Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
Lá longe,muito longe, o meu Brasil!
03/07/2015

- "O Brasil está entre os cinco principais produtores de alimento do Planeta" 

- Eu ia à horta e me deliciava com tomates maduros, suculentos, docinhos, vermelhos! Que fruta gostosa sô!Os comia escondido para que não soubessem que aquele prazer era meu, só meu! 

- "A agropecuária familiar fornece 58 por cento do leite consumido em nosso país" 

- Minha mãe fazia o queijo em casa, o leite estava talhado e aquela deliciosa massa era espremida em forminhas de alumínio, furadas nas laterais , por onde jorravam  dos  seus orifícios o soro que permitiria que o conteúdo fosse moldado em forma cilíndrica antes de tornar-se queijo fresco e ,depois, queijo curado. E para completar a minha felicidade ,vinha o melado quente ou morno e a goiabada cascão;casamentos perfeitos!!! 

- "Minas Gerais é o principal produtor de leite do Brasil" 

- Logo cedinho íamos ao curral. Forrávamos o fundo de nossas canecas de alumínio com chocolate em pó e tirávamos das tetas da vaca o leite morno, espumante, que nos deliciava pelo seu frescor e por ter sido colhido na fonte! 

- "O gado zebu é um bovino da subespécie Bos taurus indicus, apelidado por sua característica marcante de boi de córcova" 

- Na fazenda do doutor Ariovaldo havia a mula-sem-cabeca. Mas o gado zebú , os tourinhos mochos e as vacas prenhes não davam muita bola pra mula sem cabeça não... A gente? A gente morria de medo pois ela aparecia em noite de lua cheia e zarpava serelepe no seu trotar provocante.

- "Entre as diversas raças bovinas existentes no Brasil, a mais comum é a raça nelore, uma das raças zebuinas."

- De noitão, no breu da noite, quando a trovoada anunciava o chegar da chuva, eu ouvia o mugido longínquo de um bezerro desgarrado e  ficava com pena do bichinho. Estaria sozinho e longe de sua mãe? Passaria frio? Ficaria molhado? E eu agarrava-me em meu  cobertor e ouvia os primeiros pingos da chuva nas telhas de barro que cobriam o teto sem forro  de nossa casa naquele mundão rural por mim adorado. 

- "Estima-se no Brasil cerca de 198 milhões de cabeças de bovinos dos quais 80 por cento têm sangue zebuino" 

- Quando a gente saia na comitiva, o seu Antônio parava na beira do córrego e preparava o seu tereré para tomar e olhar para o céu e agradecer ao seu bom Deus por aquela dádiva. O gado ficava paradinho e a gente sentia aquele cheiro forte de terra e de grama molhada com cocô de vaca cujos odores pareciam ser o carimbo da vida no campo, na roça, nas estradas ora lamacentas ora empoeiradas ou invisíveis sob um céu estrelado com rasgos de nebulosas que nos faziam ficar maravilhados com a imensidão do desconhecido Universo! 

- "Nelore, Guzerá, Gir,Valley, Sinde. Santa Gertudres, Braford,Indubrasil, Simbrasil. Simental!!!!". Você está me ouvindo??? Estou lendo para você informações preciosíssiams sobre o Brasil, um dos maiores produtores de carne bovina do mundo, e você parece que pirou. Do que está falando? Não entendo nada do que diz!Aliás, não diz coisa com coisa. Tá maluco sô! 

- Ora , não seja chato! Não entenderá  jamais pois não consegue deslizar-se pelo túnel do tempo e mergulhar em suas doces memórias. Se é que as tem ainda!!!! 

- Vá catar coquinho meu amigo... 

- Lá perto, a uns quatro quilômetros,havia um local denomindo Recreio. As palmeiras e os coqueiros pareciam louvar os que alí chegavam e pelo chão encontrávamos, amarelinhos, os coquinhos  que eram uma doçura para estimular a molecada a travar  guerra com aqueles caroços que traziam  felicidade para nós naqueles idos... 

- Xiiii, começou de novo!!!! Deixa pra lá. Não aprenderá jamais o que realmente interessa pois não assimila as informações que te passo ao lê-las para incrementar a sua instrução que é ainda muito rudimentar, não é mesmo? 

-Os peões eram rudes, francos, sinceros e tinham bom coração. A viola cantava, gemia, e chorava solta em noites duradouras onde os suspiros nos faziam refletir, de forma profunda e simplista, sobre a nossa existencia. 

- Desisto!!!!!Desiiisssto!!!! Boa noite. Assim não dá... 

- E as andorinhas, quando voltariam? 

- Arghhh!!!!!!

   

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)