Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
São Paulo Afro-cultural e Brasileira
22/07/2015
- São Paulo está representada por mais de 37 etnias em seu território o qual agrega, em seu entorno, 33 municípios na rede expandida metropolitana. 

- Imagine que enquanto cerca de 11 milhões de pessoas vivem em um estado grande como o Paraná, outras 4 milhões estão no território uruguaio, em um dos países mais agradáveis para se viver no universo sul-americano.

Entretanto, no solo paulistano, as comunidades se unem para suportar a selva de pedra e mantêm suas tradições através de eventos culturais como a festa de São Benedito, na paróquia de Nossa Senhora de Achiropita, no simpático bairro do Bexiga, Bela Vista.

- AfroAchiropita, Fé, Resistência e Identidade Negra, reúne vários eventos, mas um dois mais bonitos é a Festa de São Benedito, quando representantes de Congada e de outras manifestações folclóricas vêm à capital para nos deliciar com suas danças, seus cânticos e suas homenagens sejam elas pagãs ou religiosas.

- "Os símbolos do Batizado Afro têm o mesmo sentido no Casamento inculturado, com exceção da segunda roupa e o presente dos padrinhos. Quem se casa e quem apadrinha tem que estar consciente de que celebrar o afro Matrimônio é 'vestir a camisa'. O compromisso Comunitário - sustentar a tradição de luta, resistência, fé e valores étnico-culturais - de ter aitude de estar assumindo a identidade negra e firmando a identidade negra e firmando compromisso de luta pela sua dignidade. Os prinicipais momentos são: dança das guardiãs, dança dos amigos do noivo,dança do noivo com as mães, dança das amigas da noiva,entrada das daminhas,rito do matrimônio , coroação dos noivos com água de cheiro , cumprimentos dos noivos".

- Onde aprendeu tudo isso?

- Li na revista comemorativa dos 25 anos do projeto Fé e Festa AfroAchiropita. Além das belíssmas fotografias realizadas por Fábio Knoll no último mês de abril.

   

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)