Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Águas Paulistas. Águas de São Paulo
21/04/2008

Figuras humanas de estátuas que parecem contemplar a paz em Águas de Lindóia

A cúpula da igreja Nossa Senhora das Graças é vista de vários locais da cidade

A preocupação em agradar as crianças torna Águas de Lindóia uma cidade alegre

Do Hotel Glória, sobe-se a escadaria até a igreja Nossa Senhora das Graças

Ao pé do Cristo jovens artesãos lindoienses

- Onde estavam vocês? Telefonei várias vezes e não consegui encontrá-los!

- Fomos ao 20° Encontro da Feliz Idade, evento que ocorreu de 9 a 13 de abril na pacata Águas de Lindóia.

- Por que pacata? Certamente é mais um desses destinos turísticos sem graça, local de encontro de pessoas que não têm imaginação, ou que não dispõem de outra opção para onde ir por serem dos arredores e da região.


 20º Encontro da Feliz Idade

- Você já esteve por lá?

- Não. E nem penso em deslocar-me para um destino certamente repleto de seres consumistas, nessa busca desenfreada de lazer mesclado a compras e mais compras...

- Pois, então! Sua ignorância será desconsiderada, para que possamos continuar conversando. A cidade, com menos de 20.000 habitantes, é sem dúvida o local ideal para você reencontrar um pouco de paz e de equilíbrio mental.


Existe uma rivalidade na decoração dos carrinhos. Todos são muito alegres

- O que quer dizer com isso? Me julga desequilibrado? Não precisa me ofender!

- Você é desinformado. Vou te fazer algumas sugestões para que seja feliz por alguns dias. Chegue descompromissado a Águas de Lindóia. Inicialmente, vá ao Balneário Municipal. Relaxe nas piscinas, tome banhos, duchas e faça massoterapia ou um tratamento que o leve a descobrir o poder das águas minerais.

- Tudo bem. E depois? Deve ser um tédio!


Na parte central o belíssimo jardim

- Ao sentir-se mais leve, saia caminhando pela cidade. Visite a pequena, bela e charmosa Igreja de Nossa Senhora das Graças. A edificação data da década de 1920. Sua torre, singela e elegante, contrasta com a arquitetura moderna e arrojada da Igreja Cristo Rei.

- Parece que por lá também há um Cristo Redentor.

- No alto do Morro do Cruzeiro está, imponente, a estátua do filho de Deus. De lá de cima você avista as cidades vizinhas e a natureza, que emociona quem aprecia uma vida sadia.

- Mas dizem que...


Luz do sol no gazebo em frente à igreja

- Já sei. Que somente pessoas idosas buscam lazer em Águas de Lindóia, não é mesmo? É um engano. Para quem gosta de cavalgadas, por exemplo, há opções excelentes, como passeios ecológicos e aulas de equitação no Rancho da Fronteira, ou no Rancho São Nicolau.

- E por lá existem outros tipos de atrações? Estou começando a gostar.

- Sim, senhor! Visite o Engenho do Barreiro e a sua sede centenária. Experimente a deliciosa pinguinha de alambique e se delicie com a cozinha regional. Se você gosta de esportes e de turismo de aventura, faça um passeio de jeep pelas trilhas ou escolha a modalidade que mais o motiva: arvorismo, trekking, vôo livre, tirolesa aquática, entre outras opções de atividades para quem é saudável e dinâmico como você.

- Dinâmico, eu? Não seja irônico! Onde poderei hospedar-me?

- Há muitas opções. Os hotéis mais antigos mantêm o charme de outrora, e os mais recentes e modernos são muito confortáveis! Entretanto, a administração local permite que ocorram alguns deslizes, alguns pecados.


Cenas bucólicas na Praça

Do Cristo Redentor avistam-se as cidades vizinhas a Águas de Lindóia

- Como assim?

- Algumas ruas necessitam ser arborizadas. A poluição visual impera com propagandas, publicidades e outdoors que maculam o visual dessas vias públicas. Junto ao Bosque Municipal, há pichações nas paredes e lixo e entulho nos cantos do maravilhoso espaço.

- Que pena! Existe algo mais que o tenha incomodado?

- Sim. Uma placa de bronze, com mensagem inoportuna e demagógica, se encontra junto à estrada do belo edifício da Prefeitura Municipal.

- O que diz?

- “Deus é Fiel”. A fidelidade ou infidelidade é um conceito humano, e esta confusão entre gestão e administração política retrata, mais uma vez, o despreparo dos dirigentes eleitos para um cargo tão importante.

- Tem razão. É um deslize sério! Mesmo assim, pelo que você acaba de relatar, Águas de Lindóia parece ser uma cidade bela, elegante, segura e acolhedora. Vale a pena conhecê-la.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)