Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
A Flor do Cerrado
09/05/2009

- Quando o Rio de Janeiro deixou de ser a capital do Brasil?

- Respondo com uma pergunta: em que data Brasília passou a ser a CapitalFederal?

Movimento no animado aeroporto de Brasília 

Brasília - uma cidade arborizada

- Espertinho você, hein! Todos nós sabemos que no dia 21 de abril de 1960 o Centro Oeste brasileiro abrigou a nova sede administrativa do País. Naquela data, concretizava-se o sonho do então presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira.

- Você conhece Brasília? Reza a lenda que todos os que ali vivem nutrem um único sonho: deixar a cidade e voltar para a sua terra natal.


Dinâmica e movimento na Capital Federal

Esplanada dos Ministérios

 Ledo engano, meu amigo! Brasília é hoje em dia o futuro tão sonhado de uma nação integrada, em pleno Cerrado, terra dos tatus-bola, macacos-prego, veados-campeiros, quero-queros, corujas-buraqueiras, lobos-guará e das temíveis cascavéis.

- Víboras! Brasília abriga os políticos corruptos, gananciosos, enganadores, as verdadeiras serpentes brasileiras.

- Deixe de bobagem! O ipê-roxo e o ipê-amarelo, além de plantas medicinais e de arbusto genuinamente brasileiros, constituem a riquíssima flora de árvores de pequeno porte, verdadeiras heroínas de uma região semiárida e repleta de encantos.


Religiosidade e modernidade no Cerrado 

Linhas arrojadas na arquitetura de Brasília

 Qual é a árvore símbolo do Cerrado?

- É o pau-terra-do-cerrado.

- Discordo. É o ipê-amarelo ou o flamboyant.

- Quanta ignorância! O flamboyant (Delonix regia) é uma espécie exótica que veio das Antilhas e é utilizada na ornamentação e arborização de Brasília. O flamboyant não é brasileiro.


Uma cidade florida

A imensidão por toda a parte

- Mas o que o levaria a passar suas férias em Brasília?

- São muitos os aspectos que me atraem. Os habitantes são gentis, o lago Paranoá encanta pela sua beleza, o céu está sempre “decorado” por nuvens que comungam com a imensidão do Cerrado.

- Compreendo que adore a natureza e, em especial, o Cerrado. Se eu tivesse apenas dois dias para conhecer a Capital Federal, o que me sugeriria?


Cinco horas da manhã em Brasília

Ousadia na maravilhosa arquitetura

- Percorra o Eixo Monumental. Não há nada igual no planeta. Visite a Catedral, o Ministério das Relações Exteriores, e na Praça dos Três Poderes tenha tempo para admirar o desenho das obras do urbanista Lúcio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer. Veja toda Brasília do mirante da torre de TV. Aproveite para conhecer o Espaço Lúcio Costa, o Superior Tribunal Federal, o Palácio da Alvorada e o Senado Federal. Aproveite estes dois dias para desbravar os Eixos Monumentais Leste e Oeste. Passeie pelo Parque da Cidade e...

- Nossa, quanta coisa! Mas é tudo muito estático, não é mesmo?


Arquitetura arrojada no Eixo Monumental
A Marca Niemeyer presente em todo o Brasil 

- Engano seu! Brasília é uma cidade viva, onde há excelentes restaurantes, teatros, cinemas, turismo rural em seu entorno e uma vida cultural intensa. Vá a Brasília e descobrirá um outro Brasil!   

- Então tá!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)