Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Conversa pra Angariar Bobos; Contraditório; Bonito na foto; 70 anos de História!
17/07/2015

 Conversa pra Angariar Bobos

O projeto supostamente ambiental que a Copasa, com o apoio da Prefeitura de Varginha, esta promovendo na cidade, chamado Cultivando Água Boa – CAB, poderia adotar outros nomes como Conversa pra Angariar Bobos, Cultivando Alegrias e Bobagens, ou Cuidando de Alimentar Banalidades e por ai vai! Vejam que a bacia do Ribeirão Santana, alvo do suposto projeto, já reduziu enormemente sua vazão de água, o ribeirão vive cheio de entulhos e lixo jogado pela comunidade, ainda há esgoto irregular, não fiscalizado, que deságua no ribeirão, entre outros tantos males ao Meio Ambiente no seu percurso; todavia, o fadado Projeto Cultivando Água Boa, tem se reunido periodicamente para promover bate-papos, cafezinhos, lanches e toda sorte de traquinagens e reunião de amigos, sem que, até agora, nada de efetivo tenha sido realizado em prol do ribeirão! Nenhuma gota de água limpa foi acrescentada ao ribeirão. Nenhuma campanha para recolher o lixo ou visita direta aos moradores para conscientização foi feita! Representantes de entidades se reúnem, tiram fotos, bebem café (possivelmente em copos descartáveis nocivos ao meio ambiente), comem lanche, assistem vídeos! Enfim, muita camaradagem e boa forma de passar uma tarde, nada mais! Parece até uma tarde de domingo com amigos jogando bocha no Clube Campestre! A água do Ribeirão Santana ou do Rio Verde estão mais limpas depois que passam por Varginha? A Copasa já recuperou os córregos e nascentes de água próximas ao lixão no bairro Corcetti? Existe alguma usina de asfalto próxima de cursos de água que deságuam no Ribeirão Santanta? Perguntas assim poderiam ser respondidas nas próximas reuniões do projeto!

Finalidade

A Escola do Legislativo municipal promoveu hoje sexta-feira (17), a palestra “Cidadania e os Conselhos de Direito”, ministrada pelo professor Willes S. Geaquinto. Nesta palestra será abordada a importância da participação popular nos Conselhos de Direitos ou Conselhos de Políticas Públicas ou Conselhos Gestores de Políticas Públicas Setoriais, que são órgãos colegiados, permanentes, paritários e deliberativos, com a incumbência de Formulação, Supervisão e Avaliação das Políticas Públicas. Realmente um tema interessante e necessário, ainda mais porque a palestra é aberta, pública e no plenário da Câmara que fica no centro da cidade! Alias, outras boas palestras foram realizadas na Câmara da mesma forma. A questão principal é: Tais eventos sempre ocorreram na Câmara sem a necessidade da criação de uma Escola do Legislativo! Porque se criar uma nova estrutura apenas para isso? Tal trabalho que já acontecia, poderia continuar sendo desenvolvido, inclusive em faculdades ou espaços mais amplos que o plenário do Legislativo, sem a necessidade de se “engordar a maquina pública”. O presidente da Câmara, Rômulo Azevedo (PRTB), que tem defendido idéias polêmicas no Legislativo, alega que a criação da Escola não gerou mais gastos, pois todas as funções seriam voluntárias! Todavia, volto a dizer, foi criada estrutura própria dentro da Câmara para abrigar tal escola. Existe, por exemplo, o cargo (de confiança e sem concurso) de diretor da Escola do Legislativo, onde pode ser nomeado pelo atual presidente ou quem o suceder, qualquer pessoa ou aliado político, e será mais um cargo pendurado no bolso do contribuinte! Se a educativa ministração de palestras realizada pela Escola do Legislativo é um trabalho que sempre aconteceu sem a necessidade de tal estrutura, para que complicar e burocratizar agora? Mesmo que não seja nomeado agora, em algum momento certamente será, e para que criar mais cargos?

Universidade e Governo

A parceria entre Universidade e governo municipal vai permitir uma substancial mudança no sistema de saúde de Varginha. Trata-se do convênio que vai permitir a atuação supervisionada de 40 estudantes do curso de medicina da Unifenas na rede de saúde de Varginha (Hospital Bom Pastor, Hospital regional, UPA) e 7 PSFs (Padre Vitor, Caic I, Fátima I, Damasco/Santa Mônica, Bom Pastor, Girassol e Vargem). A vinda dos estudantes de Medicina para Varginha foi possível graças a assinatura de um convênio celebrado em 25/02/2015 entre a Prefeitura de Varginha e a Unifenas, cujo objeto constitui-se da disponibilização pela Prefeitura de Varginha, de suas instalações hospitalares com 220 leitos, no Hospital Regional do Sul de Minas e no Hospital Bom Pastor e UPA, para a realização de estágios obrigatórios para os alunos do curso de Medicina da Unifenas. O estágio terá a supervisão de médicos e professores e certamente vai trazer melhoria na saúde, uma das áreas mais sensíveis e lembradas pela população. A parceria entre universidade e governo é uma aliança acertada pelo governo.

Universidade e Governo 2

E na esteira desta ação positiva da Unifenas, é de se esperar também uma ação do UNIS, centro universitário de Varginha, que também deseja ter seu curso de medicina certamente não vai querer perder espaço. Alias, Varginha já esta atrasada para ter um curso de medicina. Embora autoridades políticas e educacionais estejam nesta luta há muitos anos, Varginha esta atrás de Pouso Alegre e Alfenas que já possuem o curso, e agora também vai “comer poeira” de Passos e Poços de Caldas que tiveram seus cursos de medicina aprovados pelo MEC. O UNIS não esta parado e vai continuar pleiteando um curso de medicina para Varginha. Se depender do empenho da equipe técnica e educacional do UNIS, eles não desistiram até conseguir, mesmo porque, o UNIS foi escolhido uma dos melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais. O GPTW (Great Place to Work) reconheceu a Instituição como uma das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais. A premiação aconteceu em Belo Horizonte e foi recebida pela equipe de Gestão de Recursos Humanos do Grupo. Todo o processo aconteceu no decorrer de 2014. Uma equipe do GPTW esteve no Grupo Unis e realizou uma série de processos de avaliação. Pontos como análise de práticas, relatos de funcionários e cultura organizacional foram verificados pela equipe. Daí percebe-se que, se conseguir o curso de medicina, o UNIS teria sua “cereja do bolo luta de igual pra igual e nada dever as demais instituições de ensino”. A conferir!

Contraditório

O presidente da Fundação Hospitalar de Varginha, Luis Fernando Alfredo, ligou para o titular da coluna para explicar sobre a nota divulgada na última quarta, onde foi apresentado o gasto com licença de software da Fundação. Luis Fernando disse que os gastos com licença caíram muito nesta administração e que a maior parte dos gastos apontados, pela Coluna, no contrato da Fundação que iniciou em 2011, são da gestão passada. O presidente da Fundação Hospitalar de Varginha também disse que vai estudar a adoção de softwares livres, que não precisam pagar licença, mas que nem todos os programas podem ser substituídos, pois alguns sistemas de controle utilizados na Fundação são interligados com o restante do Executivo e são programas específicos, desenvolvidos especialmente para a gestão pública, portanto, passiveis de cobrança de licença.

Caneta com tinta e memória com segredos!

Aproveitando que estamos falando de Luis Fernando Alfredo, gostaria de lembrar que o atual presidente da Fundação Hospitalar de Varginha, empresário, também ex-secretário municipal de Administração por muitas administrações e experiente articulador político esta escrevendo na Gazeta. Luis Fernando tem uma coluna literária as terças-feiras neste diário. O experiente político de bastidores é um amante da Literatura e boa gastronomia, todavia, a menção de que Luis Fernando escreveria uma coluna, e na Gazeta ainda, deve ter causado muitos calafrios em diversas pessoas. Primeiro porque o histórico do Jornal Gazeta por conseguir colunistas políticos “ácidos e conhecedores dos bastidores” da política local por si só já um “incomodo” para a classe política. Segundo porque, poucas pessoas, como Luis Fernando Alfredo, guardam segredos tão inenarráveis sobre ocorridos da cena política municipal. “São articulações, minúcias de conversas, negócios fechados, rasteiras passadas, embates e tapas na mesa que Luis Fernando Alfredo já testemunhou em seus muitos anos de vida pública”. Coisas que certamente ilustrariam anos de assuntos para este colunista escrever! Luis Fernando Alfredo, seja bem vindo ao time Gazeta de Varginha!

Bonito na foto

Narciso que gosta de estampar fotos e manchetes, o presidente da Fundação Cultural de Varginha, Francisco Graça Moura, lembra muito o ex-secretário municipal de Esportes, que também adorava um flash. Nos muitos impressos, releases e demais meios em que Graça Moura costuma aparecer, é necessário dizer, nunca se viu Graça Moura tão bem na foto quanto em uma tirada na manha da última terça-feira 14/07. E o responsável por isso não foi Graça Moura ou o fotógrafo, mas sim a presença da linda Miss Minas Gerais, Adriele Pieve Paiva, que é de Três Pontas e também estava na foto com Graça Moura. A miss visitou a Fundação Cultural para divulgar o concurso Miss Brasil em outubro, onde representará o Estado de Minas.

70 anos de História!

Foi comemorado nesta semana os 70 anos do Jornal Diário Regional Correio do Sul, nosso colega de impressa em Varginha, e testemunha das últimas 7 décadas de história de Varginha, Minas e do mundo. Nossa alegria pela data é robusta e importante, não apenas pelos laços de amizade com a equipe do Correio do Sul, tendo o empresário Antonio Carlos Medes Campos e seu filho Guilherme Campos na direção do diário. Mas, sobretudo, porque quando aplaudimos e respeitamos um órgão de comunicação livre e independente, estamos aplaudindo a Democracia e a Liberdade de Imprensa, cada dia mais importantes no mundo livre! A imprensa é sempre comparada a um “quarto Poder” que teria força para informar ou mudar os fatos. Todavia a força da imprensa esta justamente em levar ao cidadão ha todo momento a realidade dos fatos de forma independente e responsável, munindo o povo com as informações que precisa saber para fazermos um mundo melhor! É exatamente isso que o Correio do Sul e a Gazeta de Varginha fazem a muitas décadas! Parabéns Correio do Sul, que venham muitos anos pela frente!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)