Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Imbituba em respeito à natureza
23/05/2008

Igreja matriz de Imbituba

- Você conhece Imbituba?

- Fica em Santa Catarina. Foi, no passado, um local importante para a pesca de baleias.

- Que estranho! Hoje em dia, os turistas seguem para Santa Catarina justamente para assistir ao espetáculo proporcionado pelos magníficos mamíferos, que fazem evoluções e acrobacias nas águas próximas às praias.

- Pois é! Atualmente, Imbituba é considerada a capital da baleia-branca. Suas praias são idílicas, e de julho a novembro um número grande de pessoas se desloca até a pacata cidadezinha para assistir a um dos mais fascinantes espetáculos naturais do oceano atlântico.


Lagoa de Ibiraquera

- No próximo dia 21 de junho, a cidade completará oficialmente 50 anos, embora tenhamos informações de que, já no início do século 18, aquelas terras acolheram açorianos vindos do mundo distante em busca de uma nova vida.

- O que quer dizer Imbituba?

- Vou ler para você a explicação que encontrei: "O topônimo Imbituba provém de um idioma indígena. Embetuba ou Imbituba significa região com imensa quantidade de imbé, espécie de cipó escuro – roxo, muito resistente, usado na confecção de cordas”, segundo os historiadores Antenor Nascente e Teodoro Sampaio.


Praia do Porto

Lua na Barra de Ibiraquera

Praia da Ribanceira

- Hoje em dia, trata-se de um excelente destino turístico, onde podemos percorrer trilhas costeiras e apreciar a paisagem ou visitar as belíssimas praias, dunas, rios e ilhas que compõem o cenário daquela exuberante natureza. A Lagoa do Meio, Lagoa do Peri, Lagoa de Itaquera, Praia do Rosa (famosíssima!) ou praia de Ibiraquera, entre outras, igualmente maravilhosas. É também o paraíso dos surfistas.


Museu da Baleia

- Tudo isso me fascina e me apavora.

- Por quê?

- O excesso de divulgação, o turismo predador, a falta de infra-estrutura adequada para receber os visitantes, tudo isso poderá comprometer grave e irremediavelmente o patrimônio natural daquele ambiente descoberto há séculos, quando alguns missionários foram enviados pelo governador do Rio de Janeiro com a missão de catequizar os índios Carijós que viviam ao longo do litoral catarinense.


Casa genuína de embarcações

Praia da Vila

- Sejamos positivos e vamos acreditar na administração atual que, certamente, fará tudo para preservar Imbituba e o seu entorno natural.

- Oxalá!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)