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Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
Canais de contato com a Previdência: Portal e Central Telefônica 135
02/06/2014

 Nesta coluna, vamos abordar a importância da Central Telefônica 135, que recebe mensalmente cinco milhões de ligações, e do Portal www.previdencia.gov.br. Esses dois canais estão à disposição da população, tanto para esclarecer dúvidas quanto para oferecer serviços.

Por que devo agendar meu atendimento?

Por meio do telefone 135 ou do site da Previdência, você pode agendar o seu atendimento, com dia e hora marcada, em qualquer Agência da Previdência Social, evitando assim ficar em filas. O atendimento se torna mais ágil e eficiente, beneficiando tanto os segurados quanto a própria Previdência, que passa a oferecer um serviço de maior qualidade a seus usuários.

Qual é o horário de funcionamento da Central? 

A Central Telefônica 135 funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. Os melhores horários para ligar são a partir das 16 h e aos sábados, quando a procura é menor.

Preciso ter algum documento ao agendar meu atendimento?

Ao ligar para o 135, o beneficiário deve ter em mãos:

1) O número de inscrição junto à na Previdência Social ou PIS/PASEP ou o NIT:

    a) O número do PIS/PASEP é aquele utilizado para identificar o empregado com carteira assinada;

    b) O número do NIT (Número de Identificação do Trabalhador) é aquele utilizado para identificar o contribuintes individual, doméstico e facultativo.

2) O CNPJ ou CPF do empregador;

3) O número do CPF, para menor de 16 anos, em caso de agendamento de benefício assistencial (BPC/Loas);

4) Documentos pessoais (RG, CPF);

5) O número do benefício (se estiver recebendo o auxílio-doença);

6) O número de um telefone de contato;

8) Papel e caneta.

Quais são os serviços disponíveis no Portal?

Confira alguns dos serviços oferecidos pelo Portal da Previdência na Internet:

- Agendamento de atendimento nas Agências da Previdência;

- Requerimento de auxílio-doença;

- Carta de Concessão e Memória de Cálculo de Benefício Previdenciário;

- Certidão Previdenciária para fins de Saque do PIS/PASEP/FGTS;

- Consulta sobre situação do benefício;

- Extrato de Pagamento de Benefício Previdenciário;

- Extrato de Vínculos e Contribuições Previdenciárias;

- Inscrição do contribuinte;

- Demonstrativo de Imposto de Renda;

- Registro de reclamação, sugestão, elogio e denúncia junto à Ouvidoria.

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