Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Vitória do Espírito Santo
20/05/2009

Fé e religião na capital capixaba

O Palácio do Governo, um belo exemplar de arquitetura

- O título do artigo está bastante sugestivo. Qual é a vitória do Espírito Santo?


No bairro de Ilha das Caieiras, um excelente restaurante 

- É engraçadinho você, não é verdade? Certamente a vitória do Espírito Santo é a luz divina que o acalmará para que não faça trocadilhos bobos.

- Risos (rsrsrs)...


A mais elegante capital do sudeste brasileiro

- Quanto tempo fazia que você não ia à capital do Espírito Santo?

- Mais de cinco anos! Fiquei muito bem impressionado com as obras ali realizadas, que modificaram a cara da cidade e a transformaram em um dos melhores locais para se viver no Brasil. É possível praticar esportes na belíssima orla urbanizada, onde você encontrará quadras de tênis, campos de futebol, pistas de cooper, ciclovias, entre outras opções simpáticas e saudáveis, como a Feira de Artesanato na Praça dos Namorados.

- Vejo que voltou encantado. O que foi fazer em Vitória?

- Encontrar amigos e trabalhar. Matar as saudades dos Beatles e relembrar o passado da antiga capitania do Espírito Santo, cuja história remonta a 1531 quando a ilha era habitada pelos nativos indígenas que a chamavam de Guaanaíra, a “Ilha do Mel”.

- Quando foi fundada Vitória?


 O acesso a ilha de Vitória se faz por pontes, por água ou pelo ar

 Edu Henning e Sr. Pinhão – proprietário do melhor restaurante do Brasil

- Em 8 de Setembro de 1551. É uma das mais antigas e aprazíveis cidades do Brasil. Entretanto, infelizmente, o seu patrimônio arquitetônico e histórico está literalmente ruindo e não há, aparentemente, nenhum esforço para salvar este acervo cultural que respeite as tradições e história do Estado. Sua catedral, embora recente (levou 50 anos para ser erguida – de 1920 a 1970) é muito bonita. Em sua cripta encontram-se os restos mortais dos bispos mais antigos e renomados do Espírito Santo.  


Existe uma grande expectativa quanto à recuperação do patrimônio histórico

Lixo e pouco caso para com os espaços públicos

- Sei que Vitória abriga o mais antigo convento franciscano do sul brasileiro, o Convento de São Francisco. Além desta histórica edificação, encontramos também a Igreja do Rosário que, em 2010, completará 350 anos de existência. Não é uma maravilha?

- E a Sede do Governo?

- Encontra-se no Palácio Anchieta, cuja construção data de meados do século 16, e mais uma vez comprova a importância do Espírito Santo na história da civilização brasileira.


Sossego e paz em Vitória

Exemplar que testemunha o passado da ferrovia

- Um dos meus sonhos é conhecer Vitória.

- Você vai adorar. Entretanto a cidade cresce a passos largos e seus belos manguezais vão dando lugar aos aterros, às ocupações indevidas, às invasões e ao desrespeito para com seu acervo natural, um dos mais belos da América Latina.


 Um dos pontos fortes da cidade é a culinária

Manifestação popular contra o mal estar social 

- E as praias?

- São várias, porém a minha preferida é a Praia do Canto, onde posso repousar, praticar esportes ao longo da orla arborizada e almoçar em um dos inúmeros e excelentes restaurantes que se encontram nas redondezas.


Uma cidade interligada por pontes 

Por todo lado a manifestação religiosa

- Alguma sugestão gastronômica em especial?

- Claro que sim! Ir ao Espírito Santo e não degustar uma bela e saudável moqueca capixaba é como ir à Amazônia e não comer peixe... É uma maravilha!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)