Nesta sexta-feira, dia 4 de abril, o Cinemark Varginha recebe o projeto Lumière Cineclube aos Especiais, em celebração ao Dia Internacional do Autismo. A ação começa às 9h e tem como objetivo fomentar as políticas públicas culturais e promover a compreensão e o respeito ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando uma experiência cinematográfica adaptada e acolhedora a cerca de 200 alunos da Fuvae e da Rede Municipal de Ensino do município.
A solenidade de abertura contará com a participação de Aryane Ribeiro, Conselheira Estadual de Política Cultural e Igor Bastos, da Spacial Filmes, que se tornou o diretor mais jovem da história do Brasil a comandar um longa-metragem de animação, título conquistado com Placa-Mãe, a segunda animação brasileira mais assistida nos cinemas em 2024.
Serão apresentados seis curta-metragens em animação infantil, com mensagens educativas e inclusivas. Confira abaixo quais são eles
Curtas-metragens
Aquarelado
Direção: Elisa Guimarães
Concepção: Maria Cutia
Composição: Hugo da Silva, Leonardo Rocha e Mariana Arruda
Direção de animação: Igor Bastos
Coordenação de Produção: Christopher Costa
Consultoria de Produção: Guiliana Danza
Animação: Ana Clara Veloso, Williane Celis e João Rafael
Montagem: Christopher Costa e Rafael de Deus
Duração: 14”
Resumo: Curta-metragem animado, usando técnica de animação cut-out e tradicional. O videoclipe brinca com a estética da aquarela, trazendo o universo infantil na perspectiva de uma criança brincando, desenhando e misturando as tintas. A obra de Animação concorreu no prêmio LeBlanc na categoria "Animação Publicitária ou Animação produzida para broadcasting NACIONAL favorita lançada em 2022".
Cuerdas
Direção: Pedro Solís García
Produção: Nicolás Matji
Duração: 11”
Resumo: Premiado em 2014 como melhor curta-metragem de animação no Prêmio Goya, este pequeno filme de origem espanhola demonstra como as crianças têm facilidade em fazer amigos e não encontrar diferenças ou defeitos nos outros. O preconceito é colocado de lado, e a amizade sobressai, dentro de um conjunto de dificuldades que a vida nos pode trazer todos os dias.
Felicia e Super - Resíduos do Bem
Direção: Laly Cataguases
Duração: 12”
Participação especial: Fernanda Takai e Maurício Tizumba
Resumo: Felícia, uma menina PCD de 8 anos, é ativista ambiental e cria seus próprios brinquedos com materiais reciclados. Um misterioso meteoro cai na cidade e seus heróis de brinquedo criam vida. Mas o artefato dá vida também a um terrível vilão, o General Chorume!
Ilha do Lixo
Direção: Elisa Guimarães
Produção Executiva: Christopher Costa
Roteiro e Direção de animação: Igor Bastos
Direção de Som: Jackson Abacatu
Duração: 08’20”
Resumo: Janaina joga uma garrafa de plástico pela janela do carro, a partir desse momento, acompanhamos toda a trajetória da garrafa até se acomodar em uma das grandes ilhas de plástico presentes no oceano
Meu Melhor Amigo
Roteiro e Direção de animação: Laly Cataguases
Designer de personagem: Rafael Guimarães
Duração: 14´
Resumo: O curta-metragem “Meu melhor amigo” vai virar uma série animada para TV para crianças de 08 a 11 anos. O projeto ganhou o 1º LUGAR em sua categoria no edital “Desenvolvimento de Projetos de Obras Audiovisuais de Longa-Metragem para Cinema e Séries para Televisão”, da Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, cujo resultado oficial foi divulgado em 26/11/2018.
Sapo Sapólio
Direção cinematográfica: Idmara Galo
Direção de Animação: Larissa Kaori Otiai
Diretora de Arte e Animação: Marina Shirakawa Costa
Diretora de Fotografia: Thaís Ferreira Nuder
Produção Executiva: Faz Cultura Produtora
Roteiro: Malú Silva
Direção de Som e Edição: Renato Magalhães
Duração: 07’05”
Resumo: A obra é inspirada no livro infantil “Sapo Sapólio – uma linda história de amor” - com a cessão de direitos pela autora. A obra conta a história da menina Rosana e do sapo Sapólio. Rosana foi passear no sítio do avô e acabou levando o sapinho para sua casa na cidade. Por conta disso, Sapólio foi obrigado a morar em um pé de samambaia.
Essa ação tem o apoio da Associação Artistica e Assistencial Russilvania Galo, da Fundação Cultural de Varginha com incentivo do Governo do Estado de Minas Gerais através da Lei Paulo Gustavo com a Realização do Ministério da Cultura
Para mais informações acompanhe as redes sociais e os canais oficiais do projeto:
Serviço
- Limière Cineclube aos Especiais - Edição Cinemark
- Dia: 04/04/25
- Horário: 9h
- Local: Cinemark Varginha - Av. Humberto Pizzo, 999 - Via Café Shopping Center