Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
A boa comunicação
07/05/2009
Às vezes, muitas das dificuldades que enfrentamos na vida originam-se na nossa deficiência de comunicação. Digo isso, porque tenho observado que algumas pessoas sofrem muito por que não aprenderam a falar de maneira clara, aquilo que pensam e sentem. O outro ou os outros não têm o dom de adivinhar o que acontece conosco, não têm a capacidade de interpretar as nossas falas se elas não são objetivas.

Se algo não vai bem com você em relação à outra pessoa, é importante tornar isso claro. Se não gosta da maneira como está sendo tratado por alguém, isso só mudará se você expressar a sua insatisfação. É possível até que o outro acredite que está tudo bem, se você não disser que não está. E é provável também que o outro se aproveite da sua falta de comunicação para continuar lhe tratando mal, ou que o seu silêncio signifique estar submisso à manipulação dele.

Você não precisa concordar com tudo ou com todos. Cada pessoa é única, singular, têm os seus próprios sentimentos, seus próprios desejos. Para viver bem não precisa seguir tudo o que os outros dizem, pois, nem sempre o que eles querem de nós ou para nós é o correto, pode até ser bom para eles, mas, não é bom para a nossa vida. É importante entender que, embora, às vezes, façamos parte de uma mesma família, de um mesmo grupo, podemos ter aspirações e expectativas diferentes.

Bom para sua auto-estima é que você seja afirmativo, autêntico, comunicando-se com clareza o tempo todo. Assim, com certeza, os outros vão respeitá-lo pelo que você é naturalmente.

Boa Reflexão e viva consciente.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
18/03/2022 | Homo Homini Lupus
25/01/2022 | Ser mais
10/01/2022 | Não olhe para cima
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)