Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Segurança; Pisando no nosso dinheiro; Herança Bendita; Merecimento e abandono
11/09/2015
Segurança

O Conselho Municipal de Políticas de Álcool e Drogas promove dia 16 de setembro no Teatro Capitólio o Encontro Regional de Políticas sobre Droga. “Prevenção, Clínica e Política” será o tema do evento. As forças de Segurança Pública sabem que o tráfico de drogas é o maior motor da violência urbana e, embora existam muitos defensores da descriminalização do porte e uso de entorpecentes, o fato é que o usuário é tão responsável quanto o traficante no sucesso e estrago que as drogas causam na sociedade. É preciso que polícias e a área social e de saúde pública possam chegar a um único veredicto quanto ao usuário de drogas: culpado ou doente? Qual a postura governamental a se adotar quanto ao usuário? Certo mesmo é que reduzir a atuação do usuário a de um mero “doente” não contribui para a redução do tráfico, pelo contrário, estimula o uso! É preciso discutir este tema! 

Pisando no nosso dinheiro

R$ 49 mil é o valor que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai usar para adquirir e instalar 82 capachos, uma espécie de tapete resistente, fabricado com fibras grossas e ásperas. A coluna tem falado dos péssimos e diversos exemplos dos Poderes da República no trato com o dinheiro público e na proteção e criação de benesses a algumas classes do serviço público. Neste contexto, os magistrados e membros do Ministério Público, por serem cargos vitalícios, acumulam diversos gastos e regalias que não condizem com a condição da economia do Brasil, nem mesmo com a péssima qualidade de vida da maioria dos brasileiros que não ganham gordos salários dos cofres públicos.

Herança Bendita

O governo municipal planeja inaugurar dia 26 de setembro a Praça de Esportes e Cultura – PEC, um grande complexo próximo do Jardim Estrela destinado ao esporte, cultura, dança, teatro etc. A obra foi construída com recursos federais, provenientes de um convenio assinado ainda na gestão passada do petista Eduardo Corujinha. O local será administrado juntamente com um grupo de representantes da comunidade local. O governo municipal do PTB prepara uma grande festa social entre moradores do entorno local, o que certamente se transformará em um ato político. Mesmo porque, as eleições estão ai batendo as portas, e a julgar pelo “animo” do PT para defender as conquistas da gestão Corujinha é provável que ninguém vá “defender a herança bendita” do ex-prefeito.

Herança Bendita 2

Até mesmo o “infeliz e desnecessário” Memorial do ET, que é visto por muitos como gasto inútil de dinheiro público tem trazido dividendos a este governo municipal. Recentemente equipes de reportagem nacionais e internacionais vieram a Varginha fazer reportagem sobre a obra e o caso do ET. O tal museu foi iniciado pela gestão petista e a obra ficou parada por muitos anos até chegar a fase final nesta administração, que alias não vê com bons olhos o tal museu! Se a obra um dia se tornará “vedete” não se sabe, mas por hora, terminar a construção já tem sido uma boa resposta ao contribuinte que passava pelo local e via ali um gasto inútil e inacabado de dinheiro público!

Elas...

Acontece em Varginha dia 22 de setembro, no Campus da UNIFAL no bairro Padre Vitor a 2ª Conferencia Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento realizado pela Prefeitura de Varginha também pode vir a ter forte cunho e participação política, uma vez que muitas das lideranças femininas que ali estiverem poderão ser candidatas a vereadoras ou mesmo prefeita no ano que vem. Alias, hoje Varginha tem uma deputada estadual, Geisa Teixeira (PT), que inclusive é ex-mulher do saudoso prefeito Mauro Teixeira, que foi justamente quem trouxe a UNIFAL (local do evento) para Varginha. Em que pese a pouca participação da mulher nas decisões políticas e na formulação das políticas públicas, a mulher hoje é maioria do eleitorado no Brasil, nas faculdades e cursos de mestrado e pós-graduação, falta agora a mulher assumir seu papel como protagonista na política, pois o que mais se vê por ai são “grandes mulheres deixando a disputa política para homens que não são tão grandes assim”!

Apartidário

O secretário municipal de Esportes, Milton Junior tem realizado diversas ações esportivas e projetos que tem levado lazer e esporte a diversas regiões da cidade. Embora discreto e comandando um pasta sem muitos recursos, o secretário consegue manter suas ações sempre na mídia, buscando boas parcerias e se mantendo longe de querelas políticas. Todavia uma ação de Milton Junior, justamente por ser apolítica, pode servir como motivação para “ações políticas na gestão da pasta”. Ocorre que o secretário chamou para seu assessor direto o servidor Jaime Macedo, que foi secretário de Esportes na gestão petista e ainda se mantém ligado a lideranças do governo anterior! Jaime Macedo se apresenta como profissional capacitado e projetos como a Aquazumba e muitos outros contaram com a participação do antigo adversário político! Pelo apartidarismo de Milton e eficiência de Jaime, o Esporte ganhou 10, mas pelos ciúmes políticos e acalorado clima eleitoral que se aproxima, até quando a parceria vai continuar?

Merecimento e abandono

Em que pese as cobranças da coluna à administração municipal, é fato que algumas regiões da cidade estão recebendo total atenção do governo municipal petebista. A exemplo da região do bairro Santa Maria, nas avenidas Zoroastro Franco de Carvalho, Miguel Alves, Batistinha e adjacências. O local ganhou outra cara após inúmeras obras deste governo. Todavia, o empenho da Prefeitura de Varginha contrasta com o descaso da Copasa que ainda “brinca de cuidar” da bacia do Ribeirão Santana, que corta aquela região da Vargem e Santa Maria.

Perguntar não ofende

Haverá mudanças no primeiro escalão do governo municipal a fim de acomodar novos aliados com vistas as eleições de 2016? E os petistas do Governo Estadual, vão abrir espaço para ganhar apoio municipal nas eleições?

Corujinha prometeu a ciclovia, não entregou e se queimou! Agora o vereador Rômulo Azevedo, fiado em promessa do deputado Diego Andrade entra no mesmo caminho! Será que Diego Andrade vai arrumar o recurso ou Rômulo também vai se queimar?

Setembro promete passar rápido para a classe política municipal, é que neste mês acaba o prazo de filiação para quer for candidato no ano que vem. Será que os muitos vereadores que desejam novos rumos terão coragem de mudar de partido agora?

Empresários do setor cafeeiro prometem apoio a oposição que lançar candidato contra a reeleição de Antônio Silva. Será que isso tem relação com o preço do IPTU dos galpões de café da cidade que teriam dobrado de preço no governo do PTB?

Por onde anda o deputado estadual Dilzon Melo (PTB)? Será que a tristeza por perder o poder em âmbito estadual e ser jogado no ostracismo da oposição, sem peso político na Assembléia Legislativa de Minas afetaram os ânimos do tradicional parlamentar?

Prestígio

Diversos advogados já passaram pelo comando do Executivo e Legislativo municipal. Alias, a carreira jurídica e política sempre andaram bem próximas no Brasil. Outra área que também sempre esteve fortemente presente na vida pública eleitoral é a área médica! Varginha deve muito a médicos que, no desempenho de cargos públicos, contribuíram muito com a cidade elaborando políticas públicas para a área de saúde, construindo postos de saúde etc e mesmo administrando bem algum dos poderes municipais. Todavia, instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e a Associação Médica de Varginha poderiam ter maior proximidade do Executivo e Legislativo municipais. Certamente que estas instituições, pelo trabalho que já desempenham, poderiam contribuir a intensificar as ações de governo em Varginha.

Tudo como esta

A expectativa política para mudanças no conselho de administração do Hospital Regional parece que não se realizou, e pode não acontecer no médio tempo. Alias, pelo que foi costurado em âmbito municipal e estadual, não haverão mudanças até a definição da política municipal em 2016. A queda de braço travada entre petistas estaduais e petebistas municipais mostrou que para o Regional é mais importante os recursos que a Prefeitura de Varginha coloca no hospital todo mês. Essa foi a razão para não haver mudanças imediatas no conselho de administração da instituição, o que poderia ocorrer se o governo estadual petista quisesse. Mas não pensem que a cobiça pelas vagas no conselho do Regional acabaram, pelo contrário! A luta por espaço político esta apenas começando...

Mudança de foco

Alguém tem conhecimento da última emenda parlamentar do deputado federal Odair Cunha (PT) que tenha trago recursos a Varginha? Ou mesmo alguma articulação política do atual secretário de governo estadual Odair Cunha que tenha garantido investimentos na cidade? Parece difícil encontrar respostas para estas perguntas! Talvez seja porque o deputado federal majoritário na cidade, há muito tempo, não faz nada por Varginha, pelo contrário! As notícias que se tem nos bastidores é que Odair Cunha tem feito grande esforço para arrastar os investimentos do Sul de Minas para... Pouso Alegre!!! Talvez seja o caso do deputado e agora secretário petista Odair Cunha, bem como seus aliados políticos, quando vierem de BH para o Sul de Minas pedirem votos nas eleições, passarem direto no trevo da Fernão Dias, e desembarcar apenas em Pouso Alegre e focar ali a entrega de santinhos. Quem sabe conseguiram encontrar os mesmos 14 mil desavisados para votarem no parlamentar, como ocorreu aqui em Varginha. Afinal, Varginha parece que já não é importante para o parlamentar, mesmo depois do voto de confiança dado pela cidade ao petista.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)