Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Caçador nas terras do Contestado
11/05/2008

 Museu Histórico e Antropológico do Contestado

- Você tem uma idéia do que foi a Guerra do Contestado?

- Conheço um pouquinho dessas questões fronteiriças. Entre outubro de 1912 e agosto de 1916, muitas pessoas perderam suas vidas na sangrenta disputa que ocorreu entre as províncias de Santa Catarina e do Paraná.

- Apenas solicitei uma informação. Não precisa passar adiante as suas idéias sobre violência ou o seu descontentamento pelo comportamento do brasileiro.


Detalhe do Museu Histórico e Antropológico do Contestado

Revolucionários

- Então vamos lá: Caçador é o nome de uma cidade que se encontra em uma região onde, obviamente, havia muita caça. Aos poucos foram dizimando a natureza por causa da rica madeira existente na área. Os animais foram sendo abatidos e, infelizmente, mudou totalmente o perfil da região.

- Tudo bem. Mas o que encontramos de interessante nos dias de hoje em Caçador?
- Felizmente houve toda uma conscientização de preservação da natureza e de respeito aos hábitos e história locais. Elenco a seguir alguns tópicos importantes para que você possa ficar curioso e passar uns dias por lá:


Catedral São Francisco de Assis

 Floresta Nacional

-Museu Histórico e Antropológico do Contestado, que se encontra em um edifício o qual retrata a primeira estação ferroviária de Caçador (o seu acervo é espetacular e impressionante), Catedral São Francisco de Assis, Ponte Antônio Bortolon (que foi destruída nos anos 70 e cuja réplica fiel à original encanta a todos que por ali passam). Floresta Nacional de Caçador (que abriga espécies de fauna e de flora nativa). Parque das Araucárias e o surpreendente Monumento à Madeira (um tronco de Imbuia com centenas de anos de existência e três metros de altura).


Ponte de madeira

Pôr-do-sol

- Vejo finalmente que você ainda tem sensibilidade para aceitar que nem tudo está perdido. Tomo a liberdade de sugerir que todas as pessoas que tiverem acesso a essa mensagem busquem aproximar-se da alma de Caçador que, certamente, é um destino turístico catarinense dos mais interessantes. Agora faço uma pergunta a você: quem nasce em caçador, o que é?...

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)