Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Nota Fiscal; Paternidade Salada de Frutas; No sonho e na promessa! Pedalando uma idéia
04/07/2014

Nota Fiscal

A partir de janeiro de 2015, poderão ser aplicadas as penalidades para os estabelecimentos comerciais que não discriminarem na nota fiscal ou em local visível os impostos embutidos no preço dos produtos e serviços. A Fecomércio considera positiva a decisão de uniformizar o cálculo de apresentação dos valores e percentuais com a finalidade informativa, com o objetivo de esclarecer o consumidor. Além disso, ficou estabelecido pelo decreto que a nota fiscal vai informar separadamente os impostos federais, o imposto estadual, e tributo municipal. Dessa forma, o consumidor identificará as cargas tributárias de cada produto ou serviço. E a reforma tributária nada. Continuaremos a ser o país número um do mundo em arrecadação de impostos.

Perguntar não ofende

O novo bairro Cruzeiro do Sul é obra e mérito do governo petista ou da administração do PTB?

Alguém sabe de alguma emenda parlamentar do deputado federal Odair Cunha (PT) para Varginha neste ano de 2014?Porque será? 

Renato Paiva, Arquimedes Coli, Leonardo Ciacci, Vismário Freitas, Geisa Teixeira, entre outros, onde estão aqueles que cobiçaram o Executivo em 2012? Será que ainda existirão em 2016?

Que fim tomou as acusações de eventual corrupção em Furnas, apontadas pela Revista Veja, a um empresário de Eloi Mendes e um deputado federal petista?

Mesmo com as pressões rasteiras, a ex-primeira dama vai ter concorrência pesada em Varginha. A pergunta é, será que Dilzon supera os 10 mil votos na cidade ou a ex-primeira dama vai bater na trave novamente? Ou as duas coisas?

Os eleitores já viram os gastos da cota de atividade parlamentar dos deputados Odair Cunha (PT) e Diego Andrade (PSD)? Quem gosta de filme de terror, devia olhar!

Paternidade Salada de Frutas

O novo bairro Cruzeiro do Sul, que foi entregue nesta semana é um “mistério político”! Pois sem uma “paternidade político/eleitoral requerida”, tendo em vista que a “frouxidão” petista local, só permite que os “lideres do governo passado atuem apenas na calada da noite”, deixou a conquista do conjunto habitacional sem um “pai político”! Afinal, o bairro Cruzeiro do Sul foi iniciado na gestão petista do ex-prefeito Corujinha, graças a convênio do Programa Minha Casa Minha Vida, assinado junto a Caixa Econômica Federal - CEF, que é comandada pelo PMDB. Vale dizer que todos os pleitos do município junto a CEF estão sendo deferidos!  Ao mesmo tempo, o Programa Minha Casa Minha Vida é coordenado pelo Ministério das Cidades, que é administrado pelo Partido Progressista, PP, do deputado federal Dimas Fabiano (PP). Os recursos do programa são do governo federal petista. Traduzindo em miúdos, pelo fato do “filho ser bonito muitos pais podem querer assumir esta paternidade, mas, uma coisa é certa, o óvulo que fez nascer este filho, é o seu, o meu, o nosso dinheiro dos impostos! Então...”

No sonho e na promessa!

Lideranças municipais chegaram a dizer, em 2012 e 2013, que Varginha estava “no ápice” para conseguir hospedar delegações estrangeiras da Copa do Mundo. Disseram que Varginha “ganharia muito com a copa e os turistas invadiriam a cidade”. Órgãos como a Vigilância Sanitária, entre outros, chegaram a “colocar a faca no pescoço” de comerciantes para cobrar melhorias e investimentos. Alias, investimentos estes que o Poder Público municipal não os fez! Agora com a Copa rolando, e caído por terra toda a “prosa fiada” das autoridades municipais, com o sumiço do secretário (midiático) do Esporte, que não mais vincula Varginha a Copa do Mundo, viu-se que a Copa em nada alterou o esporte ou fluxo de turistas na cidade. Depois da promessa frustrada de colocar Varginha no “círculo da Copa”, a nova balela agora é “jurar de pé junto que o Boa é de Varginha e vai ficar na cidade, e sem custo para os cofres públicos”! Santa ilusão! Acho mais fácil voltar a acreditar que a seleção brasileira pode deixar a Granja Comari e vir treinar no Melão! A coluna torce para que o Boa fique em Varginha e não tenha que “escorar” no cofres públicos para isso! Mas a realidade não é esta! E a promessa de alavancar o esporte de Varginha com a Copa, que foi mais um “conto pra boi dormir” do secretário municipal de Esportes, agora aguarda o início de mais um sonho, mais uma promessa... Só que desta vez, o “sonho vai ter custo pra ficar em Varginha, e não voltar para Ituiutaba! E não vai ficar barato!”.

Pedalando uma idéia

A idéia de investir em mobilidade urbana, saúde e sustentabilidade com a criação de ciclovias em Varginha ganhou mais um apoio de peso. Os alunos do Grupo UNIS, que promovem campanha para a criação de uma ciclofaixa! O tema já foi amplamente discutido na gestão passada, quando o ex-prefeito Corujinha (um conhecido ciclista, por sinal) alardeou a idéia de fazer uma ciclovia onde hoje temos a linha férrea. A idéia ficou na promessa e nunca saiu do papel, em seguida o vereador Rômulo Azevedo também tentou levantar esforços para implantar uma ciclovia, mas parece que foi iludido por um deputado federal do PSD que teria prometido, mas, não conseguiu recursos para a criação da ciclovia! Recentemente, com as mudanças no trânsito na região central de Varginha, o vereador Leonardo Ciacci pediu que parte das principais vias que sofreram mudanças possuíssem ciclovia, mas também não foi atendido! Agora com a campanha dos alunos do Grupo Unis e com o apoio dos tradicionais Bikessauros, vê-se que a sociedade vai abraçando a idéia da ciclovia, que pode até demorar, mas precisar sair do papel em algum momento!

Melhorias

O mercado do Produtor Rural de Varginha vem ganhando espaço na agenda gastronômica, turística e até cultural da cidade! O local recebeu investimentos na gestão passada e neste governo a onda de investimentos não parou. O mercado do Produtor é local certo para uma boa visita, alimentos frescos e de qualidade, um bom papo e local familiar! Mas como não poderia deixar de ser, para ganhar o 10, o governo precisa ampliar o mercado, talvez adquirir a área acima do imóvel. Ou terminar as negociações iniciadas na gestão passada para trazer o Ceasa para Varginha. Fica ai a dica!

Na marra e na picuinha...

Não acredito em coincidências, ainda mais na política! Talvez por isso não é de se duvidar que os recentes investimentos públicos municipais realizados na região do Bairro de Fátima tenham um responsável: o vereador Carlos Costa (PTB)! Não se espante leitor! Eu explico! Ocorre que o vereador Carlos Costa, que é do mesmo partido do prefeito Antônio Silva (PTB), é hoje um dos maiores críticos da gestão municipal do PTB. Este fato incomoda muito o chefe do Executivo, que esperava ter seguidores, não críticos dentro de sua própria casa partidária! Seguidas as muitas reclamações recebidas e lidas pelo vereador e radialista Carlos Costa (PTB) na Rádio Clube onde trabalha, o clima de rixa entre o prefeito e o vereador fez com que o Executivo desse “especial atenção” as reclamações ecoadas pelo vereador e crítico nas ondas do rádio. Recentemente, o vereador em parceria com a comunidade do bairro de Fátima, reformou uma quadra poliesportiva municipal que estava abandonada na região. Pouco antes do término da reforma, dizem que por picuinha política, o Executivo demoliu a quadra, segundo dizem uns, para antecipar a construção de uma escola no local, para outros, a derrubada da quadra foi para impedir o ganho do “mérito político” para Carlos Costa no bairro onde se tornou liderança popular! De qualquer forma, após a cobrança do vereador Carlos Costa, muitas obras municipais vêem sendo executadas na região do Fátima. A Prefeitura de Varginha iniciou reforma na CEMEI Maria Amélia, no bairro de Fatima, que está passando por pintura interna e externa, troca de lâmpadas e reatores, texturas nos banheiros, instalação de chuveiros, banheira e bancada para troca de fraldas. Além disso, a área de lazer, o refeitório e a cozinha estão passando por reforma, os vidros quebrados estão sendo substituídos, e para tornar o local mais agradável aos olhos das crianças, estão sendo realizadas pinturas com desenhos artísticos no prédio. Todo o trabalho está sendo feito através de parceria de equipes de manutenção escolar da Secretaria de Educação com Secretaria de Obras. A CEMEI Maria Amélia atende hoje cerca de 130 crianças, de 0 a 4 anos de idade, na Educação Infantil. Curioso como o bairro de Fátima, algum tempo depois do episódio envolvendo Carlos Costa, já ganhou obra de escola, campo de futebol, reforma de creche entre outras! Será que, não fosse a “picuinha política”, o bairro de Fátima não estaria no “final da fila” dos muitos bairros de Varginha que precisam de investimentos? Vai saber né! De qualquer forma, pra não parecer ingratidão, parabéns à Prefeitura, e obrigado Carlos Costa!

(In)Segurança

Os moradores da região próxima a Escola Municipal São Jose vem denunciando desde muito tempo a falta de segurança no local. A região ficou em evidência, novamente, depois que a Escola São Jose foi assaltada duas vezes em poucos dias. Os ladrões arrombaram portas, levaram bens da escola e destruíram o consultório odontológico ali instalado. As duas invasões chocaram a comunidade local, que esperavam poder contar com a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal para proteger o cidadão e os bens públicos e privados. Porém os moradores do bairro dizem que já não tem segurança no local e que brigas, tráfico de drogas, assaltos, arrombamentos, etc são comuns no bairro. Já na Guarda Municipal, que foi cobrada pelos arrombamentos na escola, a justificativa (nada plausível) é de que a Escola São Jose, que foi totalmente reformada recentemente, não contava com câmera de vigilância, um erro que facilitou os assaltos!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)