Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
Quando Você Se Ajuda
22/08/2012
Um cliente em terapia, após uma sessão de “Renascimento*”, contou-me que teve o seguinte sonho: “Num primeiro momento eu estava na sala de cirurgia de um hospital onde havia uma pessoa deitada sentindo muitas dores e necessitando de ajuda. Sem saber o que fazer, sentindo medo e angústia, o que eu mais desejava era sair logo dali. Foi quando uma mulher ao meu lado, dirigindo-me um olhar muito profundo, disse: “ajuda que passa”. Automaticamente, sem pensar em nada, lá eu estava falando palavras de estímulo à pessoa doente e ao vê-la melhor, mais animada, percebi que não estava mais com medo... em seguida eu estava num campo de batalha, numa situação de guerra onde havia muitos feridos, novamente senti medo e calafrios. Trêmulo e sentindo muita dor de cabeça, meio desesperado olhei para o lado e vi outra vez a mulher da sala de cirurgia que repetiu novamente: “ajuda que passa”. Outra vez, em segundos, eu já estava ajudando os feridos ao meu lado e senti-me bem novamente...”.

Contou-me também que ao acordar sentiu a sensação de que precisava fazer algo melhor pela sua vida, já que estava acostumado a ver os seus problemas como insolúveis. Apenas se preocupava, mas, não agia objetivamente devido ao grande medo que bloqueava sua mente e suas ações. Conversamos a respeito do sonho e ele compreendeu que os seus medos perderiam o sentido assim que confiasse mais em sua competência de responsabilizar-se pelas mudanças que se faziam necessárias na sua vida, fato que acabou acontecendo num breve espaço de tempo.

Esse relato vem de encontro à minha convicção de que as soluções para os nossos problemas estão em nosso interior, e que se realizam na medida em que nos dispomos a dar maior atenção a tudo o que acontece conosco. No caso dessa pessoa foi através de um sonho que se apresentaram algumas respostas. Para outras pessoas, às vezes, uma intuição ou até mesmo um sintoma corporal pode o sinal para a solução que necessitam.

Muitas das situações negativas que vivenciamos estão intimamente ligadas ao nosso próprio aprendizado e crescimento, mas, por perdermos muito tempo esperando que alguém nos ajude ou resolva para nós, nada de novo acontece em nossa existência. Reconhecer-se com capacidade de mudar e deixar de sentir-se pequeno diante das adversidades é, a princípio, a melhor ajuda que necessitamos. A partir daí tudo será percebido com maior clareza, e o equilíbrio conquistado será saudável e, provavelmente, duradouro.

Vale lembrar ainda que quando aperfeiçoamos a capacidade de ajudar a nós mesmos, com certeza também estaremos desenvolvendo nossa habilidade de melhor ajudar aos outros.

Boa Reflexão e viva consciente.

*O Renascimento é uma avançada técnica terapêutica que, através de relaxamento e respiração, potencializa a dissolução de traumas, bloqueios e outros desconfortos emocionais.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
18/03/2022 | Homo Homini Lupus
25/01/2022 | Ser mais
10/01/2022 | Não olhe para cima
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)