Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
Para Quem Deseja Renascer
22/03/2012
Todo desejo de mudança para ser bem sucedido depende muito mais da pessoa em si, do que das condições externas ou dos outros. Quem deseja transformar-se, vencer seus desconfortos emocionais, físicos e, até mesmo, espirituais, deve ter clareza de que aquilo que está buscando contribuirá verdadeiramente para sua realização efetiva em todos os setores de sua vida. E o caminho para conseguir esse feito é o da busca inteligente e conscientemente dirigida inicialmente para conhecer a si mesmo, para conhecer o seu “universo interior” que é aonde residem seus principais desafios. O “ambiente exterior” reflete o tempo todo aquilo que está contido dentro de cada pessoa.

Quem almeja níveis elevados de consciência e conhecimentos substanciosos para modificar a existência, deve saber que é impossível mudar se continuar sendo como sempre foi. Se permanecer acomodado naquilo que já é conhecido, repetindo hábitos e vícios de toda espécie, dificilmente chegará a um bom resultado no que se refere a um viver equilibrado e saudável. A chamada Lei da Evolução, inexorável em seus princípios fundamentais, nos diz de maneira bastante simples que: “é preciso deixar de ser o que se é para ser aquilo que se aspira ser”. Por isso toda a pessoa que deseje mudar algo em seu existir, necessita criar o entusiasmo apropriado para motivá-lo a persistir nessa tarefa. Pois mesmo que o processo de mudança, às vezes, pareça lento e desconfortável, e requeira maior dose de dedicação, é preciso manter-se confiante e perseverar em seu prodigioso bom combate. Afinal, parafraseando o poeta: “tudo vale a pena, se o propósito não é pequeno”.

Enfim, a melhor opção que todo indivíduo consciente pode fazer para si, é a de procurar ser sempre melhor do que tem sido. E isso é conquistado gradativamente, pois, a pressa e a ansiedade são más companheiras nessa viagem. E para manter-se estável nesse propósito deve estar vigilante a tudo que lhe ocupa a mente e às suas ações e posturas, pois, cada descuido poderá levá-lo de volta àquilo que, por ser ruim, necessita ser abolido da sua existência.

No que se refere ao lado espiritual da mudança, Cristo em sua divina sabedoria disse: “Aquele que não nascer de novo, não alcançará o reino de Deus”, e isso, se aplicado também à vida aqui e agora, significa a necessidade de renovação constante, de redefinição de posturas e valores, já que sem essas essenciais mudanças torna-se impossível usufruir plenamente da vida. Viver é bem mais do que repetir padrões, modelos e preconceitos, que aprisionam o desenvolvimento e anulam a potência pura que todos têm de, a qualquer tempo, renascer, evoluir e ser feliz.

Boa Reflexão e viva consciente.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
18/03/2022 | Homo Homini Lupus
25/01/2022 | Ser mais
10/01/2022 | Não olhe para cima
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2022 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)