Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Próximo alvo; Sem amor, mas por pavor!; Segurança; Toda vida!
10/01/2016
Próximo alvo

Depois do ex-governador tucano Eduardo Azeredo (PSDB), condenado a mais de 20 anos de prisão no processo conhecido como Mensalão Mineiro, julgado na Justiça mineira em primeira instancia recentemente, agora a próxima vítima pode ser o ex-senador Clésio Andrade, também acusado no processo. O ex-senador é acusado de lavagem de dinheiro e peculato no processo do mensalão mineiro. Clésio Andrade renunciou ao mandato de senador para não ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, mas não deve escapar da Justiça de 1ª instancia, repleta de juízes que gostam de “cutucar poderosos”. Aliás, o ex-ministro Walfrido Mares Guia, amigo de Lula, também é acusado no mensalão mineiro, mas teve sua punição prescrita!

Menos um Rio Grande do Sul

Em sua justificativa para cortar a nota de crédito do Brasil, a Fitch previu uma contração de 3,7% do PIB nacional em 2015. Para melhor ideia do que representa uma queda assim da economia, é como se desaparecesse do mapa brasileiro o Estado da Bahia, cuja participação no PIB está em 3,8%. Para 2016, a Fitch projeta uma queda de 2,5%, que corresponde ao PIB do Espírito Santo ou Goiás. No acumulado dos dois anos, o Brasil terá uma perda de 6,2%, equivalente à economia do Rio Grande do Sul.

Sem amor, mas por pavor!

Sumido nestes anos do governo Antônio Silva, o servidor público, Rafael Barros, está no comando da Rádio Melodia, onde desempenha bom e discreto trabalho. Rafael Barros vem de um longo período em que “penou” na mão de petistas que ficaram 12 anos no comando da cidade! Conhecedor dos bastidores de uma campanha eleitoral e experiente em política municipal, certamente Barros é um que vai estar próximo dos bastidores da campanha de Antonio Silva, e não será por “amor ao PTB, mas sim por pavor do PT”, o que parece ser o caso de muitos outros na administração. 

Folia de Carnaval

O rosto de Nilton Ishii, agente que ficou conhecido como “Japonês da Federal”, ficará ainda mais famoso durante o Carnaval. Além de uma marchinha e de um boneco de Olinda, Ishii virou modelo de máscara, nos modelos com e sem óculos. O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) também ganharam máscaras. Bem provável que não vejamos essas máscaras em Varginha porque, mais uma vez, não teremos Carnaval oficial na cidade.

2015 não vai deixar saudade!

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou nesta semana um estudo técnico que analisa a utilização do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2015. Segundo o relatório, a crise econômica reduziu o consumo de todos os agentes econômicos e, por consequência, o lucro das empresas. Por sua vez, a conjuntura acarretou a redução da receita tributária, principalmente dos recursos angariados pelo Imposto sobre a Renda (IR), que é o principal item do fundo.

A estimativa de arrecadação caiu quase R$ 10 bilhões ao longo do ano. Apesar do número estimado, R$ 84,3 bilhões chegaram aos cofres municipais. Comparado a 2014, notou-se um aumento de 6,31% dos recursos em valores. Contudo, considerados os efeitos da inflação, observa-se que até mesmo tal crescimento foi ilusório. O valor ganho nominalmente pelo fundo foi corroído pelos efeitos da alta generalizada de preços, o que significa que a arrecadação para o FPM sofreu um decréscimo real de 2,06% em 2015. Além dos reajustes salariais, as despesas com manutenção da máquina pública também estouraram os cofres municipais.

Mais um

O Brasil poderá “ganhar” mais um partido político, a Raiz Movimento Cidadanista, comandada pela deputada federal e ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (PSB). A fundação da legenda ocorrerá no dia 22 de janeiro, em Porto Alegre. O partido, que é inspirado no Podemos, da Espanha, e Syriza, da Grécia – novos partidos de matriz socialista que despontaram na Europa nos últimos dois anos –, já possui diretórios em 21 Estados. No evento, a Raiz começará sua coleta de assinaturas para conseguir o registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para conseguir tornar-se a 36ª legenda do país, o partido precisará de 486 mil rubricas. Para as eleições do ano que vem, a sigla pretende realizar um acordo de “filiação democrática” com o PSOL, semelhante ao feito entre a Rede Sustentabilidade e o PSB em 2014.

Segurança

Desde meados de dezembro a coluna não tem recebido os costumeiros e-mails com reclamações e denúncias referentes a Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal. Estas correspondências eram volumosas na caixa postal da coluna! Será que as coisas melhoram da noite pro dia? Será que os insatisfeitos foram enquadrados ou simplesmente tiraram férias e recesso de fim de ano? De qualquer forma, a Polícia Militar realiza operação férias seguras e a Guarda Municipal intensifica e planeja suas ações em 2016! Certamente, as reclamações vão voltar em algum momento.

Nos ares da desconfiança!

Dentre as poucas promessas políticas positivas para este ano está a volta dos voos comerciais no aeroporto de Varginha. Ainda em 2015, duas empresas já anunciaram investimentos na cidade. Nas empresas de turismo, que são grandes clientes deste serviço de transporte, não há entusiasmo! Depois de tantas idas e vindas, cancelamentos e crises, alguns empresários do setor vão esperar pra ver o início dos sonhados voos diários comerciais de Varginha para Belo Horizonte e São Paulo, para depois começarem a vender pacotes.

Toda vida!

Depois de denúncia na imprensa sobre a falha ou inexistência de drenagem das águas de chuva nas obras da Praça da Estação, a Fundação Cultural de Varginha, responsável pelas obras, informou que a empreiteira encarregada pelas obras já iniciou os reparos no local, sem custos ao município. Por certo que o presidente da Fundação Cultural, Francisco Graça Moura, é o novo “Luiz Fernando” desta gestão de Antônio Silva, ou o “Raimundo Zaiden” deste governo.

Isso porque todos estão atentos ao que o presidente da Fundação realiza ou deixa de realizar, e seu trabalho é “policiado” constantemente, talvez pela quantidade de desafetos do mesmo. A exemplo do ex-secretário de administração de Antônio Silva, Luiz Fernando Alfredo, que também era bombardeado constantemente quando se tornou o “general” daquela gestão. Ou mesmo Raimundo Zaiden, que foi o “todo poderoso” das gestões municipais petistas que participou, sendo “vigiado de perto” por muitos que incomodou! Talvez essa seja a lição ensinada (e não aprendida) pelos nomes citados acima, “quando no governo, ocupe-se em não fazer inimigos, pois estes serão para toda a vida”.

Promessas não cumpridas

Entramos em 2016 e ainda não temos notícia da tal ciclovia, com recursos do sumido deputado federal Diego Andrade, prometida pelo vereador Rômulo Azevedo! Certamente que tal obra, se vier a sair do papel, não será neste mandato de Rômulo! Também não se tem notícia da coleta seletiva do lixo, prometida pelo prefeito Antônio Silva, ainda como candidato, e ratificada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Ferreira.

Aliás, falando no secretário Joadylson Ferreira, vale lembrar que o mesmo também não cumpriu com sua promessa quanto ao Aterro Sanitário Municipal, que continua parado, mesmo depois de ser irregularmente entregue sem licitação à Copasa! Também cabe registro que a Copasa continua “enrolando” o povo de Varginha quanto a projeto Cultivando Água Boa, que na prática, ainda não realizou nenhuma ação concreta em favor do meio ambiente em Varginha! E assim segue o mundo e começamos o ano com várias promessas para cobrar. Todavia, por se tratar de ano de eleições, certamente, notícias boas devem vir por ai, sabe-se lá a que custo.

Porquinho

A crise econômica associada às prisões da Lava Jato, vão fazer sumir as doações de campanha para as eleições de 2016! Muitos empresários já admitem publicamente que não vão ajudar ou que vão reduzir drasticamente as doações (ou seriam investimentos) de campanha! De qualquer maneira, a crise também trouxe a pechinha ao mundo eleitoral. Muitas agências de publicidade estão reduzindo os preços de olho no pleito que vem chegando! Em Varginha, o custo médio de uma campanha eleitoral para prefeito deve ficar em torno de um milhão de reais.

Perguntar não ofende

A PCH – Pequena Central Hidrelétrica, prometida para o Rio Verde, próxima ao Clube Campestre, vai mesmo sair do papel e se tornar mais um investimento na cidade ou não passou de mais um blefe empresarial na cidade?

Os poucos empregos temporários criados na cidade para as compras de final de ano vão ser efetivados no comércio ou 2016 vai começar com números econômicos tão amargos quanto os do final de 2015?

Os esforços do governo municipal para reduzir os números da Dengue em Varginha vão ser mais eficientes e contar com o apoio da sociedade ou vamos continuar amargando alto índice de infestação na cidade?

O Boa Esporte vai continuar em Varginha em 2016 ou muda de cidade? Será que vai precisar da Prefeitura de Varginha aumentar a “mesada paga com dinheiro público” para que o time de Ituiutaba não escolha outra cidade?

Armando Fortunato, Leonardo Ciacci, Carlos Costa, Renato Paiva, Sebastião Rogério, será que se misturar todos estes nomes e outros tantos que podem ser candidatos ao Executivo Municipal neste ano, vamos conseguir construir a chapa da 3ª Via Política?

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)