Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
São Paulo - A Primeira Corrida na América do Sul
04/08/2008

O Vigilante Rodoviário foi um grande sucesso na televisão

-Quem foi Vergniaud Calazans Gonçalves?

- Desta vez você não me pega, pois juntos tivemos a oportunidade de ouvir falar deste querido jornalista, autor dos livros História do Automóvel e A Primeira Corrida na América do Sul. Calazans Gonçalves colaborou durante anos com revistas especializadas como, Moto Show, Auto Esporte e Autos Antigos, com seus deliciosos artigos que retratavam tanto a história do automobilismo brasileiro como relatos e fatos referentes à história do ônibus no Brasil.


Marcas famosas no início de uma trajetória industrial internacional

- Lembro-me bem dele, era uma pessoa tranqüila. Nascido em 1914, tinha como educadores seu pai baiano e sua mãe, a Dona Guiomar Calazans Gonçalves, que foi a primeira mulher formada em odontologia no Brasil. Do nordeste, partiu para a internacionalidade após o seu casamento com a calígrafa japonesa de Yokohama, Etsuko Ishikawa.

- Calazans publicou também o único e pioneiro livro sobre a primeira corrida na América do Sul. O evento correu em 1908, e, este ano, estamos celebrando o centenário deste espetacular momento em que os primeiros automóveis Fiat e Renault, entre os mais cotados na Europa, foram as vedetes da prova.


Clima festivo num domingo ensolarado

- Você tem este livro?

- Tenho um único exemplar da edição impressa há 20 anos, em 1988. Na época, o Conde Honório Álvares Penteado entusiasmou-se pelo assunto e auxiliou na viabilização financeira do projeto editorial.

- Um dos personagens do livro, certamente o principal, foi o vencedor na categoria de 40 CV. “No Parque Antártica a multidão explode entusiasmo. Aguardava a Lorraine-Dietrich. Mas o carro que está cruzando a linha de chegada é um Fiat. O Fiat de Sílvio Penteado. São 14h 46’05’’. Ele tinha partido às 13h 16’. Portanto levou 1h 30’05’’ para fazer o Circuito de Itapecerica. Uma performance extraordinária. É o homem mais rápido do Brasil, pois tinha percorrido 75 quilômetros desenvolvendo a média horária de 50 quilômetros. O seu Fiat de 40 CV levou um minuto e 50 segundos de vantagem sobre o Lorraine-Dietrich de 60 CV dirigido por Jorge Haentjens. É um carro mais veloz que a motocicleta Griffon de Eduardo Nielsen, que completa o Circuito em 1h 54’48’’.


Um verdadeiro deleite para os que apreciam automóveis antigos

Época de opulência e de loiras glamourosas

Gastão de Almeida, que tinha superado o problema no reservatório de óleo, chega às 14h 57’45’’. Seu tempo de percurso é de 1h 57’45’’.

O Vigilante Carlos, verdadeiro sucesso de mídia

Jordano Laport obtém o melhor tempo na Categoria C, cobrindo o percurso em 1h 45’04’’. Na Categoria B, embora com o Delage, uma voiturette de 8-9 CV, Antônio Prado Júnior completa a prova no tempo de 2h 00’48’’.” Leia o livro e você terá uma idéia do tempo que levava para ir de Rio a São Paulo (36 dias), e o quanto devia ser espetacular este Brasil de antanho. Pelo livro você terá também uma idéia do que foi uma cidade tradicional como São Paulo. A Confeitaria Castelões, por exemplo, nos dá uma idéia da vida pacata e formal desta cidade no alto da serra.

Arte e qualidade aliados à tecnologia daqueles tempos

- Não houve nenhuma comemoração em homenagem aos 100 anos da Primeira Corrida na América do Sul?

- Domingo passado, dia 27 de julho, o Automóvel Clube do Brasil buscou sensibilizar os paulistanos por meio de um belíssimo passeio de automóveis antigos, que percorreram ruas e avenidas num dia ensolarado deste inverno caloroso.

Personalidades são homenageadas no evento comemorativo

- Fiquei um pouco decepcionado com a falta de público ao evento. Nós sabemos que no Brasil as montadoras internacionais não medem esforços para investir em plantas e fábricas, motivando assim o brasileiro a adquirir seu próprio automóvel visando, em princípio, facilitar a sua locomoção regional e nacionalmente. Entretanto, quando surge uma verdadeira oportunidade como essa, percebemos o grande desinteresse por aspectos culturais deste país. Como justificamos a falta de patrocínio e a ausência de empresas como a Fiat, Peugeot e a Renault, que em tese seriam as principais interessadas em que este evento fosse um verdadeiro sucesso e propiciasse um retorno institucional de grande envergadura?

- Tem razão! Ao mesmo tempo, não consigo tampouco compreender a falta de público registrada naquela manhã, tendo em vista que o brasileiro tem como grandes paixões o futebol, a música, a televisão e o seu automóvel. O que aconteceu?

- A assessoria de imprensa conseguiu ser bastante competente e a mensagem foi veiculada através de alguns veículos importantes, porém, algumas falhas também comprometeram a apresentação: 1) o microfone falhou; 2) os banheiros químicos chegaram praticamente no final do evento; 3) vários pilotos homenageados não compareceram para receber esta homenagem. Por quê?


A pouca freqüência ao evento traduz falta de interesse pela nossa história

- Acho que tenho a resposta. Faltou trabalhar de maneira séria a motivação dos habitantes para que se informassem e descobrissem o quão fantásticas foram a descida à Serra do Mar, a descoberta do Circuito de Itapecerica, a Primeira Corrida e, sobretudo, ter conhecimento dos personagens importantes que, de atoleiro em atoleiro, percorriam horas a fio para desbravar terras brasileiras pelo meio de locomoção que viria a mudar o futuro dessa nação, que adotou o transporte rodoviário como o grande trunfo de sua produção industrial.

brasileiros. Por pura incompetência e falta de interesse pelos aspectos importantes que formam a historia de uma nação: o Brasil optou por ser um dos principais e mais importantes produtores de carros do Planeta, porém, ao mesmo tempo, subestima a sua própria história.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)