Coluna | Cidadania Reativa
Willes Silva Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
Tempo de adoção
17/02/2010
Parece brincadeira, mas, não é. Imagine a cena: você, cidadão, pleno em seus direitos de contribuinte, liga para a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos(SOSUB), já famosa pela desprestação de serviço, para solicitar a capina e limpesa da praça próxima à sua casa e ao invés de receber um prestimosos atendimento, o que você perplexo ouve é uma proposta para que com seus vizinhos adotem a referida praça, pois, a secretaria só estará em condições de atendê-lo, quem sabe depois do carnaval, ou da semana santa, ou da páscoa, ou sabe-se lá quando...

Depois dessa você cidadão ou cidadã vai ter que pensar mais de uma vez antes de resolver ligar para a Prefeitura afim de solicitar algum serviço, pois, se a moda ou a incompetência pega você poderá receber os mais estranhos ou inusitados convites. Já pensou? Você liga pedindo para taparem os buracos da sua rua, que a julgar pela paisagem da cidade não são poucos, e é convidado a adotar a sua rua ou pelo menos um buraco por menor que seja. Se você reivindica o desentupimento de um bueiro sugerem que você o adote e o desintupa; se pede para instalarem uma lixeira, sugerem que você compre e adote uma; reclama das caçambas que não possuem sinalização também mandam você adotar uma caçamba; comunica que tem cavalos e vacas atrapalhando o trânsito mandam você adotar os animais; liga pedindo uma ambulância sugerem que você adote o doente! Já pensou se a Policia Militar adere à mesma prática? Você liga pedindo ajuda que tem um ladrão em seu quintal, e o atendente do 190 pede que você adote o ladrão. Aliás, você nem pode chamar o meliante de ladrão, tem que identificá-lo pelas suas iniciais, sabia?

Que dificuldade, hein! A continuar assim, se você reclamar de um funcionário ou de um secretário, não duvide se eles te pedirem para adotá-los. E a seguir nesse andar da carruagem não se espante se amanhã ou depois lhe pedirem para adotar um vereador ou até mesmo o Prefeito. Porém, antes que isso aconteça, vale lembrar que você já os adotou quando votou neles, e paga-lhes o salário e seus impostos em dia para que administrem da melhor maneira a sua cidade.

Mudando de Assunto, mas, nem tanto. É bastante irônico, se não pura falta de visão administrativa e política, que, num tempo em que a cidade vive entregue às traças, ratos, baratas e outros bichos oportunistas(as eleições vêem ai!), vereadores façam requerimentos irreais ou demagógicos para que a Prefeitura aumente suas despesas. Se nem a Biblioteca Pública possui um local decente para sua instalação e verba para atualização do seu acervo, se até mesmo setores básicos como o de saúde e serviços estão deficientes, isso sem mencionar o déficit financeiro crescente, como desejar que o município adquira um imóvel de tão alto valor como o Cine Rio Branco? Talvez, já que estamos vivendo em tempo de adoção, devêssemos sugerir aos nobres interessados em tal proeza a adoção do cinema.

Mudando de assunto mesmo. Aprovado a criação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a dificuldade está em nomear alguém deveras comprometido com a causa ambiental, uma vez que a própria Prefeitura Municipal pelo analfabetismo ambiental de alguns dos seus gestores é um dos agentes que mais promovem, pela ação ou pela omissão, inúmeras ações que agridem e poluem o meio ambiente em nossa cidade. A preservação ambiental em todas as suas formas, não se faz apenas com discursos e boas intenções. Ela exige consciência, comprometimento, ação continuada e duradoura, inclusive.

Até breve.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
21/04/2022 | E a fofoca, hein!
14/04/2022 | Tá ligado ?
31/03/2022 | E o Nietzsche, hein!
24/03/2022 | E a filosofia, hein!
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)