O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (4) que pode rever a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de acionar a bandeira vermelha no patamar dois para as contas de luz.
Silveira admitiu que os "problemas técnicos" detectados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) podem implicar na revisão da bandeira vermelha — e até mesmo permitir a volta à bandeira amarela ou à bandeira verde, que vigorou em agosto.
Segundo o ministro, os cálculos passam por revisão, e a decisão de adotar a bandeira vermelha pode ser derrubada. No entanto, ele ressaltou a necessidade de cautela e disse querer evitar medidas drásticas como o despacho fora da ordem de mérito — que acontece quando as térmicas são acionadas excepcionalmente.
Silveira afirmou também que o cenário hídrico preocupa, mas avaliou que a situação é menos crítica que a vivida em 2021. "Apesar das mudanças climáticas, da gravidade do baixo índice pluviométrico e do atraso das chuvas no Brasil, estamos extremamente seguros de que não teremos crise energética", ponderou.