Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Viagem longa... o que comer na estrada
07/11/2013
Viajar com algumas paradas, para apreciar a culinária local é ótimo, cabe ao viajante fazer a escolha certa para manter a forma, ter uma boa digestão e curtir bem a viagem.

 

Alimentos leves e naturais são as melhores escolhas para uma viagem tranqüila, evitando salgadinhos de pacote, refrigerantes, amendoins e frituras em geral

 

O consumo de alimentos gordurosos ou outros que você não está acostumado podem causar mal-estar, indisposição, além do perigo de uma intoxicação alimentar. 

 

Aqui vão algumas sugestões sobre o que comer durante sua viagem, com segurança e saúde:

 

- Antes da viagem procure ter uma alimentação leve, evite o consumo de pratos muito calóricos e gordurosos, para que no dia da viagem você não sofra as conseqüências do que comeu antes.

 

- Se a viagem for curta, até quatro horas, procure fazer uma refeição leve antes de viajar e deixe para matar a fome quando chegar ao destino. Leve água e algumas opções práticas, como: barra de cereais, biscoito de água e sal, torradas e frutas.  

 

- Se a viagem for longa e você tiver que comer durante o trajeto, prepare sanduíches no dia anterior à viagem, embale e mantenha na geladeira. 

 

Para o sanduíche: 

 

- Escolha pães integrais, eles têm mais nutrientes e fibras do que o pão branco e proporcionam maior saciedade. 

 

- Frango desfiado, milho, peito de peru, cenoura, beterraba, alface, agrião, escarola, tomate,  queijo cottage, ricota, passas, são sugestões interessantes para compor o seu sanduíche e procure evitar maionese, queijos amarelos, salsichas, hambúrgueres, mortadela, salame e outros frios e embutidos que tenham muito sal e gordura em sua composição.

 

- Separe algumas frutas, lave-as bem e embale assim como o sanduíche e armazene em local fresco. Frutas de consistência firme são melhores para essas ocasiões, exemplos: maçã, pêra, goiaba, ameixa, pêssego.

 

- Hidrate-se com água e sucos.

 

- Para aqueles que não abrem mão de alimentos em restaurantes de estrada, faça escolhas saudáveis. Se for fazer um lanche, prefira os assados, sanduíches semelhantes aos citados , vitamina de frutas e sucos. Se for uma refeição mais completa, fique atento à higiene do local, se os alimentos são armazenados em balcão térmico, se os funcionários estão limpos, com unhas curtas, cabelo preso, se o banheiro do local é limpo e se possível conheça a cozinha do estabelecimento.

 

Evite comer com o veículo em movimento. Aproveite as paradas para se alimentar, esticar as pernas e descansar a mente e  boa viagem!  

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)