Notícias | Brasil

24 de abril: Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

Thallita Mesquita / Varginha Online | 24/04/2024 - 16:36:06
(Foto: José Cruz/Agência Brasil)
O dia 24 de abril é marcado como o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pois, nesta data, no ano de 2002, foi promulgada a Lei n° 10.436 que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão. Hoje, a Lei comemora seus 22 anos.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - PNAD Contínua 2022, o Brasil conta com mais de 2,5 milhões de pessoas com deficiência auditiva severa. Em Varginha, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, última pesquisa disponível, cerca de 5.971 possuem deficiência auditiva, destas, cerca de 1.320 possuem deficiência auditiva severa.
Nossa equipe conversou com a Presidente da Associação de Surdos de Varginha e Região, Renata Reis, que nos deu um relato cheio de emoções acerca do reconhecimento da Libras como um meio de comunicação oficial.
“Imagine ir em um evento incrível, mas não conseguir compreender nada. É como um filme sem som e sem imagem, né? Como a Libras transformou minha vida? Transformou com empoderamento, inclusão, autonomia, liberdade, protagonismo, acesso, participação, conhecimento, entre outras coisas. A Libras não só comunica, mas empodera, dá visibilidade à comunidade surda e associação de surdos”
De acordo com ela, a Associação de Surdos de Varginha conta, hoje, com 200 surdos.
A história da educação de surdos no Brasil começa em 1857, quando surgiu o Instituto Nacional de Surdos (INES) no Rio de Janeiro, a primeira escola de surdos no Brasil, por iniciativa de um surdo francês, Eduard Huet.
145 anos depois, no dia 24 de Abril de 2002, a Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela lei 10.436 de 2002, mas foi só em 22 de dezembro de 2005, porém, que o Decreto 5.626 regulamentou a Lei, incluindo libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos.
Infelizmente, ainda nos dias de hoje o ensino de crianças surdas em português e Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao mesmo tempo é uma das maiores dificuldades do Ministério da Educação.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)