A reunião ordinária da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências - AVLAC do mês de setembro de 2024 foi realizada em homenagem à acadêmica Teresinha Teixeira Sério Reis. A iniciativa foi realizada na última segunda-feira (02/09) na residência da imortal, que ocupa a cadeira nº 30 da AVLAC desde 04/05/1994.
O presidente Moacyr Vallim Filho deu início à reunião agradecendo Dona Teresinha por receber os confrades e confreiras. Após tratar dos assuntos programados para a reunião, o presidente concedeu a palavra à anfitriã.
Teresinha Sério Reis relembrou a trajetória dela na AVLAC, a vida profissional, além de muitos nomes de ex-alunos, citando vários nomes de familiares. Na lucidez dos seus quase 96 anos a serem completados no próximo dia 22 de outubro, discorreu com muita alegria sobre a felicidade de ser agraciada com tal acontecimento.
Após a reunião, dona Teresinha levou os acadêmicos para conhecer os quadros premiados e as honrarias conferidas ao redor do mundo. A acadêmica e artista já ultrapassou a marca de 1.000 quadros de própria autoria, em mais de 60 anos de dedicação à arte e à cultura varginhense.
“O notório saber e talento a legitimou com uma das mais renomadas artistas de Varginha e de Minas Gerais. Foi um dos momentos gratificantes para AVLAC, agradecemos a acadêmica Dona Teresinha Teixeira Sério Reis e ao filho dela, Marco Antônio Sério Reis”, disse Moacyr Vallim Filho, presidente da AVLAC.
Texto: Agnaldo Montesso