Nos dias 26 e 27 de julho, a quadra da Vila Barcelona, em Varginha, será palco do Sarau das Cores, um evento gratuito que visa promover a integração comunitária através de manifestações artísticas. A iniciativa, que conta com o apoio da Fundação Cultural e da Prefeitura de Varginha por meio de recursos da Lei Aldir Blanc, oferecerá uma programação com arte urbana, música, poesia e gastronomia local.
O projeto foi idealizado pela artista visual varginhense Dani Werneck, com o objetivo de realizar uma oficina de grafite gratuita e transformar o muro de entrada da quadra em um painel de arte coletivo. A proposta central é envolver ativamente os moradores no processo de criação, fortalecendo a cultura local e valorizando os talentos da cidade.
"Fomentar a arte, incentivar as crianças e adultos a participarem ativamente de um evento cultural como esse é algo muito importante pra mim", afirma a idealizadora do projeto, Dani Werneck.
A programação tem início no sábado (26/07), das 9h às 13h30, com a oficina de grafite, que disponibilizará 30 vagas gratuitas para todas as idades. No período da tarde, das 14h às 17h30, a comunidade será convidada a participar da pintura coletiva do mural.
No domingo (27/07), a partir das 11h, o evento continua com exposições de arte impressa de artistas locais, performances poéticas e apresentações musicais com DJ e artistas independentes. Haverá também um espaço para a comercialização de alimentos e bebidas por empreendedores da região, com 15% da arrecadação destinada a uma instituição social da cidade.
O Sarau das Cores é uma iniciativa sem fins lucrativos, criada para oferecer um espaço de expressão e convivência acessível a todos os públicos, fomentando a economia criativa e fortalecendo os laços da comunidade em um ambiente seguro e acolhedor.