Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
Muletas e Motivos
12/05/2011
A muleta é um artefato material feito para servir de apoio. Porém, existem as muletas emocionais que são aquelas desculpas utilizadas repetidamente por um número considerável de pessoas para justificar hábitos ou comportamentos inadequados, ou, ainda, na tentativa de convencer os outros sobre as causas externas de seus infortúnios ou sofrimentos. Mormente também são utilizadas por aqueles que se apegam a fatos acontecidos, na maioria das vezes, no passado longínquo ou próximo, para validar posturas negativas que teimam em repetir constantemente no presente.

Essas muletas podem ter inúmeras causas: crenças negativas, recalques, traumas e coisas assemelhadas. E quase sempre retratam situações que a pessoa, por não ter capacidade própria ou ajuda para ultrapassá-las, resolveu adotá-las como justificativa para qualquer tipo de fracasso. É praticamente um jogo psicológico onde a pessoa com baixa autoestima, se investe da postura de vítima ou de injustiçada, para obter compaixão ou dó, espécies de sentimentos negativos que em nada ajudam a quem deseja evoluir de maneira autônoma e saudável.

Fugir da responsabilidade para consigo mesmo é uma característica marcante de quem se utiliza de muletas emocionais, pois, o indivíduo ao delegar poderes sobre sua vida a pessoas ou fatos de qualquer natureza, perde a oportunidade de encontrar dentro de si bons motivos para enfrentar seus desafios e realizar objetivos que possam tornar sua existência produtiva e prazerosa.

Enfim, substituir subterfúgios ou muletas por metas valorosas é fundamental para quem deseja romper com o papel de perdedor diante da vida. Sendo essa mudança vital também para aquele que aspira encontrar em si mesmo motivos e valores positivos que nutram e renovem sua motivação, transformando a experiência de suas vivências em referências positivas e duradouras para nortear seu novo caminho rumo à sua autorealização.

Boa Reflexão e viva consciente.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
18/03/2022 | Homo Homini Lupus
25/01/2022 | Ser mais
10/01/2022 | Não olhe para cima
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)