Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Em Rosana, a última ou primeira rua de São Paulo
07/10/2008
PROMOÇÃO: Informe-se sobre como adquirir o livro BrasilZÃO

clicando aqui.


A pescaria em Rosana atrai adeptos de todo o Brasil

- Amanhã, terça-feira, é imprescindível encaminhar o artigo  para a coluna BrasilZÃO ao jornal Correio do Sul, até o meio dia.


Vista panorâmica

- Sei disso. Aproveitarei para enviar minhas impressões sobre Madri e o verão europeu.

- Não senhor. Vamos evitar as comparações dessa vez: Falaremos apenas sobre Rosana.

- Rosana, a loura de olhos escuros e lábios finos? Ou a morena Rosana intrigante de olhos verdes e lábios carnudos? Às vezes você me irrita com suas imposições.


Banco rústico na calçada da última rua de São Paulo

Ranchos com nomes exóticos

- Verdade? Então o convido a descansar seu espírito agitado e este corpo cansado no Rancho dos Irritados.

- Espere um pouco antes de evoluir em seus gracejos. Quem é essa misteriosa Rosana?


Diversas ilhas constituem a área de preservação no rio Paraná

Telefone público com temática regional

- Trata-se de uma pequena cidade civilizada no extremo sudoeste do estado de São Paulo. Lá longe, para nós paulistanos ou sobreviventes dessa metrópole impiedosa, porém generosa, que é a capital do Estado. Lá, onde as águas dos rios Paraná e Paranapanema se espalham pelas fronteiras com o Mato Grosso do Sul e com o estado do Paraná, respectivamente. E é um outro mundo meu amigo. Nessa saudável cidadezinha encontra-se a ultima via pavimentada de São Paulo.


Sinalização simples e eficientefont>

- Ultima via pavimentada? Talvez seja a primeira não é mesmo? É uma questão de ponto de vista. Literalmente. Depende do lado em que você se encontra.

- Agora sim você me confundiu. O que quer dizer com isso?

- Afirmo que se você vem do lado de lá da fronteira com o Paraná, certamente a Rua Antônia C.de Souza Pachú será a primeira do primeiro município paulista por onde você circulará uma vez adentrado em terras bandeirantes. Se você se encontrar, por exemplo, em uma das ilhas paranaenses, o lado de cá é o lado de lá. E o lado de lá é o lado de cá. Cá é acolá. Acolá é aqui. Entendeu?


Um paraíso a ser admirado

- (risos...) Há muitos anos  não me sentia tão a vontade em uma localidade. As pessoas ali passeiam pelas ruas sem preocupar-se com a circulação de veículos. Os animais domésticos fazem parte do cotidiano dos habitantes. O canto dos pássaros, o movimento do vento provocando pequenos estalos nos galhos das árvores (que  dão à impressão de apreciar  o encanto da represa), a gargalhada ao longe de uma criança, as idas e vindas dentro de um ambiente  de vida agradável, longe da turbulência endiabrada das dinâmicas, porém infelizes outras cidades interioranas paulistas.   

- Agora sim começo a compreendê-lo. Trata-se de um balneário, não é mesmo?

- A infra-estrutura criada para lazer e ócio é muito eficaz. Há placas de sinalização turística, telefones públicos, banheiros e duchas para todos. O ideal mesmo é você alugar um barco e deixar-se deslizar pelos volumes do precioso líquido.

- Para que eu possa obter maiores informações sobre Rosana, o que devo fazer?


Rosana

Tráfego de gado na primeira rua de São Paulo

- Fale com Milton Rodrigues Maleski, uma pessoa simpática e acessível, responsável pelo turismo local. Seu telefone é (18) 3288-8232. Agora, se quiser descansar no Rancho dos Irritados...

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)