Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
São Paulo, 455 anos e 1000 problemas sem solução
02/02/2009

Plantio na Rua Rocha - Bela Vista

25 anos de tradição e de convivência na praça

Desleixo e pouco caso para com o patrimônio de São Paulo

Peças de arte e bom gosto aos domingos

- 25 de janeiro de 2009. Estávamos todos reunidos. Íamos iniciar o jantar. Nossos convidados eram personalidades e personagens importantes. O tema do encontro etílico-gastronômico seria os 455 anos de idade da cidade de São Paulo.


Pastor Daniel, Senhora Carmen e representante da Subprefeitura da Sé

- Tenho a impressão de que você vive em um universo de fantasias à espera de milagres que transformem o seu cotidiano em um mundo ideal. Vamos lá! Dê asas à imaginação! Quem estava presente?

- Antes de citá-los, imagine a cena: estávamos todos em uma pequena sala decorada de maneira sóbria, onde prevaleciam objetos despojados adquiridos na Feira de Antiguidades do Bixiga. A mesa era redonda, o clima amigável e o vinho, nacional, era fruto dos esforços e competência de uma renomada vinícola gaúcha. O ambiente era descontraído.


Representantes do Espaço Cultural

- Estou imaginando. Mas quem eram eles? Por que estariam reunidos?

- Era um momento de confraternização. As questões político-partidárias ou de cunho puramente egocêntrico-egoísta não eram o tópico desse encontro entre amigos.

- Deixe de enrolar, quem eram eles?

- Luiza Erundina, gestora e administradora de São Paulo de 1989 a 1992; Paulo Maluf, ex-prefeito entre 1969 e 1971, no primeiro mandato, e de 1993 a 1996, no segundo; Celso Pitta, representante da capital paulista de 1997 a 2000; Marta Suplicy, prefeita de 2001 a 2004; e Gilberto Kassab, atual prefeito, no poder desde 2005 e reeleito em 2008.


São Paulo, uma cidade monumental

- É uma turminha interessante! Quem mais esteve presente ao encontro?

- Convidei a senhora Célia Marcondes, representante da Associação que protege o bairro Cerqueira Cesar e região; a senhora Carmem e o pastor Daniel, " os pais da Rua Rocha", no bairro da Bela Vista; a cantora Wanderléa, uma defensora da Natureza; a senhora Carmenza Saldias Barreneche, diretora de planejamento de Bogotá, (uma cidade singular, que serve de exemplo para todos nós latinoamericanos); você, fotógrafo jovem e parcialmente idealista; e eu, o anfitrião editor.

- Continuo ouvindo-o embora tenha a impressão de que você está cada vez mais distante da realidade em seus objetivos. Como foi o diálogo entre os convivas?


Shopping Cidade Jardim - luxo e bom gosto para todos

- Comecemos por Carmenza: "Os Estados e Governos locais, por serem os que garantem e se comprometem com a construção do que é bem público, além de assegurar o bem viver dos cidadãos, devem estar comprometidos com o sentido global de cidade, com o intuito de garantir os objetivos sociais e ambientais".

- Legal. Mas me parece um tanto teórico tudo isso, não acha? O que disseram os demais?

- Luiza Erundina: "Coloco meu mandato como deputada federal à disposição para a busca de verbas orçamentárias da União para a realização de projetos a serem defendidos pela associação Viva o Centro e pela população que habita ou trabalha na região".

- O que disse Paulo Maluf? Estou curioso...


Um processo lento de arborização na metrópole

- Passo então a palavra ao senhor Paulo Maluf: "Continuo um defensor do Centro e credito a sua deterioração ao aumento da criminalidade nessa área. O que significa que não basta criar infraestrutura para preservar e revigorar o Centro se, além de obras físicas e providências burocráticas, não se complementam também em ação social, ligado ao aumento de empregos disponíveis, à construção de moradias, como aquelas do projeto Cingapura, e em uma eficiente ação policial para coibir abusos que sempre existirão no Centro, deteriorado ou não.

- A conversa ia aparentemente esquentando. Como se manifestou Celso Pitta?

- O ex-prefeito afirmou: "Perde-se tempo e recursos simplesmente porque cada governo municipal se recusa a dar seguimento a um plano original e quer, a qualquer custo, imprimir a marca de sua administração. Por isso é que a recuperação do centro de São Paulo vai se arrastando..."

- Você concorda com ele?

Célia Marcondes da SAMORCC, o fotógrafo Diego Gazola e a cantora Wanderléa

- Aguarde. Depois darei a minha opinião. Deixe-me relatar a mensagem de Marta Suplicy: "Das ações que realizamos, destaco a restauração do Mercado Municipal, o conjunto habitacional erguido no local da antiga Favela do Gato, as reformas na Rua 25 de Março e no Parque Dom Pedro II, a instalação da Oficina Boracea, a construção das sete bases da Guarda Civil Metropolitana, além da recuperação do Corredor Cultural (hic!), praças do Patriarca e Dom José Gaspar (hic, hic!!!)”.

- E o atual Prefeito, Gilberto Kassab, não disse nada?

- Sim, falou bastante, porém pouco ocorre para a revitalização efetiva do Centro de São Paulo em sua administração. Preste atenção em seu discurso: "O Projeto Nova Luz é um dos mais importantes dessa gestão ( hic!), para a recuperação da área que antigamente era chamada de cracolândia. Estamos na fase final do processo de desapropriação e prontos para deslanchar a segunda etapa de consolidação do projeto.Existe um grupo de empresários de construção civil fazendo a concepção dessa próxima fase, que é definir o que fazer em cada área. Ruas comerciais - como Santa Ifigênia ; Duque de Caxias, Cásper Libero, entre outras - vão receber intervenções para melhoria do espaço público . Haverá alargamento de calçadas, melhoria de travessias, troca e uniformização de pisos, projeto de iluminação publica, paisagismo e ordenação do mobiliário, além da implantação de galeria técnica que comporta  a infraestrtura de tecnologia e informação como o cabeamento de fibra ótica.ª

A cantora Wanderléa participa do plantio de árvores na Rua Augusta

Artes plásticas e artesanato na Feira do Bixiga

- Excelente. Então o jantar foi um sucesso não é mesmo? Um exemplo de civilidade e de cidadania. Que bom.

- Pois é meu amigo. Nutro fantasias, sonhos, objetivos, utopias. Porém a realidade é outra. O Centro de São Paulo está imundo, abriga milhares de mendigos e de sem teto, de drogados, de assaltantes. As fachadas estão pixadas, o lixo acumulado nas calçadas; impera a desordem, o caos!!!

- O que podemos fazer para reverter esse quadro?


Árvores adultas em uma cidade secular               

Livraria da Vila - Shopping Cidade Jardim - um passeio inesquecível

- Provocar reações, abrir os olhos dos vereadores que em princípios nos representam, sensibilizar os comerciantes e os habitantes do centro para que reajam, mobilizar a população para que descubram os encantos arquitetônicos e culturais  da antiga capital, despertar o espírito cívico...

- E como terminou o jantar?

- De forma agradável. Todos se comprometeram a colaborar. Os ex-Prefeitos se tornaram grandes amigos, a Rua Augusta será totalmente arborizada, a Rua Rocha revitalizada e o Centro Antigo de São Paulo vai recuperar o seu glamour. Wanderléa continuará cantando e será a nossa "ternurinha", quer ela queira ou não!

- Acho que  agora você realmente pirou de vez.


Mãos bolivianas em arte sacra

Peças raras de antiquários na Feira do Bixiga

- Será? ..."Agora eu era o herói e o meu cavalo só falava inglês". La la la laralá...

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)