Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Parintins: um duelo cultural espetacular!!!
09/06/2008

A beleza feminina presente nas manifestações

O Bumbódromo comporta mais de 60 mil pessoas

A ciência e arte na composição dos personagens

Esculturas gigantescas que tomam vida

Todo cuidado para manter o segredo

- Fiquei imensamente feliz ao saber que a TV Bandeirantes fará a cobertura do Festival de Parintins, que será apresentado para todo o Brasil e para alguns países estrangeiros!


Nos galpões os segredos a serem desvendados na Festa

- Faca de dois gumes!  Temo que a festa de Parintins perca as suas características originais, como ocorreu com a Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos, ou o Carnaval de Salvador, que se transformaram em uma grande operação comercial em detrimento dos aspectos culturais.


Missa de Ação de Graças

- Acredito que, desta vez, será diferente. Os torcedores do Garantido e do Caprichoso, grupos rivais nesta simpática competição cultural e regional, estão cientes da importância de preservarem-se os laços culturais no desafio desta belíssima competição.

- Volto a sonhar com o balanço da toada do Vermelho. E você?


O inicio de uma obra monumental

- Continuo fiel ao Azul, meu delicioso e magnífico Caprichoso! Neste ano de 2008, o 43º Festival de Parintins novamente exibirá o imaginário popular através das esculturas, estátuas movimentadas pelos hábeis artesãos engenheiros do Caprichoso. São meses de trabalho, em sigilo, que reúnem dezenas – às vezes centenas – de pessoas envolvidas na missão de encantar o povo de Parintins, os brasileiros e todo o mundo. A Band certamente compreenderá a importância de divulgar, de maneira competente e cultural, a mais bela das festas brasileiras!

- Já no Garantido, o artista plástico – gênio das artes – Agostinho Teixeira promete que seus personagens terão vida com movimentos quase humanos, quase animais. Ele nos promete surpresas, por meio das 3 tribos que embelezarão o contexto do boi de arena.


 Um trabalho minucioso de artistas e artesãos  

- O Caprichoso certamente não fará feio. Aliás, foi o campeão em 2007.

- Sei disso, meu amigo. Lá estávamos nós dois, alentando o sonho de lançarmos o guia turístico e cultural da nossa querida Parintins, cuja Festa ocorre justamente no mês de junho. É o verdadeiro espetáculo da alma brasileira em plena selva, no coração desse país gigante, entre Manaus e Belém do Pará.

- Deixe-me salientar que o diretor de arena do Caprichoso, Edvan Oliveira, apresentará magistralmente as espetaculares loucuras do Caprichoso. Homenageará os parintinenses que, em parte, sonham com uma nova vitória.


Esboços e desenhos que tomarão vida na arena

Um dos maiores espetáculos do Planeta

- Sei não! Fique atento. A turma do Garantido, quietinha, se prepara para a desforra cultural!  Este ano, vai dar Garantido na cabeça!  Não seja caprichoso!

- Bobagem sua. A única coisa garantida é a vitória do Caprichoso.

- Caprichoso ou Garantido! Daqui do frio paulistano, saudamos o povo de Parintins, esses artistas natos que nos oferecem o mais belo presente desta nação: o Festival de Parintins! Façam suas malas...

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)