Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Experiência passada; Os números 2!; Pra frente, e avante!; Há vagas!
31/10/2015

Experiência passada

A operação desencadeada pelo Ministério Público Estadual que apura irregularidades no transporte escolar e coleta de lixo na Prefeitura de Varginha, no período da gestão petista passada, é vista de “camarote” pelo atual prefeito. Não é mistério que, no passado, Antônio Silva assumiu a Prefeitura de Varginha após as gestões de Dilzon Melo (PTB) e Aloísio Almeida (PP), e também se viu “assombrado” por investigações de gestões passadas! Todavia, em relação a gestões do PT, um integrante do atual governo disse: “Não precisamos acusar, nem apontar nada, naquela época (gestão petista) a bagunça era tanta que todos andavam a beira do abismo! Por isso, agora estão todos caindo no buraco! E ainda tem muitos pra caírem!” disse o assessor.

Eleições de classe

A Ordem dos Advogados do Brasil vai realizar eleição na seção Minas Gerais e na 20ª subseção de Varginha, uma das mais importantes do interior de Minas. A escolha é relevante, visto tratar-se de uma das mais respeitadas e robustas instituições de classe no Brasil. Muitas lideranças nacionais passaram pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Em Varginha não é diferente, sendo que há entre os advogados da cidade muitas pessoas de respeito e destaque que contribuem para o crescimento de Varginha. E o prestígio dos advogados da cidade vem crescendo a cada a eleição da OAB Minas, visto que tem aumentado a participação de advogados da cidade no Conselho Estadual da Ordem, responsável pelo comando da instituição e pela escolha das listas de advogados indicados pelo Quinto Constitucional para compor cortes do Judiciário. As próximas eleições serão para o triênio 2016/2018. A única chapa registra para concorrer na 20ª subseção de Varginha, Chapa “Advogado Valorizado Varginha”, é encabeçada pelo advogado Ubirajara Franco Rodrigues, candidato à reeleição na Presidência, a diretoria conta com Juliane Mariano Teixeira, como vice-presidente; Graziele Helena Guimarães Paiva Olímpio, como Diretora Financeira; Mailso Paiva Martins, como secretário Geral, entre outros. Já em âmbito estadual haverá disputa com três chapas concorrendo. Todavia, a chapa estadual da situação, Chapa “Advogado Valorizado em Minas e no Brasil”, encabeçada pelo advogado Antônio Fabrício (BH) terá o apoio dos advogados da chapa única que disputa em Varginha, encabeçada por Ubirajara. Aliás, o advogado Gustavo Chalfun, ex-presidente da OAB Varginha, concorre na chapa estadual do advogado Antônio Fabrício, como secretário geral. Se Antônio Fabrício for eleito, será a primeira vez que um advogado da 20ª subseção de Varginha ocupa um cargo na alta diretoria da Ordem dos Advogados, na seção Minas Gerais. A votação acontece no dia 21 de novembro, em todas as 203 Subseccionais mineiras. O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB e acontece das 8h às 17h. Em Varginha, a votação acontece na Casa do Advogado, na Rua Presidente Evaristo Soares, 30 – Vila Pinto.

Eleições de classe 2

Outra instituição atuante que vai realizar eleição é a Associação Varginhense dos Engenheiros e Arquitetos – AVEA. A eleição para o biênio 2016/2017 será no dia 04 de novembro, na rua Presidente Arthur Bernardes, 240 Vila Pinto, a partir das 17 horas. A AVEA embora seja uma instituição mais distante das decisões municipais, tem membros fortes em várias áreas da sociedade como política, empresarial, religiosa e de serviços. Exemplo disso é o engenheiro Donizete Leão Miranda, ex-presidente da Avea, que também é ex-secretário municipal de Meio Ambiente, membro da executiva municipal do PMDB e liderança regional do CREA/MG. Seguindo tradição onde médicos, advogados e engenheiros consolidam-se como pilar na construção das cidades, as entidades de classe destas profissões, são muito relevantes em Varginha.

Os números 2!

Em que pese ser, institucionalmente, o vice-prefeito o número 2 da política municipal, em Varginha, os laços de amizade e confiança, fazem o prefeito Antônio Silva possuir “dois números 2” no governo. Pelo menos no quesito “chave do cofre” um dos mais importantes, o prefeito deu a regalia e responsabilidade de assinar cheques a um restritíssimo grupo, além dele! A portaria 12.617/2015 de 19/10/2015 concedeu super poderes a alguns poucos servidores que podem assinar cheques em nome do Executivo. Estes “poucos amigos de confiança do rei” podem emitir cheques, solicitar saldos e extratos, requisitar talonários de cheques, retirar cheques devolvidos, endossar cheques, sustar e contra-ordenar cheques, cancelar cheques, baixar cheques, efetuar resgates e aplicações financeiras, cadastrar, alterar e desbloquear senhas, efetuar pagamentos por meio eletrônico, efetuar transferências por meio eletrônico, solicitar transferências por carta, liberar arquivos de pagamentos, abrir contas de depósito, autorizar cobrança, receber, passar recibo e dar quitação, autorizar débito em conta relativo a operações, requisitar cartão eletrônico, movimentar conta corrente com cartão eletrônico, efetuar transferências/pagamentos, efetuar pagamentos por carta, solicitar saldos/extratos de investimentos, solicitar saldos/extratos de operações de crédito, emitir comprovantes, encerrar contas de depósitos, assinar contrato de câmbio e seus respectivos Aditivos e averbações, assinar proposta de empréstimo/financiamento, assinar instrumento de crédito e efetuar transferências para mesma titularidade, com o respectivo débito nas polpudas contas correntes de titularidade do município de Varginha. Sem dúvida não é pouco poder, ainda mais quando vemos que o prefeito pode ser responsabilizado pessoalmente por qualquer deslize destes servidores no cumprimento de tal missão e responsabilidade financeira. Mas o ponto destacado pela coluna é que, além de Antônio Silva e Verdi Melo, o chefe de gabinete do prefeito, Marcio Paulo Erbst também tem este poder de caneta dado pelo prefeito. Ou seja, ratifica o que a coluna tinha tido anteriormente sobre a amizade e confiança entre Antonio Silva e Erbst. Nos corredores da Prefeitura onde se especula de tudo e todos puxam o saco para ficar próximo ao líder das pesquisas que busca a reeleição, já há quem diga que o “alto clero do prefeito” é mega restrito, e não inclui Verdi, mas teria nomes como Luis Fernando Alfredo e Marcio Erbst. Já Verdi Melo, Honorinho e cia, fariam parte do grupo “adjuntos do Poder”, aqueles que seriam os terceiros ou quartos a saber das coisas importantes!

Perguntar não ofende

O que é maior, a dívida do município com o Fapen e fornecedores ou a vaidade do presidente da Fundação Cultural, que gosta de discursos longevos ao estilo Fidel Castro?

A Prefeitura de Varginha ganhou a queda de braço com os petistas locais e estaduais na nomeação de membros do Conselho de Administração do Hospital Regional? Ou tais nomeações esperam apenas começar o fervor das eleições municipais?

Graça Moura na Fundação Cultural ou Raimundo Zaiden no DER, quem vai conseguir construir seu feudo de Poder mais rápido? Zaiden lidera as apostas pela experiência!

Acabou a insatisfação da tropa da Guarda Municipal com o governo ou os integrantes da instituição já perderam a esperança de reclamar? O monitoramento do Olho Vivo será repassado a PM?

Depois que conseguiu emenda parlamentar para o Hospital Regional, o deputado Eros Biondini terá o mesmo “poder de pitaco, internações e falácias” que a assessora do deputado Diego Andrade, que vive nas redondezas do hospital?

Dando o sangue!

As reclamações quanto a deficiência na coleta de sangue na cidade para atender os hospitais, cirurgias etc tem sido cada dia maiores. O Hemomias, que assumiu o serviço de coleta de sangue na cidade após o encerramento dos trabalhos do Hemocentro, realiza apenas uma coleta por semana na Policlínica Central, o que tem dificultado a vida de doares e das pessoas que precisam de hemoderivados. No Legislativo municipal a reclamação já resultou em pedido formal para a ampliação dos dias de coleta, além de vereador fazendo boa ação e doando sangue! Embora o problema com a falta de hemoderivados fosse previsível, com o fim do hemocentro, as autoridades de saúde de Varginha parecem que nada fazem ou nada tentam para melhorar a situação!

Pra frente, e avante!

Há que se reconhecer o esforço do presidente da Câmara de Varginha, vereador Rômulo Azevedo, para tentar acompanhar o “clamor das ruas”. O edil é visto diuturnamente conversando com a comunidade, participando de ações educativas, culturais, sociais e interagindo com o eleitor. Recentemente Rômulo propôs a criação de sistema de captação de água da chuva em novas construções da cidade entre outras muitas idéias e projetos apresentados no Legislativo. Vale ressaltar que o edil está também presente nas redes sociais e não se intimida em passar o telefone celular pessoal para todo cidadão que o procura. Todavia, habilidoso como é, Rômulo também aprendeu rápido alguns “macetes da política” no qual “joga pra platéia”, não se queima com a sociedade que não se cansa de pedir, mas na verdade, não resolve o problema! Vejam, por exemplo, o nobre pedido para a criação de sistema de utilização de água das chuvas nas construções vindouras. Matéria semelhante já havia sido apresentada no Legislativo pelo petista Jorge Direne, que propôs criar tal sistema nas escolas públicas da cidade. O prefeito fez o desfavor ambiental de vetar a matéria. Ou seja, Rômulo sabe que existe resistência do Executivo com a matéria, todavia, faz o pedido, mesmo sabendo que, no mínimo, será negado em grande parte! Desta forma, se mantém bem com o eleitor, mas ainda assim, pouco ou nada ajudou o Meio Ambiente. Rômulo não faz nada que diversos outros edis já não fazem a anos! Porem hoje, por sua capilaridade em várias áreas da sociedade, vemos que o edil não está “aprendendo rápido os macetes da política, construindo contatos e se antenado nos desejos do eleitorado” apenas para tentar uma reeleição! Rômulo Azevedo quer muito mais, quer ir mais longe! Só não sabemos onde, e se vai conseguir! Pelo visto, esforço não faltará!

Há vagas!

O prefeito Antonio Silva, recebeu no dia 22/10,  a direção da Empresa Electro Plastic S/A, que fez o comunicado   oficial  do início das atividades de ampliação da empresa, conforme Protocolo de Intenções firmado entre o município, onde a empresa recebeu apoio do Executivo municipal.A ampliação da unidade industrial da Electro Pastic irá propiciar de imediato a geração adicional  de 250 empregos novos diretos e 30 indiretos, até julho de 2016, com investimentos da ordem de R$ 55 milhões e faturamento anual estimado de R$ 300 milhões, a partir de 2017. Com a crise vivida na economia nacional, anunciar criação de empregos é coisa rara e soa como musica para quem procura emprego, inclusive a reeleição, que não deixa de ser um “poderoso e bem remunerado emprego temporário de 4anos”!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)