Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Boa Vista. Urge salvar a capital de Roraima!
25/11/2008

O sorriso roraimense

Figura de Makunaima em Monumento aos Pioneiros

- Quais foram as suas impressões dessa última viagem a Boa Vista?

- Voltei preocupado. Infelizmente a capital de Roraima está cedendo ao apelo do crescimento desordenado. É uma lástima...

Dois edifícios horríveis estão sendo erguidos em locais inadequados e, deploravelmente, desfiguram o semblante de uma das mais simpáticas capitais brasileiras.


Casa de Petita Brasil, uma das antigas e bem preservadas

- Concordo com você. Certamente os habitantes de Boa Vista não têm noção de quanto sua cidade é agradável e de quão grande é o erro ao tentar deformá-la. Em Boa Vista podemos atravessar as ruas sem sermos atropelados pelos motoristas, descansar debaixo de uma frondosa árvore, usufruir dos benesses da modernidade sem abrir mão de uma vida saudável, interiorana, singela e pacata.

- Sei disso meu amigo. Porém, aparentemente, há quem deseje destruir este núcleo harmônico, com arquitetura arrojada e planejamento urbano inteligente em prol da ganância, do despreparo e da ignorância ao acreditar que a estética local deva ser maculada com grandes edifícios mal planejados, de acabamento precário e duvidoso, que não respeitam um plano diretor evoluído. Os governantes deveriam ter como prioridade o bem-estar dos habitantes e não a arrogância dos construtores.


Catedral de Boa Vista

Design arrojado

- Boa Vista foi o primeiro município a surgir no então Território Federal do Rio Branco, o qual foi criado há 65 anos atrás, em 1943, pelo Presidente Getúlio Vargas. Caracaraí, segundo município do estado de Roraima, nasceu em 1955. Nos dias de hoje, podemos viver parte do passado de Boa Vista ao visitar a Prelazia, um imóvel elegante, recentemente restaurado e que abrigava outrora os padres Beneditinos.

- Você sabe quem foi o responsável pelo planejamento urbano de Boa Vista?

- Sim, sei. Foi o engenheiro Darci Deregusson quem desenhou, objetivou e pôs em prática o traçado de Boa Vista.


Ônibus adaptado para comercializar frutas

Monumento aos Garimpeiros

- O professor Aimberê Freitas descreve a capital como segue: "Olhando o mapa da cidade, observa-se que ela foi traçada em forma de um leque. Este tem por base o Rio Branco e como ponto de convergência a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco. Desta parte central partem 14 Avenidas que dão conformação no leque com o contornado por duas grandes avenidas circulares: Major Williams e Terencio Lima. A inspiração para esse modelo de cidade radial-concêntrico, Dr. Darci Deregusson trouxe de Paris, notadamente da praça do Arco do Triunfo. Boa Vista, com esse planejamento implantado pelos governos posteriores a Ene Garcez, tornou-se uma cidade planejada e, por isso, a mais bonita da Amazônia."


Palácio da Cultura

Manifestação artística pelas ruas da Capital

- Tomara que o Professor Aimberê, pessoa dinâmica e profundo conhecedor de Boa Vista, nos auxilie a despertar os habitantes de sua cidade para que não a destruam. Boa Vista merece ser preservada ao recusar a fúria gananciosa dos brasileiros que ainda não aprenderam a viver e a conviver com qualidade e de maneira inteligente em um centro urbano.

- Oxalá consigamos influenciar um grande número de pessoas, habitantes da capital de Roraima, para que consigam preservar a sua belíssima Boa Vista.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)