Coluna | Cidadania Reativa
Willes Silva Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
O burraco é mais embaixo, ou em cima!
17/03/2009


Choveu comentários sobre a “Crônica de um Bueiro Entupido”, tanto na web como nos jornais A seguir algumas sugestões e comentários a respeito do assunto: um ufólogo aventou a idéia de o bueiro ter alguma conexão com o caso do ET de Varginha; um grupo de “sem bueiro” se propôs a fazer um movimento para tombar o bueiro como patrimônio histórico de Varginha e incluí-lo no roteiro turístico da cidade tão carente de atrações; um pastor evangélico ligou dizendo que o bueiro é obra do demo e que só uma sessão de descarrego pode desentupi-lo; uma vidente de São Tomé afirmou que o bueiro entupido pode dar acesso a Machu Pichu; um deputado de Brasília disse que vai propor uma CPI dos Bueiros, pois deve haver muitos bueiros entupidos pelo Brasil afora; um emissário do presidente Lula sugeriu criar a Bolsa-bueiro, cada cidadão que tiver um bueiro entupido e os filhos na escola terá uma renda para desentupir seu próprio bueiro; o pessoal do casseta e planeta querem fazer um especial sobre o misterioso bueiro; o Luciano Huck pretende incluir o bueiro nas provas do caldeirão para ver se o pessoal soletra bueiro ou buero; até a novelista Gloria Perez mandou e-mail falando que depois do “Caminho das Índias”, vai escrever outra novela “A estrada dos bueiros”; até o indefectível Faustão, mais do que nunca, quer incluir a tarefa de desentupir bueiro no quadro “se vira nos trinta”; e o Boris Casói simplesmente disse que “o bueiro entupido é uma vergonha”; Ia esquecendo, o Barack Obama vai mandar um emissário para discutir como o bueiro afeta a segurança nacional dos EUA; E o pessoal do Bin Laden propôs explodir de vez “esse bueiro imperialista”.

Pois é, às vezes o que parece cômico é um tanto quanto trágico, e vice-versa, não é mesmo? Por exemplo, o fato de em dia de velório, quando chove, as pessoas prantearem seus entes queridos de sombrinhas e guarda-chuva por força das goteiras no Velório Municipal, ou de alguém se perder do seu enterro em algum matagal do cemitério.

Ironias à parte, outro fato que tem chamado a atenção já faz um tempo são as chamadas operações tapa-buracos, realizadas sob o comando (ou seria desmando?) da secretaria de obras e às expensas do erário público. A seguir algumas considerações a respeito: 1) Descontinuidade – muitas vezes tapam-se alguns buracos de uma mesma rua e deixam-se outros, até parece que a depender do tamanho alguns só serão considerados buracos realmente quando crescerem; 2) Num mesmo bairro, tapam-se buracos de uma rua e ignoram-se os buracos de outra rua próxima ou do seu próprio prolongamento – como se houvessem alguma hierarquia entre as ruas ou algum interesse maior por uma ou outra; 3) Muitas das vezes o trabalho é feito de modo tão precário(leia-se mal feito) que de um dia para o outro o buraco está a descoberto novamente; 4) Não sei se seria exigir demais, mas, não há nenhuma preocupação estética com o recapeamento asfáltico, se é que assim podemos chamar essa prática; 5) Atenção Codema – as operações tapa-buracos, do modo inconseqüente como são realizadas, são altamente poluidoras, uma vez que todos os resíduos de piche da massa asfáltica e britas quando chove vão direto para a rede pluvial poluindo ribeirões e conquentemente o Rio Verde; 6) Cada buraco mal tapado é prejuízo para os cofres públicos, ou seja prejuízo para os contribuintes que pagam regiamente seus imposto e têm direito a um serviço de boa qualidade.

No mais, enquanto seu fiscal não vem, você que é cidadão consciente deve também ser um fiscal de sua cidade. Zelar por ela faz parte do exercício consciente da cidadania.

Até a próxima...

Em tempo:

* Segundo consta, a novidade é que o prefeito, via internet, tem contato direto com seu secretariado e outros cargos de confiança, agora só falta mandar...

* Será ético o vereador usar as dependências da Câmara Municipal para efetuar inscrição de casas da Cohab? Não teria a referida instituição suas dependências próprias?

* Se o papel do Legislativo Municipal é legislar, por que será que tem vereador que mais parece um despachante, fica ligando para instituições privadas de ensino para pedir para perdoar dívidas de devedores ou conseguir vagas gratuitas. Que poder é esse?

* Aliás, se você quiser conhecer o caráter de algumas pessoas é só dar algum poder a elas...

* No marketing do governo estadual a educação é excepcional, enquanto isso, na sala de aula ela vai mal...

* Cidadania é... exercer direitos e responsabilidades!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
21/04/2022 | E a fofoca, hein!
14/04/2022 | Tá ligado ?
31/03/2022 | E o Nietzsche, hein!
24/03/2022 | E a filosofia, hein!
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)