Após um breve período de temperaturas amenas durante o feriado da Páscoa e Tiradentes, o Brasil se prepara para a chegada de uma nova e intensa onda de frio polar. A expectativa é de que a massa de ar frio, com origem polar, traga um resfriamento significativo para o país a partir de quarta-feira (23/04).
Ao contrário das recentes notícias falsas sobre um frio de 10°C em São Paulo nesta semana, a previsão indica um resfriamento mais intenso para o final de abril. Segundo os meteorologistas da Climatempo, a nova massa de ar frio deve ser mais forte que a anterior, que ocorreu no início do mês, e trará temperaturas mais baixas para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
A trajetória continental da massa de ar frio, que se deslocará pelo interior do continente, intensificará o resfriamento, podendo levar a temperaturas abaixo de 10°C em estados como Paraná, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo. Além disso, há a possibilidade de que o frio avance para Rondônia e Acre, provocando o fenômeno da friagem.
A intensidade do frio no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, dependerá da formação de um ciclone extratropical. A Climatempo alerta para a possibilidade de temporais durante a passagem da frente fria.
Apesar da expectativa de frio intenso para o final de abril, o mês deve terminar com temperaturas dentro ou acima da média em grande parte do Brasil.
Previsão: Onda de frio polar intensa a partir de 23 de abril.
Regiões afetadas: Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com possibilidade de friagem em Rondônia e Acre.
Temperaturas: Abaixo de 10°C em algumas áreas.
Alertas: Possibilidade de temporais e ciclone extratropical no Sul.
Com informações da Climatempo.