Uma prática arriscada e ilegal tem se tornado cada vez mais comum em Varginha, adolescentes se arriscando ao "pegar rabeira" em veículos. A perigosa brincadeira, que consiste em andar de bicicleta agarrado a ônibus ou caminhões em movimento, quase resultou em uma tragédia nesta quinta-feira (28/03) na Avenida Celina Ferreira Ottoni, região do bairro Santana.
Um vídeo que circula em grupos de Whatsapp da cidade flagrou o momento em que três adolescentes praticavam a ação. As imagens mostram dois jovens em bicicletas agarrados à traseira de um caminhão, enquanto um terceiro se segurava no banco de uma das bicicletas. Em determinado momento, um dos ciclistas perde o controle, desequilibra e cai na avenida. A cena foi registrada por um motorista que seguia logo atrás, evidenciando o alto risco da prática.
Apesar de o vídeo não possuir data, acredita-se que as imagens sejam recentes, e felizmente, pelas as imagens, o ciclista que caiu não sofreu ferimentos graves.
A prática de "pegar rabeira" não apenas coloca em risco a vida e a integridade física dos adolescentes, mas também causa prejuízos. Os jovens frequentemente utilizam ferramentas improvisadas para se fixarem aos veículos, resultando em danos a lanternas e até mesmo na remoção de placas.
Diante do crescente número de casos, a Guarda Civil Municipal de Varginha iniciou, na última semana, uma operação com o objetivo de coibir essa prática perigosa. No primeiro dia da ação, sete bicicletas foram apreendidas, demonstrando a frequência com que a atividade tem ocorrido na cidade.