Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Igual nas diferenças; Caldo de galinha; Mesmos erros?; Segurança Pública
21/12/2015
Igual nas diferenças

O temor da Dengue tem assustando todo o Brasil! O mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, do Chikungunya e do Zica é hoje a principal preocupação da área de saúde. Um fato curioso é que as administrações municipais do PT e a atual do PTB possuem uma diferença no combate ao mosquito. Enquanto as ações da gestão petista eram tímidas, todavia com resultados mais eficientes, as ações deste governo são múltiplas e dinâmicas, todavia, os casos estão só aumentando! É claro que o apoio da comunidade é fundamental para o sucesso de qualquer campanha! Mas não será surpresa se na campanha política forem mostrados a diferença de eficiência dos números da Dengue em Varginha nas gestões do PT e do PTB. Se é sorte, não se sabe, mas a gestão Corujinha apresentou melhor eficiência no combate a doença!

Caldo de galinha

Os inúmeros problemas envolvendo o transporte escolar, sejam preços, ações na Justiça envolvendo a administração passada, reclamações, entre outras fazem o Executivo meditar a respeito de como o serviço é prestado hoje! Por certo, se conseguir a reeleição, Antonio Silva pensa em mudar muitas coisas no governo, uma delas seria, talvez, a empresa prestadora do serviço! É possível até mesmo que o serviço seja “estatizado”, utilizando ônibus fornecidos pelo governo federal. Outra área que está na lista é a Procuradoria municipal, que na gestão petista foi dividida em duas. O chefe do Executivo sabe que precisa melhorar sua assessoria jurídica, principalmente na agilização de resposta a processos que podem trazer, ou tirar, recursos do município. O problema do governo é que os servidores do setor são “melindrosos” e o tiro pode acabar saindo pela culatra, com os serviços piorando ainda mais num momento em que a administração precisa de recursos e respostas jurídicas rápidas! Certo mesmo é que mudanças, substituições e “corte de cabeças” na área já estão sendo pensados!

Perguntar não ofende

A reforma da fonte na Praça José de Rezende Paiva colabora com a fama de “prefeito que só reforma praça” maldosamente dada a Antônio Silva?

Será que nunca passou na cabeça de vice-prefeito Verdi Melo “mandar uma carta” a Antônio Silva? Ou será que, neste governo, apenas alguns secretários são decorativos?

A inércia do PT local frente a proximidade das eleições, a escolha de um nome para o Executivo e as inaugurações do atual governo do PTB, mostram que o PT esta guardando forças ou já “jogou a toalha” quanto a disputa de 2016?

Grandes empresários locais e estaduais ouvidos pela coluna dizem que não vão mais contribuir com altos valores em campanhas políticas! Será que isso é efeito da crise econômica ou da Operação Lava Jato?

Mesmos erros?

O governo municipal vai perseverar na realização do Reveillon na Praça da Mina, no bairro Campos Elísios. A festa promete ter boa estrutura e boas atrações, embora uma grande festa esteja sendo prometida, o governo também promete ser econômico nos gastos, tendo em vista a crise econômica que assola o país. Todavia, vale ressaltar que os erros da edição passada correm o risco de se repetirem! De modo geral, as atrações musicais, bem como a queima de fogos, não tem como desagradar, a menos que sejam feitas péssimas escolhas, o que não parece ser o caso. Mas é importante que os organizadores fiquem atentos para questões como a estrutura na quantidade de banheiros disponíveis, bem como o planejamento de vagas de estacionamento e principalmente a segurança antes, durante e depois do evento, no local e em seu entorno. Nas edições passadas estas foram as principais reclamações! A coluna torce pelo melhor, mesmo porque, muitos daqueles que vão procurar este evento, não têm condições de outras opções e merecem como qualquer outro, um reveillon de qualidade! A atuação das polícias será fundamental para a recordação do evento pela população, seja como um acontecimento bonito e seguro, ou violento e desorganizado! A coluna já “cantou a pedra” resta saber se vão entender o recado!

Falta de sangue e competência!

A Secretaria Municipal de Saúde comunica doadores de sangue para o Setor de Captação de doadores de sangue, que funciona da Policlínica Central, durante as segundas-feiras dias 21 e 28 de dezembro, das 7h às 12h, e faz um apelo as pessoas que tem condições de serem doadoras, que agendem com a enfermeira Flora Sanches, responsável pelo Posto Captação de doadores em Varginha, pelo telefone (35) 3690-2297. A preocupação é que, com as festas de final de ano, o número de doadores cai significativamente, tanto na Policlínica Central quanto nos Hospitais da cidade, o que acaba colocando em risco vidas. A coluna já havia “cantado a pedra” e cobrado das autoridades municipais e estaduais quanto a ampliação do sistema de captação nas doações de sangue. Advertindo quanto a falta de sangue neste período crítico e suas implicações. A vinda do Hemominas para Varginha foi um típico caso de retrocesso na qualidade do serviço e volume de doações! Parece que nossas autoridades de saúde em Varginha não tem mesmo competência para enxergar o problema, e que os petistas municipais não possuem qualquer preocupação com nosso povo para pedir junto as autoridades estaduais pela ampliação na coleta de sangue na cidade!

Ex-namorados e amigos, mas política a parte!

O governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), dizem, teria tido no passado comunista e rebelde, um “affair” com a presidente Dilma, no período em que ambos militavam juntos na política em Belo Horizonte. Até hoje os dois são amigos próximos e Pimentel, até pouco tempo, defendia pública e abertamente, o governo federal da presidente Dilma. Pimentel já chegou, inclusive, a dar entrevistas mostrando sua contrariedade ao impeachment de Dilma. Todavia, com a queda livre de popularidade de Dilma e de todos que ousam defende-la, o governador de Minas parece estar “perdendo a coragem” e mudando a postura quanto ao governo federal. Nesta semana, um movimento organizado na UFMG em Belo Horizonte por defensores do governo federal para protestar contra o impeachment de Dilma registrou um “fato curioso”. Pimentel foi confirmado, um dia antes, no evento da UFMG. Poucas horas antes da manifestação, outro release, da assessoria do Governo de Minas informava que Pimentel não mais participaria do ato, em razão de “compromisso de ultima hora” em Montes Claros. Pelo visto, entre Dilma e Pimentel, “amizade e política são tratados a parte”!

Diferentes, mas não muito!

Para alegria do contribuinte e surpresa do mundo jurídico, o processo que tratava do Mensalão Mineiro, protagonizado pelo ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB) outros tucanos graduados e figuras conhecidas como o publicitário Marcos Valério e o ex-senador Clésio Andrade, finalmente chegou ao final na primeira instancia da Justiça mineira. O processo estava ha algumas semanas para prescrever na Justiça tendo em vista que ficou “mofando” na gaveta um bom tempo! Todavia, para evitar o desgaste e a vergonha, parece que o Judiciário mineiro resolveu cumprir seu papel julgador esperado pela população que não suporta mais a corrupção neste país. O ex-governador tucano Eduardo Azeredo foi condenado a mais de 20 anos de prisão, na sentença de primeira instancia, o que certamente será alvo de recurso do tucano. Azeredo não vai agora para cadeia, mas sua condenação em um processo polêmico, tido como protótipo do mensalão petista ocorrido em Brasília, e que por pouco não prescreveu, mostra que infelizmente, a maioria dos políticos sejam eles do PT, PSDB, PMDB, PTB ou qualquer outra sigla, podem ter diferenças, mas não são tantas assim quando se trata de lisura e honestidade, o que tem faltado a quase todos. Além disso, o episódio do mensalão tucano possui ramificações estaduais que podem chegar a políticos e empresários da região. Será surpresa, novamente, se as investigações do Judiciário mineiro conseguir fazer com que a Justiça chegue a todos que tem culpa no caso, todavia, a “Esperança é a última que morre, será que ainda teremos um político da cidade como companheiro de cela de Marcos Valério, Nestor Cerveró ou Delcídio Amaral? Afinal, enquanto se esta vivo, e possível ser preso”!

Segurança Pública

A onda de violência crescente em todo o Brasil, ampliada ainda mais por conta da crise econômica, pode ter mais um tempero neste Natal! Milhares de presos podem ser soltos por indulto de Natal no Brasil neste final de ano, inclusive diversos aqui em Varginha! É sabido que os critérios para o benefício precisam respeitar a lei, porem também é sabido que muitos destes presos que serão postos em liberdade não estão aptos ainda a viver em sociedade. Todos os anos, muitos destes presos que são liberados por indulto ou saídas breves para as festas de final de ano, costumam voltar ao crime e muitos deles não se apresentam novamente a Justiça, fugindo pelo país afora! Num país onde a Justiça é muito falha e por vezes, tendenciosa, os políticos acham que o caminho é construir mais cadeias, enquanto que a solução está no lado oposto, na construção de escolas!

Números e sentimentos

Dados preliminares da última pesquisa realizada em Varginha, aos quais a coluna teve acesso, mostram que cresceu a insatisfação do eleitor com o governo municipal. O dado pode ser reflexo da insatisfação do eleitor com toda a classe política nacional, rodeada de escândalos que são mostrados diariamente nos jornais! Outro dado importante é que embora o eleitor local mostre revolta com o cenário político nacional, por conta da corrupção, em âmbito local, o atual governo municipal “conseguiu média” para ganhar aprovação do eleitor no quesito honestidade, onde é melhor avaliado que gestões passadas! Ainda é cedo para fazer apontamentos, mesmo porque a política nem começou, mas as primeiras impressões dos eleitores quanto aos governos e candidatos é importante para o resultado final das eleições em 2016. Vejam por exemplo, que em quesitos como “carisma” a deputada estadual Geisa Teixeira (PT), não sofre tanto desgaste por conta do partido que está, e mostra-se muito competitiva para o pleito municipal. Até mesmo nomes anteriormente desconhecidos do eleitorado, como do atual presidente da Câmara, Rômulo Azevedo, mostram-se capazes de crescer em algumas faixas do eleitorado como a juventude! Ou seja, neste grande baralho de articulações, nomes e conexões políticas tudo ainda é especulação e com muito dinheiro e apoio, quase tudo pode ser viabilizado pelos marqueteiros! O problema é conseguir este “muito dinheiro e apoio”! A conferir!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)