Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Primavera – cenário para falcatruadores
17/11/2008

Esforços pararespeitar a natureza

- Gostaria muito que, dessa vez, você falasse sobre Primavera que é um destino tranqüilo e bonito do Município de Rosana.

- Espere. Tenho algumas informações diferenciadas, tanto sobre Primavera quanto sobre Rosana. Você sabe onde se encontram estas localidades?


Religiosidade e crença na região de Rosana

- No Estado de São Paulo, próximo ao Mato Grosso do Sul e Paraná. Está na região administrativa de Presidente Prudente. Existe, nesse Distrito, um grande esforço feito para conscientizar os habitantes quanto à importância do reflorestamento e do respeito à natureza tendo em vista os múltiplos exemplos de devastação já ocorridos nos estados vizinhos, em terras paranaenses e sul mato-grossenses. Todos nós sabemos que as maiores reservas de araucárias já não se encontram mais no Paraná. É necessário ir a Campos do Jordão para se ter uma idéia do que fora outrora a belíssima região dos pinhões.


Arquitetura arrojada no interior paulista

- E do lado de cá, em terras paulistas, temos consciência da fúria devastadora que assola a região do Cerrado. Porém há algo pior nisso tudo.

- O que seria ainda mais nefasto do que o desaparecimento de espécies nativas, vegetais e animais de nosso querido Sudeste Brasileiro?


Mensagem importante aos habitantes de Primavera

- Vou ler para você o que encontrei hoje na internet e ficará certamente pasmo quanto às ações desenvolvidas para prejudicar os brasileiros e, no caso especifico o Município de Rosana e o Distrito de Primavera. Me entristece alertá-lo quanto a esses assuntos que, infelizmente, assolam toda a Nação Brasileira:

“Campo Grande (MS) - A Diretoria Geral da Polícia Civil (DGPC) colaborou com as polícias do Estado de São Paulo e Federal no cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisões, solicitados por uma carta precatória itinerante do judiciário paulista da comarca de Rosana (SP).


Paz e harmonia na igreja católica

- Segundo o delegado da Polícia Civil (PC) e Diretor Geral do DGPC, Fernando de Paula Lousada, “a operação foi feita de forma excelente em parceria. Uma vez que constantemente nos deslocamos para outros estados de posse de uma Carta Precatória Itinerante, e o judiciário do estado nos fornecer toda a estrutura aos nossos policiais, para que possamos solucionar as ocorrências criminais de Mato Grosso do Sul”.

A Operação Mexilhão Dourado, iniciada nesta manhã (6), cumpre 47 mandados de prisão e 65 de busca e apreensão. Em Mato Grosso do Sul, os mandados estão sendo cumpridos em São Gabriel do Oeste, Três Lagoas e na Capital.

Além dos municípios de Mato Grosso do Sul, Gramado (RS), Presidente Prudente, Colina, Rosana e seu Distrito Primavera (SP), têm envolvidos na operação. Entre eles estão ex-prefeitos, vereadores, empresários e comerciantes, acusados de participar de uma quadrilha que comandava um esquema de fraudes na Prefeitura de Rosana, no interior de São Paulo.


Delicadeza e fé em Primavera

- A polícia já prendeu pelo menos 20 acusados hoje. Dois são de Campo Grande, acusados de participar de fraudes em concorrências públicas, peculato, corrupção e formação de quadrilha. O grupo teria faturado R$ 35 milhões em dois anos com irregularidades em licitações públicas”.

- Nossa. Veja como somos inocentes. Quando passei por Rosana e por Primavera fiquei extremamente satisfeito ao conhecer mais uma região do Brasil onde, aparentemente, se vive de maneira tranqüila e saudável. Confesso que estas notícias me entristecem. Devemos nos unir a fim de lutar contra estes movimentos e estas atitudes que ainda prevalecem por todo o País. Certamente o nosso movimento de divulgar e difundir o que o Brasil tem de bom, aos poucos, irá tomando conta do espírito de uma parte importante da camada da população. Desenvolvemos um trabalho de formiga, porém, atingiremos o nosso objetivo: Respeito ao Brasil, Respeito à cultura e, sobretudo, Respeito ao próximo.


O Rio Paranapanema, tesouro líquido

- Por isso não consigo esquecer o que vi por aquelas bandas. A vista é maravilhosa. No Distrito de Primavera prestei atenção no “falar” dos pássaros, nas placas de sinalização, nos feitos do ser humano que incluem facilidades para o nosso bem-estar. Certamente nem todos fazem parte desse movimento maléfico de desvio de verbas destinadas à comunidade. Por isso, repito, fico chocado ao constatar que um pequeno grupo de pessoas consegue fazer tanto mal a tanta gente. Passo então a minha mensagem para todos aqueles que nos lêem. Visite Rosana e descubra o delicioso Distrito de Primavera. No verão, no outono, no inverno ou... na primavera!!!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)