Coluna | Cidadania Reativa
Willes Silva Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
Analfabetismo Ambiental (III)
19/01/2011
Com o intuito de avivar a memória dos leitores e o público em geral sobre o porquê do meu envolvimento com as questões ambientais, vou fazer uma breve narrativa quando começou a minha alfabetização ambiental. O meu interesse pela ecologia teve inicio precisamente no ano 1972 ao tomar conhecimento, via jornal, que em Estocolmo, Suécia, no período de 5 a 16 de junho de 1972 estava acontecendo a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano, com a participação de 113 países em Estocolmo, na Suécia. Essa Conferência foi de suma importância, por ter sido o primeiro grande encontro internacional com representantes de diversas nações para a discussão dos problemas ambientais, além de nela ter se materializado com maior profundidade o debate sobre a relação entre desenvolvimento e meio ambiente. Vale destacar ainda que, nessa Conferência o Brasil, liderando 77 países dos 113 presentes, já acusava os países industrializados de defenderem o crescimento econômico a qualquer preço.

Três anos depois, lá pelos idos de 1975/76, morando em Cachoeiro de Itapemirim e participando de discussões na Casa do Estudante, órgão de representação estudantil da cidade, já me preocupava os desmatamentos e a poluição de que era alvo não só Rio Itapemirim, mas, também o ribeirão de Burarama que era poluído principalmente pela indústria de cachaça existente nas suas proximidades que deitava no rio os seus resíduos.

A vida seguiu seu curso e em 1981 morando no Amazonas tive um contato mais real com as questões ambientais e sociais daquela região. Então estudando direito na Universidade Federal do Amazonas, especificamente a matéria de Direito Agrário, foi que percebi o quanto era profundo o assunto que envolvia a terra, o desenvolvimento e a ecologia. Fiquei aproximadamente três anos na Amazônia, os últimos dois anos como funcionário do Banco do Brasil na cidade de Tabatinga, na beira do Rio Solimões, fronteira com a Colômbia e o Peru. O suficiente para compreender que as conseqüências da exploração predatória e insustentável da floresta amazônica iam além da relação do homem com a floresta, abrangendo toda a vida que ali havia. A riqueza obtida por uns poucos, principalmente com a exploração da madeira, era a razão da miséria de muitos.

Em 1984, em Varginha, como um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e seu presidente, já encaminhava discussões sobre as questões ambientais da cidade. Discutíamos desde então uma política municipal sobre o meio ambiente, agregando outros setores da sociedade nesse debate. Como forma de despartidarizar a questão, em 1988 juntamente com outros ambientalistas do município, sob a marcante influência do Sérgio Regina, conceituado e corajoso defensor das lides ambientais, fundamos a Associação Ecológica Vertente, que teve como seu primeiro presidente o professor José Marcelino de Rezende Pinto e eu como vice.

A partir da Associação Ecológica Vertente e da participação ativa no Codema, juntamente com outros interessados no assunto, travamos uma espécie de enfrentamento não só com as Indústrias e outros estabelecimentos poluidores de Varginha, mas, também com Indústrias da região que poluíam sistematicamente o Rio Verde e outros rios pertencentes às Bacias do Rio Grande e do Rio verde. Em alguns casos chegamos a levar às esferas judiciais nossas denuncias. Através de artigos escritos nos diversos jornais da cidade, contando com a assessoria técnica do Sérgio Regina, ao qual sempre rendo gratidão pelo meu aprendizado, fui porta voz de inúmeras denúncias de agressões ambientais em Varginha e região. Muitas empresas acabaram por se adequar a normas ambientais com vistas ao tratamento de seus dejetos e resíduos. Nesse período ainda, quando da elaboração da Lei Orgânica do Município, membros da Vertente e do Codema participaram da discussão e inclusão de todo o capítulo que trata das questões ambientais no município, além da definição deliberativa da competência do Codema de Varginha.

À Frente da Associação Ecológica por diversos mandatos como presidente, em parceria com a chamada na época Delegacia Regional de Ensino, que tinha à frente a laboriosa Professora Lidia Braga Foresti, conjuntamente com a Plenária dos Conselhos Comunitários também por mim presidida, realizamos por muitos anos consecutivos, no mês de junho, a Semana do Meio Ambiente, evento essencialmente educativo e de formação de consciência.

Enfim, como se vê não é de hoje o meu envolvimento com a causa ambiental. Daí que quando falo em analfabetismo ambiental, falo com conhecimento de causa e por acreditar que está na hora de uma análise mais profunda sobre a questão e uma reciclagem no aprendizado ecológico. E em se tratando do nosso município, especificamente, o que existe hoje são muito discurso, reuniões e conferências, e muito pouca ação objetiva e concreta. Coisa que interessa muito mais aos analfabetos ambientais do que àqueles que realmente anseiam por uma cidade saudavelmente sustentável.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
21/04/2022 | E a fofoca, hein!
14/04/2022 | Tá ligado ?
31/03/2022 | E o Nietzsche, hein!
24/03/2022 | E a filosofia, hein!
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)