Observatório Nacional aponta que o fenômeno atingirá seu pico no Brasil nas noites de quinta (12) e sexta-feira (13)
O céu brasileiro será palco de um espetáculo celeste nesta semana: a chuva de meteoros Geminídeas. Considerada uma das mais fascinantes do ano, ela poderá ser vista a olho nu em todo o país, com pico nas noites de quinta (12) e sexta-feira (13).
Segundo o Observatório Nacional, o melhor horário para observação nas regiões Sudeste e Centro-Oeste é a partir das 23h, com maior visibilidade no meio da madrugada, quando a constelação de Gêmeos, de onde os meteoros parecem surgir (o radiante), estará mais alta no céu. As regiões Norte e Nordeste terão uma visão privilegiada do fenômeno.
A chuva de meteoros Geminídeas é conhecida por sua luminosidade, intensidade, cores vibrantes e pela produção de bólidos, meteoros excepcionalmente brilhantes.
"Uma característica interessante desta chuva é que ela pode ser observada antes da meia-noite, tornando a observação mais acessível", destaca o astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador do Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional.
Diferentemente de outras chuvas de meteoros, as Geminídeas têm como origem o asteroide 3200 Phaethon, que ejeta partículas que, ao entrarem na atmosfera terrestre, produzem os rastros luminosos.
Como observar:
- Procure locais com pouca poluição luminosa.
- Direcione o olhar para longe da Lua.
- Espere cerca de 20 minutos para que os olhos se adaptem à escuridão.
- Não é necessário o uso de telescópios ou binóculos.
- O Observatório Nacional recomenda o uso de uma cadeira de praia para maior conforto durante a observação.
Fonte: www.suldeminasonline.com.br