Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
Comunique-se com Clareza
19/03/2012
Muitas das dificuldades que enfrentamos em nossa existência resultam da nossa falha de comunicação. E, mormente, pagamos um preço muito alto por não expormos de maneira clara e objetiva o que pensamos ou sentimos. Em qualquer nível dos relacionamentos interpessoais, essa deficiência resulta muitas vezes em sofrimento ou fracassos, pois, os outros não têm o dom de adivinhar o que acontece conosco. E nem mesmo possuem a obrigação interpretar as nossas falas ou gestos se eles não primam pela transparência.

Se, por exemplo, algo não vai bem numa relação com outra pessoa, é importante que você deixe isso claro. Se não gosta da maneira como está sendo tratado por alguém, isso só mudará se você expressar adequadamente a sua insatisfação. É bem provável que o outro até acredite que está tudo bem, se você não revelar que não está. Por outro lado, pode até acontecer do outro vir a se aproveitar da sua falta de comunicação para continuar lhe tratando sem o devido respeito, ou que o seu silêncio reforce a idéia de submissão à situação vigente, ou que você não possua opinião própria e, muito menos, amor-próprio.

Você não precisa concordar sempre com tudo ou com todos. Cada pessoa é única, singular em seus sentimentos e aspirações. E para viver bem não é necessário seguir tudo o que lhe dizem. Nem sempre o que os outros querem para você é adequado e bom para a sua vida. É importante compreender que, mesmo fazendo parte de uma família ou de um grupo, você pode ter anseios e expectativas diferentes.

É fundamental para alimentar sua autoestima e sua integridade que você seja afirmativo e autêntico. Que a sua comunicação traduza sempre a sua verdadeira intenção. Assim, com certeza, você estará respeitando a si próprio, e, os outros, em contrapartida, o respeitarão pelo que você é naturalmente.

Boa Reflexão e viva consciente.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
10/01/2022 | Não olhe para cima
29/07/2020 | Ser alegre
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)