Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Salvador ou Guiana? Guiana e Salvador
19/01/2009

Porto da Barra

- Amigo, a minha sugestão é que escrevamos hoje sobre a Guiana. O que acha? Tive a oportunidade de pisar em terras guianenses quando estava em Roraima, recentemente, para o registro visual que estávamos desenvolvendo sobre esse Estado. Sugiro, inclusive, que o nosso artigo dessa semana seja: “Guiana, a África Britânica das Américas”.

- Discordo deste título. Todos nós sabemos que a colonização britânica na África foi traumática. Além do mais a Guiana é um país da América do Sul que aos poucos – como nós, brasileiros – está evoluindo e se posicionando como nação desta porção enorme de terras. É um país amazônico e, portanto, tem uma natureza exuberante com uma flora riquíssima. Sua história, como nação independente, é recente e remonta a 1970 quando tornou-se República. Prefiro então voltar para essas bandas de cá e dissertar sobre Salvador.


Vista do Centro Histórico de Salvador

- De novo? Já falamos tanto sobre a capital baiana...

- Pois é, mas nunca é o bastante. Quanto mais vou a Salvador, mais apaixonado fico por essa deliciosa cidade histórica. Salvador, novamente, vive um momento de intenso turismo e de muita visitação por parte de estrangeiros e de brasileiros. Com o aumento do dólar...

- Mas, e a Guiana?

- Voltamos a dialogar sobre essa nação oportunamente e em outra ocasião. Antes, desejo seguir para Georgetown, conhecer mais sobre esse País mestiço que foi povoado, inicialmente, por ameríndios, invasores europeus, negros escravos e imigrantes indianos. É tão fascinante, como a nossa querida Bahia.


Cúpula da Santa Casa da Misericórdia

- Tomara que a Guiana não destrua o seu patrimônio natural e adultere a sua costa como fez a capital baiana. A orla soteropolitana está horrível, descaracterizada, suja, desfigurada. É uma lastima!!!

- Acalme-se. Salvador está esplêndida. Por outro lado o Porto da Barra e a própria Barra foram competentemente revitalizados; as praças estão bem cuidadas, a cidade está limpa para os padrões brasileiros e o céu continua azul anil e a Baía de Todos os Santos continua maravilhosa! Adoro Salvador.

- E o Centro Histórico?


Forte São Marcelo

Representantes da EMTURSA e o editor

- Sobre esse assunto também temos boas notícias. O bairro do Santo Antônio Além do Carmo é o próximo coqueluche local. Vários casarões foram comprados e estão sendo restaurados. As pousadas da Rua Direita de Santo Antônio são charmosíssimas e no dia 16 de Dezembro último, Eric Gouguenheim, um herói, guerreiro, acompanhado de sua bela esposa inaugurou mais um espaço cultural para nós todos: o Café des Arts. Na ocasião do evento de abertura cerca de 300 pessoas prestigiaram o esforço dos verdadeiros amantes da cultura na cidade de Salvador. Adoro a Bahia!


Detalhes da academia de ginástica Vila Forma

O Farol da Barra

- Não seja redundante. Você já repetiu antes que gosta da Bahia e de Salvador, mas... e a Guiana?

- Deixe-me conhecer o país, visitar os montes Pacaraíma que atingem 2772 metros de altitude - bem na fronteira com o Brasil - visitar as cataratas de Kaieteur e navegar pelos rios caudalosos de seu interior.


Chegando na Guiana pela fronteira com Roraima

A bandeira da Guiana, país vizinho do Brasil

- O que significa Guayanas?

- No idioma indígena, terra das águas.


O sonho de descobrir a América do Sul

- Águas? Não vejo a hora de voltar para a Baía de Todos os Santos.

- Seu chato! Um de meus sonhos é o de conhecer o carnaval guianense e embalar-me nos sons do calipso.

- E o Axé? E o carnaval de Salvador? (Risos rsrsrs...)

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)