Na próxima semana, entre 19 e 21 de agosto, será realizado o 3º Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) do ano de 2024, em Varginha. Esse levantamento consiste em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde, sendo que o mesmo será realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de dois mil imóveis.
Nos imóveis visitados pelos Agentes de Combate às Endemias e Agentes de Vigilância em Saúde, além do tratamento e eliminação dos focos, serão coletados exemplares de larvas e pupas encontradas, que seguirão para o laboratório do Setor de Vigilância Ambiental, onde será feita a contagem e identificação das mesmas.
No último levantamento realizado em Varginha, em maio deste ano, o município foi classificado como de baixo risco. No total geral foram encontrados 15 focos de Aedes aegypti um foco de Aedes albopictus. Sendo que o bairro com mais focos foi o Sion. Os principais locais com focos são pratos de plantas e ralos.