Coluna | Cidadania Reativa
Willes Silva Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
Varginha e Seus Desafios (II)
31/12/2012
No primeiro texto desta série falei muito mais de alguns desafios do prefeito eleito do município, Antônio Silva, do que sobre os desafios de Varginha propriamente ditos. Isto porque acredito ser importante para cidadão-contribuinte e eleitor saber que uma coisa é o que se promete durante uma campanha eleitoral, outra é o que se fará realmente à frente da administração municipal.

Certa vez, durante uma campanha eleitoral da qual participei ativamente, em resposta a um questionamento sobre uma promessa que achava despropositada, ouvi de um antigo político dito experiente, que “durante a campanha eleitoral você pode prometer tudo, fazer é outra coisa”. O que significa que se pode iludir à vontade o eleitor, o importante é ganhar as eleições.

Outro fato que sempre me chama a atenção também é que os eleitores votam no candidato confiando apenas em sua palavra. Centralizando toda responsabilidade apenas nele. Sem saber que, indiretamente, estão votando num grupo de pessoas com interesses muitas vezes divergentes, que apenas querem chegar ao poder para contemplar os seus interesses políticos ou não. E o que é pior, muitos sem o mínimo de comprometimento com o progresso da cidade e dos seus moradores.

O anúncio dos nomes do secretariado dá uma mostra de tudo quanto já escrevi, em se tratando de contemplar a colcha de retalhos que foi a coligação que elegeu Antônio Silva. Deixando a antever o caráter conservador que terá a próxima administração. Não que eu duvide da competência de alguns poucos indicados. Porém, a presença de algumas velhas figuras, já bastante conhecidas, não estimula o cidadão consciente a pensar que algo verdadeiramente novo possa vir a ser realizado. Salvo a indicação do PR, que traz em seu bojo um projeto já bem elaborado de resgate da cultura popular aliado à geração de renda e ao estímulo à economia criativa, o resto é aguardar para ver.

Aliás, seria interessante se a nova Câmara de Vereadores convocasse logo no início do mandato cada Secretário Municipal para, em uma audiência pública, expor o projeto de gestão da sua secretaria. Assim saberíamos quais políticas públicas seriam desenvolvidas em cada área da administração municipal, uma vez que de improviso já bastaram as últimas administrações.

A questão da sustentabilidade ambiental, tema importante que, inclusive, foi aludido na entrevista que fiz com o então candidato Antônio Silva, em meu programa “Viver Consciente” na Rádio Comunitária Princesa do Sul, parece-me que não será uma das prioridades do próximo governo municipal. Isso a julgar pela própria indicação ao cargo de Secretário do Meio Ambiente.

Enfim, como se vê, os desafios a serem enfrentados por Varginha e seus cidadãos a partir de 2013, não serão muito diferentes dos da atualidade, uma vez que muitos dos serviços públicos encontram-se sucateados a merecer redefinições e melhorias substanciais urgentes. Vale lembrar também há um grande desafio que compete ser enfrentado por todos os cidadãos-eleitores e contribuintes, que é, no exercício da sua cidadania, pleitear continuadamente que a próxima administração municipal prime pela transparência e pela ética na condução do destino da nossa cidade.

Continua...

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
21/04/2022 | E a fofoca, hein!
14/04/2022 | Tá ligado ?
31/03/2022 | E o Nietzsche, hein!
24/03/2022 | E a filosofia, hein!
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)