Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Rio de Janeiro, um desafio para Eduardo Paes
28/05/2009

Corpo de Bombeiros.Brava gente, brasileiros que trabalham para socorrer o próximo

Lapa. Intervenções artísticas em espaço público

Arte popular em telha de cerâmica 

Porta artística do Mosteiro de São Bento

5.º Batalhão de Policia, uma edificação histórica

 Melancolia no cemitério. Bairro do Caju

Arquitetura clássica e detalhes de época

Cortiço e invasão no bairro da Lapa

- Você tem ido ao Rio de Janeiro?


Invasão, pichações e descuido para com o patrimônio arquitetônico 

- Sim! Graças à produção fotográfica que estamos realizando para registrar o acervo arquitetônico e cultural da Cidade Maravilhosa, tenho tido o privilégio de descobrir os encantos em rincões perdidos, em becos de vilas operárias, em fachadas de edificações imponentes e em detalhes dos imóveis de época, embora o Rio não tenha sido objeto de cuidado verdadeiro por parte das administrações locais nas últimas décadas.


Antiquários na Rua do Lavradio – Lapa

- É verdade. Mas algo está mudando. E para o bem! Soube que a Zona Portuária e o Centro antigo da capital fluminense serão revitalizados. Recentemente o prefeito Eduardo Paes solicitou a verba necessária para as obras junto ao Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo o que, certamente, beneficiará essa região esquecida e abandonada, que poderá ser transformada em um pólo cultural, comercial e turístico de alta relevância, como ocorreu em Buenos Aires (Porto Madero) e Belém do Pará (Estação das Docas).


Despacho, macumba, um ritual de vingança 

- Tomara que dê certo e que, finalmente, o Rio de Janeiro recupere o seu brilho e o seu glamour. Os atrativos são muitos, e comenta-se que de 2010 a 2013 a maior feira de negócios do mundo do futebol acontecerá também em terras cariocas.


 Solar de Santa – um dos hotéis mais sofisticados do Rio

- Excelente, não é mesmo? É impossível não amar esta admirável metrópole, porém há muito por ser feito, pois o estrago ocorrido é muito grande. Será que tem solução?


Fábio Knoll, fotógrafo, em harmonia com o imaginário popular

- Se depender do atual prefeito, Eduardo Paes, algo de muito positivo ocorrerá e beneficiará os habitantes, os visitantes e os turistas, que desejam, todos, usufruir da Baía da Guanabara, da Capital Imperial, ao conviver com a alma carioca e os cenários exuberantes que a natureza ofereceu aos fluminenses. Diz o Prefeito: "Por um longo período, vivemos uma espécie de romantismo social. Em nome de resolver determinadas questões, a política fluminense foi aceitando a convivência com a irregularidade, com a ilegalidade. Mas o que era apresentado como alternativa para os mais pobres foi descambando para a marginalidade. A desordem no Rio de Janeiro passou a ser endêmica, e hoje se manifesta das mais variadas formas".

 É um raciocínio lúcido e lógico, de alguém que está finalmente decidido a colaborar e exigir que o dia-a-dia dos cariocas melhore e volte à normalidade.


Casa de Banho deDom João VI – patrimônio histórico

- Deixe-me continuar lendo para você o que foi publicado nas páginas amarelas da Revista Veja de 20 de maio de 2009. Se Eduardo Paes mantiver a sua palavra, se conseguir realmente realizar o que propõe e pretende, em breve o Rio se transformará no principal Pólo Cultural e Turístico da América Latina. Posso continuar lendo?

-Pode.


Bairro da Urca – Fortaleza e história do Brasil  

Recanto de tranquilidade e sossego na Urca  

- "Nossa meta é que o Rio tenha um papel de cidade global do Cone Sul. Ou seja, que se torne um centro de tomadas de decisões, como sede de grandes empresas. Para que atinjamos esse objetivo, o Rio precisa aprimorar a sua rede de comunicações e de transporte e tornar-se um centro difusor de conhecimento no Brasil e na América do Sul." Ele afirma ainda: "Quero que o Rio seja a cidade dos pós-graduados, dos doutores. Outro aspecto é investir em atividades econômicas que respondem hoje por uma parcela importante do PIB mundial: entretenimento, turismo, lazer, cultura, moda, design e esporte".

- Mas como ele atingirá essas metas? O projeto me parece ambicioso e a tarefa quase que impossível.


O Rio de Janeiro, uma cidade maravilhosa

Vista do Rio de Janeiro do alto do bairro de Santa Teresa  

Não creio que seja impossível. E por isso torço pelo Rio de Janeiro e espero que Eduardo Paes não volte atrás em seus propósitos. Para chegar ao alvo, o prefeito ainda comenta: "Há um conjunto de práticas que podem ser usadas como exemplo: Nova Iorque, o caso de maior sucesso no mundo de restabelecimento de ordem urbana; Bogotá, que superou o problema da criminalidade extrema; e Barcelona, que aproveitou de maneira extraordinária a realização dos Jogos Olímpicos de 1992”.

-Vamos então parabenizar o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e torcer para que ele vença a corrente contra, supere as dificuldades e as burocracias e, histórica e heroicamente, restabeleça a cidadania na mais bela cidade das Américas.

- Éisso aí!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)