será que o filho do deputado estadual do PTB não trocaria o sonho de ser prefeito de Varginha pelo confortável cargo de reitor? Pelo menos o cargo de reitor não tem tanta chateação e ainda tem direito a muitas milhas de viagem. 

Conversa para Enganar Bobos – CAB esta de volta

No próximo dia 18 e 19 de abril, a Prefeitura de Varginha, juntamente com a Copasa vão desenvolver mais uma etapa do Cultivando Água Boa – CAB. Na verdade, percebe-se pela programação que haverá muito bate papo, cafezinho e até troca de presentes! Diversas autoridades de fora virão para Varginha, provavelmente custeadas com dinheiro público e muito vão filosofar muito a respeito de como “preservar o meio ambiente”. Ao final, todos voltam pra casa e continua tudo como antes! Enquanto isso, nada foi realizado de ação concreta em prol do meio ambiente! A bacia do Ribeirão Santana continua poluída, com nascentes sem isolamento, lixo sendo descartado no rio, assoreamento etc. Sem falar nas promessas e prosopopéias da Copasa e da Prefeitura de Varginha quanto ao lixão no Corcerti que continua irregular, recebendo lixo e poluindo a água, o aterro sanitário que não funciona e por ai vai! A Conversa para Angariar Bobos -CAB parece que cada dia ganha mais participantes, porém perde em credibilidade pela falta de atitudes.

De volta a arena: em causa própria?

O deputado federal Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, pediu exoneração do cargo de Secretário de Estado de Governo, na gestão do governador Pimentel, para retornar a Câmara dos Deputados, reassumir o mandato e votar contra o impedimento da presidente Dilma.

Odair Cunha se junta a diversos outros deputados federais que ocupavam cargos nos estados e agora estão retornando ao Legislativo nacional para o grande embate entre governistas e oposição. A volta de Odair à Câmara, mesmo que por poucos dias, mostra o quando o governo federal petista está esperneando para se manter no poder!

A levar em conta a revolta da população quanto as tramoias do PT, certamente que o voto de Odair a favor deste governo federal manchado pela corrupção, vai lhe custar votos e apoios! A quem diga que o esforço de Odair Cunha e do próprio governador Pimentel, para salvar o governo Dilma, refere-se à própria sobrevivência política! Afinal, se Dilma cair, o “próximo da fila” seria o governador Fernando Pimentel, que já foi indiciado pela polícia federal e está sendo investigado por vários crimes graves que podem, inclusive, render a perda do seu mandato em Minas. 

Shopping Via Café faz história

O Shopping Via Café abriu suas portas na terça feira (12/04) com cerca de 100 operações, entre lojas (iniciando com 70), mais quiosques e estandes, distribuídas  em 22 mil m² de área destina às lojas, das quais três âncoras (Renner, Riachuelo e Lojas Americanas), academia, boliche, hipermercado, área de lazer completo, quatro salas de cinema com tecnologia 3D e lojas de serviço. A praça de alimentação, além dos três restaurantes, vai oferecer diversas opções de fast-food. Vale ressaltar que no interior do mall haverá rede wi-fi gratuita permitindo, assim, acessar a internet enquanto estiver no shopping. O público esperado é de 3.000 pessoas durante a semana e cerca de 5.000 pessoas aos finais de semana. Um número expressivo que certamente movimentará a economia local, atraindo consumidores de outras cidades, o que será bom para o comércio, turismo, entretenimento e rede de hotelaria. O empreendimento, sem dúvida, marca a história econômica da cidade e também a vida política do prefeito Antônio Silva, que, embora segundo suas próprias palavras “não tenha atrapalhado o investimento”, herdou os louros políticos de tal construção conquistada na gestão passada.

Vale ressaltar que nos últimos anos, os dois principais investimentos privados de Varginha, que são as fabricas da Walita e o Via Café, levam o “carimbo” de gestões de Antônio Silva. Queiram ou não a vinda do Via Café marca a história de Varginha e também registra de forma relevante o nome de Antônio Silva.

Também merece registro que, conforme adiantado pela coluna, não houve qualquer defesa ou destaque petista na inauguração. É fato que a conquista do Via Café aconteceu nas gestões petistas, todavia, nenhum petista foi lembrado ou discursou na inauguração. Nem mesmo a deputada Geisa Teixeira compareceu ou o vereador petista Rogério Bueno teve destaque! A “festa política” foi apenas para o governo municipal do PTB e para Antônio Silva, que embora tenha ganhado os méritos políticos, foi muito sincero e humilde em suas palavras, “seu governo apenas fez o que precisava fazer: apenas não atrapalhou”.

Tapando buracos

Embora tenha pontuado com a entrega do shopping, o Governo Municipal ainda vem apanhando em algumas áreas importantes da gestão pública. O governo municipal do PTB tem enfrentado difícil trabalho no combate ao mosquito da Dengue, e parece estar perdendo esta batalha. Na mesma área de saúde, o governo ainda enfrenta falta de alguns medicamentos e falta de melhoria na estrutura. A UPA e o Hospital Bom Pastor passam por constantes transformações. Já o Hospital Regional caminha na normalidade, todavia, ainda mantém uma gorda dívida que não encontra solução. No lado estrutural do governo, Antônio Silva equacionou as contas, mas vai chegar ao final do mandato com uma gorda dívida municipal, a exemplo do Regional.  

Mudanças econômicas 

O Brasil está voltando décadas no tempo para se tornar uma economia agroexportadora como era até a década de 60, antes da forte industrialização no país. A afirmação pode parecer demasiado dramática. Mas é o que os dados oficiais vêm apontando, insistentemente. A ruína gradual de plantas industriais conjugada com explosão irresistível do agronegócio já vem de anos. A novidade é que o processo está se intensificando em 2016. 

Minas é emblemática da viagem brasileira no tempo, como atestam novos números. Segundo o IBGE, a indústria mineira desabou mais de 15% no 1º bimestre, em mais um tombo horroroso numa longa série de quedas. E para a Conab, a safra mineira de grãos deve bater outro recorde sobre recorde, crescendo espetaculares 11,2% em 2016.

O dólar em alta e o aumento da safra garantem ainda bons lucros com o café, que é também um grande item da pauta de exportações do estado.  E então: Minas está quebrando ou bombando? A resposta depende do ponto de vista. A reprimarização também fica evidente na transmutação de industriais em investidores em commodity. Famoso por criar as indústrias Três Corações e Suco Mais, o empresário Ricardo Tavares agora atua com importação e distribuição de café, principal produto agrícola de Minas. O empresário, inclusive, tem negócios em Varginha. E o negócio está em franca expansão: sua trading Ally Coffee, já com três filiais nos EUA, está abrindo escritório na Suíça e entrando no mercado europeu. 

Bem me quer, mau me quer!

O PMDB trabalha internamente para construir sua candidatura de terceira via para as eleições municipais. A legenda tem nomes como o médico cardiologista Vismário Freitas que é apontado por populares como possível candidato a prefeito. Vismário tem sido convidado por populares e políticos para conversas sobre o futuro de Varginha. Lado outro, o mundo político de Varginha, composto por outros partidos que veem no PMDB o principal aliado para a construção da terceira via, fazem outros planos com a legenda. Legendas como o PP e o PSB namoram nomes do PMDB para vice e nas reuniões e conversas sobre o tema, especulam nomes peemedebistas como o vereador Carlos Costa e o empresário Sebastião Rogério Teixeira. De qualquer forma, o assédio ao PMDB tem feito bem a legenda que conseguiu ampliar os possíveis candidatos a vereador. O PMDB pode chegar a ter 20 candidatos ao Legislativo, com nomes fortes como o radialista Carlos Costa e o empresário Barry Charles. A conferir.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)