Pros viciados em filtro e efeitos nas redes sociais temos uma notícia ruim: a Meta decidiu pelo fim dessas funções a partir de 14 de janeiro de 2025! Mas calma que só serão cancelados os filtros criados pelos próprios usuários das plataformas ou marcas, ou seja, os efeitos próprios da Meta continuarão disponíveis.
De acordo com a empresa, a medida foi tomada para "priorizar os produtos que acreditamos que atenderão melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes empresariais".
Apesar da mudança, os conteúdos criados com efeitos, como reels, publicações ou stories, não serão deletados. O filtro utilizado apenas não estará mais na barra de opções dos aplicativos.
A empresa recomenda que os desenvolvedores “criem um portfólio em um site externo” para não perder os trabalhos executados para o Meta Sparks Studio, plataforma lançada há sete anos, usado por empresas e criadores de conteúdos para a criação de filtros personalizados de realidade aumentada que ficam disponíveis nas plataformas da Meta.