O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, campanha brasileira iniciada em 2015. A agenda em Varginha foi aberta na terça-feira, 3, pela Associação Café com as Poderosas que realizou um café no Hospital Bom Pastor para os pacientes em tratamento contra o câncer no Centro de Oncologia.
Além do café, os voluntários também oferecem carinho e amor. Uma mãe que enfrentou a perda de um filho há oito anos afirmou o quanto é importante um abraço, uma acolhida, um olhar diferenciado. Ela contou que ouvia falar da campanha do suicídio, mas só despertou para a seriedade do assunto quando vivenciou dentro da própria casa e hoje alerta pais e outras pessoas da importância que um simples “oi” pode fazer a diferença.
A presidente da Associação Café com as Poderosas, Eliane Barbosa explica que o slogan deste ano é “Se você precisar, peça ajuda”. “Muitas pessoas estão precisando de ajuda, principalmente nesse momento pós-pandemia, em que a sociedade se isolou e os reflexos ainda podem ser sentidos e por isso somos acolhedores, ouvintes com um trabalho onde as informações que nos são repassadas ficam em sigilo”, diz. Ela completa afirmando que a principal palavra é AMOR.
A Associação Café com as Poderosas existe desde 2016, sendo oficialmente fundada em 2022 e com 2 anos e 8 meses possui o título de utilidade pública, com sede no bairro Canaã e com uma extensa agenda de eventos e participações. Entre os próximos compromissos estão o Dia da Criança que terá festa na sede da Associação no Canaã (inclusive pessoas interessadas podem colaborar com balas e pirulitos) e o Outubro Rosa que é a “bandeira” da entidade.