Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Maldição ou benção da cadeira?; Bem na foto!; Estamos providenciando...; Trânsito; Mentira?!!
28/03/2014

 Maldição ou benção da cadeira?

O secretário municipal de Administração, Mario Ariake, vai deixar o governo no final deste mês. O executivo se destacou na iniciativa privada, antes de chegar ao governo de Antônio Silva, na Prefeitura de Varginha. Ariake é o nítido exemplo de quadro técnico e competente que chegou no setor público para fazer diferença, e conseguiu grandes avanços na secretaria de Administração, que é a “espinha dorsal” do governo. Porém Mario Ariake, a exemplo de outros executivos experientes que passaram pela pasta, não conseguiu levar o grau de eficiência da iniciativa privada para a administração municipal, muito disso em razão das “mazelas políticas, maus hábitos do serviço público e conchavos eleitorais” e toda sorte de coisa ruim que ainda existe no poder público, em qualquer governo, diga-se de passagem. Antes de Ariake, o empresário Jordálio Oliveira, também já havia tentado implementar “novos ares” na secretaria de Administração, e trombou com o “modus políticos, que permeia todos os partidos e amarra todos os políticos brasileiros”. Não se sabe se a cadeira de secretário de Administração é uma benção ou uma maldição! Luiz Fernando Alfredo, que hoje é empresário e presidente da Fundação Hospitalar – FHOMUV, somente conseguiu destaque e reconhecimento depois de passar pela Administração, ainda assim ganhou fama de “tirano” entre os servidores. Paula Andréia, que também foi secretária de Admi-nistração, também não tinha “boa fama ou foi amada” entre os servidores municipais, mas somente depois de passar pela secretaria de Administração que cacifou-se no PT para desafios maiores. Outro ponto importante a dizer é que, pelo tamanho do “abacaxi” que é assumir a secretaria de Administração, dificilmente o prefeito vai arrumar um administrador renomado da iniciativa privada para fazer os ajustes necessários na Administração do governo municipal, pois o salário de secretário não é “atrativo” e ainda exige dedicação integral. Mas, seja como for, Luiz Fernando Alfredo, Paula Andréa, Jordálio Oliveira e Mario Ariake, são exemplos de “guerreiros que combateram o bom combate, embora tenham sido ven-cidos pelo pernicioso jeitinho brasileiro dos servidores públicos e políticos”. Certamente, nenhum deles vai esquecer o que aprendeu ou o que não se pode deixar fazer com o dinheiro público!

Contra ataque tucano

A visita do pré-candidato a governador do PT, Fernando Pimentel aos cafeicultores em Varginha inco-modou os “fazendeiros tucanos” da região. Na semana que passou o presidente do Centro Comercio de Café de Minas Gerais – CCC/MG, Archimedes Coli Neto, esteve com o pré-candidato a governador tucano, Pimenta da Veiga. No encontro foi acordado que, a exemplo de Pimentel, o tucano também terá a oportunidade de vir a Varginha e “palestrar” aos cafeicultores e expor seu plano de governo para o setor. A coluna já havia antecipado que a “cúpula cafeeira da região” é mais próxima do Governo de Minas tucano do que do Governo Federal petista. Além disso, é boato maldoso corrente entre os agricultores da região que nos últimos anos o “PT tem sido a maior praga do campo”! Pelo sim pelo não, é melhor que os petistas locais ponham suas barbas de molho, pois os cafeicultores, nas rodas de bastidores, não demonstram qualquer entusiasmo pela vitória petista ao Governo de Minas!

Bem na foto!

Boa iniciativa do governo municipal a instalação da academia de rua no alto da Vila Paiva, nas proximidades da faixa de servidão da linha de transmissão 138k, próxima à Subestação da Cemig, onde diversas pessoas fazem caminhada diariamente. A parceria entre a Cemig e a Prefeitura de Varginha vai permitir que o local fique ainda mais atrativo para os praticantes de esportes, além de agregar valor ao local, dando mais qualidade de vida aos moradores da região. Nos bastidores desta negociação entre Cemig e Prefeitura, o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Gazola foi fundamental, sem o qual não teria sido concretizada a negociação. Mas como o secretário Pedro Gazola tem perfil discreto, e seria necessária uma foto e release para imprensa informando a conquista, foi escolhido o midiático secretário de Esportes Toninho Gonçalves, para “pousar na foto sobre a onça morta!”. Desta forma, parabéns ao governo municipal pela iniciativa da academia de rua, parabéns ao secretário Pedro Gazola pela habilidade nas negociações e parabéns ao secretário de Esportes Toninho Gonçalves pela “simpatia fotográfica”! 

Esporte rural e marciano

Equipes da Secretaria de Esporte visitaram os PSFs  da Zona Rural e Escolas Municipais Rurais a fim de conhecerem a realidade das localidades e das famílias e também para buscar parceiras que viabilizem a realização do projeto Semel/Rural. A primeira edição do programa será no dia 31 de maio na Escola Municipal Rural José Pinto de Oliveira. A Semel esta descentralizando suas atividades e, com a fun-damental parceira do UNIS, tem levado o esporte a diversas pessoas e regiões da cidade, agora também na zona rural. O secretário de Esportes realiza uma boa iniciativa com mais esta ação que vai levar esporte a zona rural. Muito embora seja lembrado sempre nesta coluna, o secretário Toninho Gonçalves parece realmente estar se empenhando na pasta, a única coisa que deve “incomodar e fazer sombra em toda esta animação” do secretário é a comparação com o trabalho do ex-titular dos Esportes, talvez por isso o atual secretário “baniu” o ex-titular do Esporte para bem longe da Semel. O ex-secretário de Es-portes até que teve sorte, pois não conseguimos fazer contato com qualquer um dos supostos ETs que estiveram em Varginha, do contrário o atual secretário de esportes poderia ter mandado o ex-titular da pasta para dar aulas esportivas em Marte para os ETs famosos!

Estamos providenciando...

Em resposta aos ofícios enviados pela Prefeitura de Varginha ao DER em agosto de 2013 e fevereiro de 2014, solicitando a realização da obra de reparação do guarda-corpo lateral da Ponte sobre o Rio Verde, nas proximidades do Clube Campestre, quilômetro 254 da BR-491, que liga Varginha à Fernão Dias, o chefe do Executivo municipal recebeu como resposta do diretor Geral do órgão, José Elcio Santos Monteze, a informação de que a obra consta da programação de serviços do Departamento, mas não informou a data de quando a obra será realizada. Segundo o DER as obras deverão ser executadas através do programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas – PROMG, o que não alivia a tensão e preocupação dos milhares de motoristas que passam pela ponte danificada todos os dias na BR 491, que esta sob a (ir)responsabilidade do DER. Vale lembrar que a ponte está sem parte do guarda corpo desde o dia 04 de março de 2013, (mais de um ano) quando uma carreta bitrem que transportava cerca de 40 toneladas de café perdeu o controle de direção e caiu no Rio Verde, destruindo parte do guarda-corpo da ponte. Trocando em miúdos, o DER respondeu a carta da Prefeitura de Var-ginha, “barrigando o problema” e, tendo em vista o ano eleitoral, fazendo promessas para depois das eleições! Um absurdo!

Trânsito

Tomou posse na última terça-feira 25/03 a diretoria executiva do Conselho Municipal de Trânsito, que foi criado através da Lei Municipal Nº 5.740, e tem por finalidade garantir o acesso às informações, a par-ticipação no planejamento, operação e fiscalização do sistema de transporte coletivo por parte da co-munidade/usuários. Será que o referido conselho vai discutir o fato de não ter sido programado a criação de ciclovias na reforma do trânsito da região central da cidade? Será que vão atentar para o fato de que a instalação do Shopping Via Café, dentro da avenida do Contorno e próximo a Rodoviária, vai dar um “nó” no trânsito? Será que o referido conselho vai cobrar um transporte público mais eficiente e moderno na cidade? A esperar!

Por água abaixo...

No Dia Mundial da Água a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Copasa e Cemig se reuniram para desenvolver ações educativas em favor das águas, junto a crianças e adolescentes de Varginha! Muito bonita a ação, não fosse os diversos maus exemplos de cada uma destas instituições. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente até hoje não tirou do papel a coleta seletiva de lixo em Varginha. E olha que esta coleta seletiva é promessa antiga, que remonta ao governo passado e que o prefeito Antônio Silva também prometeu em campanha. Já a Copasa, que é reconhecida por suas salgadas contas e modestos investimentos na cidade, também não dá bom exemplo, quando se propõe a gerenciar o aterro sanitário da cidade sem o tratamento devido dos resíduos, e apenas enterrando o lixo. A Copasa torna-se um “grande gato, que vai (por um salgado preço) enterrar lixo e coco no quintal da cidade” ou seja, no aterro sanitário, sem fazer qualquer tratamento ecológico e moderno. Já a Cemig, maior arrecadadora de im-postos de Minas, que alias deseja aumentar suas tarifas em quase 30% nos próximos meses, esta até hoje na promessa de instalar iluminação pública moderna e mais econômica em Varginha. Por certo, se a Cemig investisse um pouco mais na iluminação pública, gastaríamos bem menos energia elétrica e pouparíamos mais água. Pelo que se vê, a secretaria municipal de Meio Ambiente, a Copasa e a Cemig não precisam se dar ao trabalho de “palestrar” para crianças nas escolas a fim de garantir um meio ambiente melhor e águas mais puras e fartas. Basta apenas que cumpram suas promessas e finalidades para as quais são muito bem pagas!

Mentira?!!

Os vereadores de Varginha vão se reunir com a população, numa audiência pública para discutir me-lhorias na Segurança Pública de Varginha. Segundo a nota da Câmara, também estarão presentes autoridades do Judiciário, Ministério Público, Executivo Municipal, Polícia Militar e Civil, “todos empe-nhados e se esforçando ao máximo para melhorar a Segurança Pública em Varginha”, pelo menos isso é o que estas instituições dizem à imprensa! Não é por acaso que a audiência pública será realizada no dia 1ª de abril, tradicional Dia da Mentira. Se as promessas de melhoria não forem cumpridas, as autoridades já terão até como se desculpar, fundamentando no 1º de abril! Afinal, não será a primeira nem a última mentira contada pelo Poder Público.

Cara nova

Aconteceu no último 15/03 a convenção do diretório municipal do PMDB. Surpreendentemente, com chapa única e consenso formado entre as diversas correntes do partido, coisa que não acontecia a mais de uma década. A empresária Ana Maria Silva Piva foi escolhida presidente da legenda na cidade, tendo na executiva municipal outras personalidades como o médico Vismário Freitas, os empresários Sebastião Rogério Teixeira, Leão Donizete Miranda e Barry Charles Silva Sobrinho. Diversos grupos sociais e políticos estão representados no diretório local. Segundo a nova presidente, o PMDB de Varginha estuda o lançamento de um candidato a deputado estadual e já trabalha na conquista de novos filiados para lançamento de chapa completa de vereadores em 2016. O PMDB de Varginha lançou candidato próprio a deputado estadual em 2010 e candidato a vice-prefeito em 2012. 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)