Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Pagando a conta; Vitrine e sonho; Comida requentada; Cine Rio Branco; Primeira baixa?
28/01/2016

Pagando a conta

As prefeituras, por estarem mais próximas dos cidadãos, são as primeiras a sofrerem no bolso com a falta de remédios nas farmácias populares. Embora grande parte dos medicamentos entregues nas farmácias seja de obrigação do Governo Federal, e alguns poucos fornecidos pelo Governo do Estado, as prefeituras são na verdade quem efetivamente entrega tais medicamentos. Ocorre que quando União ou Estado não fornecem os remédios que em sua maioria são de uso continuado e para doenças graves, o paciente aciona a Justiça, que já tem por “habito jurídico” conceder liminares para que, normalmente, o agente público mais próximo, no caso o município, compre e forneça os medicamentos! Isso tem acontecido reiteradas vezes por todo o Brasil, e o pior é que esta conta não é rachada com o Estado ou União! No caso de Varginha, tem sido comum a Prefeitura efetuar compra de medicamentos que deveriam ser fornecidos pelo Estado ou União, todavia, tendo em vista os atrasos de entrega o município assume mais esta responsabilidade a fim de não prejudicar os pacientes, a maioria carentes.

Vitrine e sonho

O Grupo UNIS tem dado destaque a um projeto inteligente e eficiente no aprendizado dos alunos e na divulgação da estrutura do centro universitário. Trata-se do grande processo de intercambio promovido pelo UNIS com 16 universidades em dez paises. Diversos alunos do UNIS serão encaminhados a universidades de outros países onde aprenderão novas línguas, culturas etc.

Do mesmo modo, diversos alunos de outros países estão sendo recebidos pelo UNIS aqui no Brasil, onde trocam experiências e cultura. Este projeto tem despertado o interesse de diversos alunos na instituição, bem como de diversos alunos que sonham estudar no UNIS a fim de conseguir ensino de qualidade e oportunidades de projetos como este. Ou seja, o sonho de muitos estudantes de conseguir uma experiência internacional acabou por ser uma ótima vitrine para o UNIS! Mais um projeto de sucesso com a marca do reitor Stefano Gazzola, que vai “ganhando o mundo, mesmo antes de ganhar a cidade”.

Comida requentada

Voltaram a surgir comentários na imprensa de Boa Esperança e nos bastidores políticos de que o deputado estadual Dilzon Melo (PTB) poderá ser candidato a prefeito da vizinha cidade. O boato é contado de quatro em quatro anos e nunca acontece, alias como também o boato de que Dilzon vai parar de disputar mandatos de deputado estadual! Trocando em miúdos, porque Dilzon largaria o “suculento e bem remunerado osso” da política estadual em Belo Horizonte? Afinal, como deseja o deputado veterano, se um dia tiver que se levantar da cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, será para dar lugar ao filho, Jefferson Melo, empresário bem sucedido e que já possui considerável habilidade na política de Varginha e não possui a quantidade de desafetos do pai.

Cine Rio Branco

O prédio do antigo Cine Rio Branco, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA-MG, após movimento de alguns “sem tela” como foi conhecido o grupo que hoje abandonou o imóvel, e que também não tem mais atenção do IEPHA, é um perigo para quem passa pelo centro de Varginha. O imóvel abandonado já começa a cair aos pedaços pela falta de manutenção. Depois de conseguir promessas de vários governos municipais e estaduais que se alternam na enganação ao povo, os proprietários do Cine Rio Branco já não sabem mais qual será o fim do imóvel! Por certo que com as eleições municipais chegando, o tema será, novamente, levantado e a troca de acusações e mais promessas devem vir por ai! A conferir.

Ação contra a Dengue

Na guerra contra a Dengue, a Prefeitura de Varginha programou para este final de semana, dias 29 e 30/01, uma grande ação, com carreata e muitas atrações envolvendo diversos setores da administração. Parceira no 1º Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti, uma iniciativa da EPTV, a Prefeitura vai realizar hoje, a partir 7h30, a 2ª Carreata de Mobilização Social com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e Funerária, que percorrerá as principais ruas dos bairros da cidade, levando muita animação e informação sobre a Dengue.

No sábado, dia 30/01, na Concha Acústica acontecerão diversas atrações a fim de mobilizar toda sociedade no sentido de conscientizar, limpar e erradicar o mosquito Aedes Aegypti.  Neste dia os Agentes de Combate à Dengue, estarão fechando os trabalhos, percorrendo aqueles imóveis que se encontravam fechados durante a semana. Essa grande mobilização será realizada no centro da cidade, das 7h30 às 13h30, com panfletagem e veículos de som percorrendo diversas vias do centro.

Primeira baixa?

E-mail recebido pela coluna aponta a provável saída do diretor da Guarda Municipal. Não é mistério que muitos na tropa conspiram contra o diretor, em que pese sua espinhosa missão na instituição. Os adversários do diretor dentro da Guarda o acusam das mais variadas coisas e dizem que sua eventual queda estaria relacionada a possíveis irregularidades que estaria para explodir! A conferir!

Costura

Nesta semana o empresário e membro da executiva do PMDB de Varginha, Sebastião Rogério Teixeira, esteve reunido com a cúpula do PIB mineiro na Federação das Indústrias de Minas – Fiemg, onde é diretor. Tião Rogério, como é conhecido, é parte do grupo empresarial que tem se preocupado com os rumos da economia nacional, com a crise acentuada que promete marcar os anos de 2016 e 2017, e deixar estragos em âmbito federal, estadual e municipal.

Com este quadro, os empresários estão se organizando como Fiemg, CNT, CNA, CREA entre outros para ocuparem espaços políticos em 2016 quando teremos eleições municipais. Tião Rogério é sondado pelos seus pares no meio industrial, tendo o aval do PMDB local, para colocar seu nome na disputa pela Prefeitura de Varginha.

Nesta semana ele começou a agenda com reuniões entre empresários e políticos da capital e fecha as articulações hoje com reunião da executiva do PMDB de Varginha. Depois de ser secretário municipal, candidato a vereador e líder empresarial na cidade, Sebastião Rogério pode ser o nome do PMDB local para a espinhosa negociação política municipal, polarizada por PT e PTB. Neste cenário, ter como parceiro de chapa um nome novo que seja simpático ao mercado e, sobretudo, com ficha limpa é importante para facilitar o sucesso nas urnas! A conferir.

Rápidas e importantes

Ações pontuais da polícia civil, polícia militar, e até mesmo da polícia federal em Varginha visam desbaratar e prender agentes criminosos na cidade e região. As operações vão de combate ao tráfico de drogas, maior “motor” do crime até casos de corrupção na administração pública. Embora não tenham o habito de dividir informações e fazer operações conjuntas, parece que as polícias, diante de tanta reclamação e sensação de insegurança da população, resolveram “mostrar serviço na mesma época”. A polícia civil estava com um grande aparato na manhã de ontem em Varginha, a polícia militar espera equipamentos e informações para deflagrar uma grande operação na região e a polícia federal está finalizando investigações para também encarcerar “famosos” da região.

Silenciosos e atuantes

Embora não se ouça falar dos ex-secretários petistas, Raimundo Zaidem e José Osvaldo Furlaneto, o Zé Dodrada, os dois cardeais petistas estão bem empregados no governo estadual e atuando constantemente nos bastidores do cenário político local. Ambos sabem que não será fácil recuperar o PT do forte desgaste da legenda com a população, mas também sabem que o partido não pode deixar de “marcar posição” nas eleições de 2016.

Zaiden tenta costurar uma candidatura da deputada estadual Geisa Teixeira para a Prefeitura de Varginha, iniciando articulações dentro do governo estadual e com possíveis apoios fora do PT. Já Zé Dobrada tem maior facilidade em conversas internas do partido, que também tem seus problemas e vaidades.

Aliás, falando em vaidades, uma gráfica da cidade anda ocupadíssima com a confecção de jornais e informativos para os petistas e para o gabinete da deputada Geisa. Na “ultima fornada” foram consumidos toneladas de papel para fazer dezenas de milhares de informativos das “ações da parlamentar”. A papelada deve chegar em breve ás casas de muitos eleitores que vão escolher o novo comando de Varginha neste ano! Pelo menos nesta gráfica, “o PT tem feito a alegria e os lucros” de alguém.

Descendo o morro 

O Brasil perdeu sete posições no ranking de corrupção medido pela organização Transparência Internacional e divulgado nesta quarta na Alemanha. Em 2015, o país ficou em 76º em uma lista de 168 posições. A nota obtida foi 38 em uma escala de 0 a 100 sobre a corrupção percebida no sistema público, em que a nota máxima significa país livre de corrupção. Em 2014, o Brasil figurava na 69ª colocação com 43 pontos. O relatório credita às descobertas da operação Lava Jato o aprofundamento da crise econômica brasileira. A 76ª colocação do Brasil é compartilhada com outros seis países, como Burquina Faso, Tunísia e Zâmbia. 

Fiscalização partidária

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-MG) ingressou com 16 novas representações contra partidos políticos por descumprimento das normas que regem a propaganda partidária gratuita em rádio e televisão. Das 22 agremiações que tiveram a veiculação de propaganda partidária deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) no segundo semestre de 2015, apenas seis (PCdoB, PPL, PPS, PR, PSB e PV) não cometeram irregularidades. Os demais (DEM, PDT, PEN, PHS, PMDB, PMN, PP, PRB, PROS, PRTB, PSD, PSDB, PSDC, PT e SD) continuaram descumprindo a legislação, apesar da recomendação feita pela Procuradoria Eleitoral no início daquele semestre, para que os órgãos de direção regional dos partidos políticos em Minas Gerais evitassem o desvirtuamento da propaganda.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)