Coluna | INSS & Você
INSS
Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
Serviços prestados pelo INSS são gratuitos
29/04/2015
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que todos os seus serviços são gratuitos e podem ser acessados diretamente pelo cidadão interessado. Não é necessário contratar intermediários para requerer um benefício ou para esclarecer dúvidas. E é importante destacar que o INSS não cobra nenhuma taxa para atender a população.

O cidadão pode agendar seu atendimento, com dia e hora marcada, diretamente pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h, e o melhor horário para se ligar é após às 16h e aos sábados. O serviço é de graça, se for feito por telefone fixo, ou tem custo de ligação local, se for feito de celular. O segurado também pode agendar seu atendimento pela internet no Portal da Previdência (www.previdencia.gov.br).

Na região Sul de Minas, o INSS possui duas gerências-executivas: uma sediada em Varginha e outra em Poços de Caldas. A Gerência de Varginha conta com 13 Agências da Previdência Social que atendem ao público, sendo que a de Varginha fica à Rua Wenceslau Braz, 150, Centro. As outras unidades estão nas cidades de Alfenas, Boa Esperança, Campo Belo, Campos Gerais, Caxambu, Elói Mendes, Lavras, Nepomuceno, São Lourenço, Três Corações, Três Pontas e São Gonçalo do Sapucaí. 

Intermediários - Apesar de não ser necessário, várias pessoas optam por contratar um intermediário, na esperança de acelerar a concessão de um benefício. É importante salientar que a concessão de benefícios previdenciários obedece a critérios legais, ou seja, apenas o segurado que tiver direito irá conseguir um benefício da Previdência Social. 

A orientação é que o segurado procure diretamente a Previdência Social e não forneça senha de cartão bancário ou documentos originais a terceiros. Além disso, deve-se ressaltar que o INSS não encaminha e-mails nem liga para os segurados solicitando dados pessoais ou relativos ao benefício previdenciário.

Reclamações sobre a atuação de intermediários podem ser feitas na Ouvidoria-Geral da Previdência Social. Para isso, basta ligar para a Central 135 e digitar a opção 5 no menu eletrônico. Se preferir a internet, o segurado deve acessar o portal da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) e clicar no link “Ouvidoria”. Lá, é possível encontrar um manual explicativo sobre como registrar denúncias sobre intermediação abusiva. 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)