Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
Auto-Aceitação(II)
25/05/2005
Visando tornar ainda mais claro o conceito emitido no artigo anterior, a atitude da auto-aceitação significa possuir a consciência plena do que se é, sem passar pelo crivo daquilo que os outros acham ou pensam, ou seja, a auto-aceitação é uma atitude singular, íntima, somente da pessoa que, ao ter plena clareza de suas qualidades, compreende suas dificuldades ou defeitos não como algo insuperável, mas, como desafios a serem vencidos.

Aqueles que vivem o tempo todo desejando ser aceitos pelos outros, tornam-se dependentes dos conceitos e pré conceitos alheios. Abdicam muitas vezes de suas qualidades, desejos e sonhos, para moldarem-se àquilo que acham que vai agradar aos outros. Isso é uma declaração de baixa auto-estima, um reconhecimento da incompetência de poderem ser eles mesmos. Pensando bem, é difícil ser autêntico e ao mesmo tempo agradar a todo mundo, na maioria das vezes quem vive para cumprir as expectativas alheias é infeliz. Aqueles filhos que apenas cumprem as expectativas dos seus pais, seja no campo profissional, nas relações interpessoais, etc., com certeza, num dado momento, vão arcar com a frustração de não poderem ter escolhido o caminho que mais desejavam trilhar, por não terem feito aquilo que mais desejavam fazer.

Quem conhece bem a si próprio e aquilo que deseja, estabelece conscientemente propósitos e metas para sua vida, e isso alimenta sua auto-estima, Já que passa vivenciar um estado de harmonia consigo mesmo, a usufruir melhor das oportunidades que a vida lhe oferece e a ter alegria em viver. Por conseqüência todos os seus relacionamentos têm maior qualidade, prazer e autenticidade.

A auto-aceitação, promove o conhecimento de sua totalidade, faz com que você se conheça por inteiro, e isso com certeza o motivará a fazer as mudanças que sempre desejou. Auto-aceitar-se é como olhar-se no espelho e dizer para si mesmo: “esta pessoa sou eu, com qualidades e dificuldades, eu a aceito e comprometo-me a realizar muito mais e melhor por ela”. E este pode ser um momento impar em sua vida, por isso deixe que a emoção brote, como se fosse a água límpida de sua fonte interna e que purifique os seus pensamentos e atitudes. Deste encontro consigo mesmo é que poderá fluir a motivação necessária para o seu crescimento e sucesso.

Boa Reflexão. Paz e Luz para você.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
18/03/2022 | Homo Homini Lupus
25/01/2022 | Ser mais
10/01/2022 | Não olhe para cima
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)