Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Ubatuba: o paraíso na Praia da Fortaleza
09/06/2009

- Para onde você seguiu no fim de semana?

- Fomos para a Praia da Fortaleza, no município de Ubatuba. É um local espetacular.

- Onde vocês se hospedaram?


A tranqüilidade e paz, mesmo em dia de chuva

Vida de pescador, ambiente saudável

 Ficamos em uma das melhores pousadas da região: a Pousada do Sol e da Lua de propriedade de Márcia Brandini.

- Como vocês foram acolhidos?

- Muito bem: “Fiquem à vontade e sintam-se em casa nesses dois dias. Podem utilizar livros, cds e dvds. Os licores no carrinho de bebida são uma cortesia da casa. Frutas, café, água quente e o bolo são para vocês, por isso comam sem parcimônia”. Essa foi uma das frases da carta de recepção que recebemos ao chegar.


Residências agradáveis entre o mar e a Mata Atlântica

Preocupação dos habitantes em manter a praia limpa

 Além da boa acolhida vocês receberam alguma indicação sobre o que fazer na região?

- Sim senhor: “Algumas dicas úteis: se o mar estiver bom e o tempo abrir é uma boa idéia fazer um passeio de barco com o Nel, o barqueiro local. Peça para que os leve até a Praia das 7 Pontes e almoce no quiosque do Seu Domingos (recomendo veementemente a sororoca com alho, óleo e alcaparras acompanhado de arroz, feijão e farofa de banana)”.


Arquitetura arrojada que contrasta com a simplicidade local

 Edificação antiga que contempla o oceano atlântico

 Bacana. Porém imagino que nesta estação de inverno você não possa ter ido degustar o delicioso prato preparado pelo Seu Domingos.

- É verdade. Porém Guilherme Johnston pensou em tudo: “durante a baixa temporada as opções de alimentação na Praia da Fortaleza são bem limitadas. Com o tempo bom vocês podem almoçar no quiosque do Vô Almiro (no meio da praia) ou no Hotel Refúgio do Corsário. Durante a noite, apenas o hotel estará aberto. De dia eles atendem em um quiosque em frente ao mar, lá no canto direito da praia. Portanto quando forem jantar e observarem as luzes da frente apagadas, não se acanhem e entrem no hotel, pois lá dentro estarão servindo normalmente”.


Infelizmente, o mar avança devido às mudanças climáticas

 Turismo ecológico e juventude na Praia da Fortaleza

Que interessante, pelo jeito ele pensou em tudo.

- Deixe-me contar: ”aqui na Pousada não servimos refeições, apenas café da manhã, que normalmente é das 8 às 11 horas. De qualquer maneira, caso não queiram sair pra jantar ou percam a hora, pedi às meninas que deixassem uma sopa pronta para vocês, café e água quente nas térmicas, um bolo na sala de jantar e as frutas. Assim vocês não ficam desamparados”.

- Me impressiona a maneira cordial e simpática como foram recebidos. A quantos quilômetros de Ubatuba se encontra a Praia da Fortaleza?


 Márcia Brandini, uma anfitriã corajosa    

Pousada do Sol e da Lua: um ambiente agradável

 Está entre Caraguatatuba e Ubatuba, a mais ou menos 30 quilômetros do Centro. Entretanto é um lugar paradisíaco. O cuidado para com a limpeza da praia, a coleta seletiva de lixo, o rigor na ocupação das áreas verdes, faz com que este seja um dos locais mais aprazíveis da região.

- E a pousada?


Não deixem de fazer um passeio de barco com o Sr. Nel

A exuberância da natureza na região

É uma casa agradabilíssima, muito bem decorada, extremamente confortável onde você pode ler tranquilamente graças à biblioteca existente com livros interessantíssimos, em tons de ocre e de rosa a harmonia visual contrasta com um bonito jardim onde a exuberância da flora equatorial se faz presente, pois, a edificação encontra-se em região de Mata Atlântica.

- E os quartos?


O local ideal para se descansar em uma rede

Do jardim da pousada avista-se a pequena baía atlântica

Confortabilíssimos. Dormimos o sono dos justos para, no dia seguinte, sermos despertados pelo cantar dos pássaros.


A religião se faz presente

- Como faço para hospedar-me na Pousada do Sol e da Lua em Ubatuba?

- Basta telefonar para (12) 9785.8187. Você ganhará dois novos amigos: Guilherme Johnston e Márcia Brandini, sua mãe. Eles são formidáveis!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)