Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Um norte para o Sul de Minas
23/09/2008

Um sonho realizado: recuperação de patrimônio em Varginha

 - Estou muito feliz hoje! Vamos lançar o livro Brasilzão em Varginha. Nossa!!! Vou abrir um champanhe em sua homenagem. É raro vê-lo tão contente. Você é tão ranzinza...


Uma preciosidade no Sul de Minas: Campanha

- Tem razão. O primeiro fato que me deixa satisfeito é constatar que um sonho possível tenha sido realizado.

- Que sonho é este?

- Lembra-se daquele antigo casarão, em Varginha, que parecia condenado à destruição? Ele foi restaurado e certamente servirá como exemplo para que os habitantes voltem seus olhares para o pouco que resta do patrimônio histórico e arquitetônico da Capital do Café.


A pacata Luminosa no vasto universo verde da Mantiqueira

- Capital do café? Capital da ufologia? Você, pra variar, está sempre exagerando quando se trata de sua terra natal. Certamente Três Corações, Guaxupé ou outra cidade qualquer do Sul de Minas poderá também outorgar-se este título.

- É verdade! Esta esplêndida região tem múltiplos encantos! Iniciemos então por Varginha. É uma cidade de porte médio que poderá se tornar um exemplo para todo o Estado de Minas Gerais, caso consiga mudar a atitude de seus habitantes e de seus dirigentes: comecemos pela tolerância zero à insegurança, à destruição de seu passado, ao analfabetismo, ao desrespeito às leis de trânsito e à poluição visual. Chega de derrubar árvores! Um basta à verticalização desenfreada e mal planejada; aplausos para as ações voltadas à preservação do meio ambiente e ao bem-estar da população. Em vez de nutrir o engodo da expectativa de crescimento desorganizado, lutemos para organizar as nossas vidas e colaborar para a evolução verdadeira de nossa cidade.


Memorial Padre Vitor

- Compreendo seu sentimento. O Sul de Minas é uma região especial: como se fosse um estado dentro de outro estado, um país dentro de uma gigantesca nação. Por ali temos a nossa querida Campanha, cidade onde o passado e as lembranças convivem com o presente em seus paralelepípedos, nas edificações seculares e na alma de seu povo.

- Isto me faz pensar em outros aspectos sadios do nosso querido Sul de Minas. A bucólica Luminosa, distrito de Brazópolis, nos encanta com seu diminuto tamanho, dentro de uma vasta área verde, espetacular! Três Pontas e Aiuruoca, com vocações tão distintas e povo tão acolhedor, estão entre as demais localidades que, se unidas, criarão o destino turístico da República Brasileira do Sul de Minas.


Monumento à Colheita do Café - Três Pontas

- Você, mais uma vez, está divagando, caro amigo.

- Não estou, não! Talvez você não compreenda, porém o meu sonho vai além da recuperação do casario de Varginha ou da estação ferroviária de Aiuruoca, obra heróica de Nair Arantes. Desejo nos ver todos unidos e reunidos pelo bem-estar de nossa região.

- E se criássemos um movimento turístico-cultural para eleger a Capital da República Brasileira do Sul de Minas?


Uma lutadora pela preservação
do patrimônio histórico no Sul de Minas

- Excelente idéia! O Título de "Capital da República Brasileira do Sul de Minas" poderia ser válido por um ano. Para que a cidade pudesse ser candidata, seria indispensável que seus administradores e gestores cumprissem certos requisitos básicos estipulados numa espécie de regulamento...

- Me parece complicado. Quais seriam as exigências?

- Plano de saúde para todos os habitantes; educação para todas as camadas da população; arborização em toda a mancha urbana; recuperação do patrimônio histórico; água e esgoto tratados para todos os bairros; áreas de lazer; limpeza, coleta seletiva de lixo e reciclagem; diminuição do crescimento demográfico; enfim, uma profunda revolução visando a tornar-se a melhor cidade de Minas Gerais e uma das melhores da Federação Brasileira!


Varginha, um enigma...

- É, você está realmente sonhando! Sonhando não, delirando!!!


São Thomé das Letras: uma mística cidade

- Deixe-me em paz! Continuarei lutando pela minha terra. Amo o Sul de Minas! "Sou mineiro de Minas, mineiro de Minas Gerais..."

- É inacreditável! Dizem por aí que os loucos são os gênios. É ver para crer. Crer para ver...

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)